SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 015/2003
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
5ª CAMARA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
EM 14 DE NOVEMBRO DE 2003
Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã.
O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e o Presidente da 5ª CÂMARA DO COEPE - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada em reunião do dia 14 de novembro de 2003,
D E L I B E R A M:
Art. 1º Alterar a estrutura curricular do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã, conforme o anexo desta Deliberação.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
em 14 de novembro de 2003
Carlos Rodolfo Brandão Hartmann
PRESIDENTE DO COEPE
José Vicente de Freitas
PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPE
CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
- Excluir do QSL do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã: as seguintes disciplinas
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
CARÁTER |
LOTAÇÃO |
09217 |
Psicologia Geral I |
Obrigatório |
DECC |
09029 |
Sociologia I |
Obrigatório |
DECC |
09022 |
Filosofia I |
Obrigatório |
DECC |
09012 |
Introdução à Metodologia Científica |
Obrigatório |
DECC |
09189 |
Relações Interpessoais I |
Obrigatório |
DECC |
06028 |
Português Básico I |
Obrigatório |
DLA |
09410 |
Educação Especial |
Optativo |
DECC |
09039 |
Psicologia da Educação I |
Obrigatório |
DECC |
09030 |
Sociologia II |
Obrigatório |
DECC |
09023 |
Filosofia II |
Obrigatório |
DECC |
09184 |
Psicofisiologia |
Obrigatório |
DECC |
09192 |
Tecnologia Educacional |
Obrigatório |
DECC |
09051 |
História da Educação I |
Obrigatório |
DECC |
06029 |
Português Básico II |
Obrigatório |
DLA |
09040 |
Psicologia da Educação II |
Obrigatório |
DECC |
09031 |
Sociologia da Educação I |
Obrigatório |
DECC |
09024 |
Filosofia da Educação I |
Obrigatório |
DECC |
09185 |
Psicomotricidade I |
Obrigatório |
DECC |
09076 |
Didática I |
Obrigatório |
DECC |
09052 |
História da Educação II |
Obrigatório |
DECC |
09406 |
Infância e Cultura I |
Obrigatório |
DECC |
09041 |
Psicologia da Educação III |
Obrigatório |
DECC |
09032 |
Sociologia da Educação II |
Obrigatório |
DECC |
09025 |
Filosofia da Educação II |
Obrigatório |
DECC |
09405 |
Vivências Corporais I |
Obrigatório |
DECC |
09077 |
Didática II |
Obrigatório |
DECC |
09161 |
Educação Comparada |
Obrigatório |
DECC |
09408 |
Fundamentos da Pesquisa Educacional |
Obrigatório |
DECC |
09042 |
Psicologia da Educação IV |
Obrigatório |
DECC |
06343 |
A Arte na Educação I |
Obrigatório |
DLA |
09409 |
Psicologia do Jogo |
Obrigatório |
DECC |
09168 |
Métodos e Técnicas da Pesquisa Pedagógica |
Obrigatório |
DECC |
09288 |
Organização e Funcionamento da Escola Brasileira |
Obrigatório |
DECC |
01168 |
Estatística Aplicada à Educação |
Obrigatório |
DMAT |
09190 |
Relações Interpessoais II |
Obrigatório |
DECC |
06344 |
A Arte da Educação II |
Obrigatório |
DLA |
09412 |
Metodologia do Ensino Médio II |
Obrigatório |
DECC |
09423 |
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa I |
Obrigatório |
DECC |
09425 |
Fundamentos e Metodologias em Ciências Naturais |
Obrigatório |
DECC |
09426 |
Fundamentos e Metodologias em Ciências Sociais I |
Obrigatório |
DECC |
09428 |
Fundamentos e Metodologias da Alfabetização I |
Obrigatório |
DECC |
09411 |
Dificuldades de Aprendizagem |
Obrigatório |
DECC |
06156 |
Literatura Infantil |
Obrigatório |
DLA |
09424 |
Fundamentos e Metodologias da Língua Port. II |
Obrigatório |
DECC |
09430 |
Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática |
Obrigatório |
DECC |
09427 |
Fundamentos e Metodologias em Ciências Sociais II |
Obrigatório |
DEC |
09431 |
Fundamentos e Metodologias Cur. Anos Iniciais E. F. |
Obrigatório |
DECC |
09432 |
Fundamentos e Metodologias da Alfabetização II |
Obrigatório |
DECC |
09407 |
A Criança e a Educação Física |
Obrigatório |
DECC |
09413 |
Estágio Supervisionado Psicologia - Ensino Médio |
Obrigatório |
DECC |
09414 |
Estágio Supervisionado Didática - Ensino Médio |
Obrigatório |
DECC |
09415 |
Estágio Supervisionado Sociologia - Ensino Médio |
Obrigatório |
DECC |
09432 |
Estágio Supervisionado Anos Iniciais Ens. Fund. |
Obrigatório |
DECC |
- Aprovar os eixos orientadores da estrutura organizacional do Curso:
1o eixo: Contextualização da Educação
2o eixo: Cotidiano Educacional e Trabalho Docente
3o eixo: Cotidiano dos Anos Iniciais
4o eixo: Proposições e Perspectivas Educativas
- Criar e Incluir no QSL do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã, as seguintes disciplinas e atividades
- Primeiro Ano:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Lotação: DECC
Código: 09283
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: Obrigatório
Regime de oferta: anual
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10h/a
Ementa: O homem como sujeito da educação. Antropologia filosófica e educação. Características da filosofia e sua contribuição sobre o fenômeno educacional. As questões filosóficas envolvidas nas relações educação-sociedade, educação-poder, educação-democracia. O pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas. A formação do educador frente aos paradigmas de um novo tempo. A função educadora. O papel do educador na sociedade.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Lotação: DECC
Código: 09282
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: Obrigatório
Regime de oferta: anual
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10hs
Ementa: Estudo das teorias sociológicas da educação: reprodutivistas e crítica. Sociologia política da educação, ideologia, cultura e educação. A Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar; educação e mercado.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação : 1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: A psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 6
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10h/a
Ementa: Definição e significação da história da educação brasileira e deste cotidiano como construção individual e coletiva. História de vida/pessoal/escolar dos estudantes. História local dos espaços formais e informais de educação. Análise crítica dos acontecimentos sócio político culturais legitimados como relevantes na construção histórica da educação.
DIDÁTICA V
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15h/a
Ementa: Análise da função e do papel do professor em seu contexto profissional. Discute a identidade docente e os processos de formação de professores. Estuda a pedagogia e a didática como campo de conhecimento e como disciplina nos cursos de formação de professores. As epistemologias do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Lotação: DLA
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL:1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.
Atividades:
ATIVIDADES INTEGRADORAS I
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL:1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Atividade interdisciplinar
Carga Horária da Prática Pedagógica: 20/hs
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.
- Segundo Ano
Disciplinas:
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Análise e discussão das políticas públicas da educação e sua influência na organização e funcionamento do sistema educacional brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.
PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 1º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: A constituição do indivíduo sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Necessidades básicas da criança e do adolescente ao longo do seu processo de desenvolvimento vital. Qualidade de vida e situações de vulnerabilidade e fatores de proteção no contexto atual.
CORPOREIDADE E MOVIMENTO
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos da EJA.
DIDÁTICA VI
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Carga Horária da Prática Pedagógica: 15 h/a
Ementa: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político - pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planejamento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico políticas. Analisa ass orientações curriculares nacionais para os Anos Iniciais.
PSICOLOGIA EDUCACIONAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Enfoque multidisciplinar da psicopedagogia no estudo das necessidades educativas especiais. Caracterização das necessidades educativas especiais sob os aspectos: intelectual, sensorial, físicos e condutas típicas. Modalidades de identificações e intervenções psicopedagógicas. A ação psicopedagógica na inclusão do aluno com necessidades educativas especiais nos contextos sociais.
INFÂNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 2º ano
Caráter: obrigatória
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Estudo da infância e das questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental articulações possíveis.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Educação do Jovem e do Adulto: retrospectiva histórica. Pressupostos teóricos que fundamentam a EJA. Questões históricas, sociais e ideológicas do analfabetismo jovem e adulto no Brasil. Experiências da EJA no contexto contemporâneo em países da América Latina.
Atividades:
ATIVIDADES INTEGRADORAS II
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Atividade interdisciplinar
Carga Horária da Prática Pedagógica: 20 h/a
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.
- Terceiro Ano
HISTÓRIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO I
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento. Abordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização.
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS I
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Princípios básicos para o ensino da língua materna nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A correção da linguagem escrita. O ensino da gramática, na visão tradicional e em novas perspectivas. Leitura e produção textual nos Anos Iniciais.
ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Estudo das concepções e significados das ciências sociais. Dimensões interdisciplinares e metodológicas dos conhecimentos da geografia e da história articuladas com o cotidiano. Interrelação teoria e prática nas propostas educativas no currículo dos Anos Iniciais.
ARTE E LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO
Lotação: DLA
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Disciplina interdisciplinar
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Introdução à arte da criança e do adolescente; o grafismo infantil nas diversas abordagens metodológicas; a estereotipia gráfica e sua repercussão na aprendizagem escolar; Imitação e cópia como problemas de aprendizagem. Cinestesia, imaginação e simbolismo na arte da criança e do adolescente; a oficina de arte: O fazer artístico e a educação estética.
HISTÓRIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO II
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Teorias que fundamentam as práticas alfabetizadoras em contextos escolares e não escolares. As especificidades da alfabetização nos Anos Iniciais e na EJA. Prática e construção da ação alfabetizadora, com base nos pressupostos dos Anos Iniciais e da EJA.
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS II
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: A expressão escrita e a leitura das diversas formas de textos no processo de aprendizagem da língua materna. Análise de livros didáticos.
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como os pedagógicos, visando melhor domínio e compreensão da problemática do ensino de ciências naturais. Análise da estrutura curricular, contextualização e interdisciplinaridade, construção de elementos teórico-metodológicos para o ensino de ciências naturais para os anos iniciais.
CURRÍCULO E METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS I
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Estudo do currículo e das metodologias de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento e organização do conhecimento articulando as diferentes áreas.
Atividades:
ESTÁGIO I
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Disciplina interdisciplinar
Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da instituição, investigação das comunidades que a instituição recebe, funcionamento administrativo, regimento escolar e a função e o papel da coordenação pedagógica. Ações educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
ESTÁGIO II
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatória
Regime de oferta: semestral
Disciplina interdisciplinar
Ementa: Pesquisa do contexto e da organização pedagógica da instituição: Rotina educativa diária, participação em reuniões administrativo-pedagógicas; proposta pedagógica, observações e acompanhamento da prática da sala de aula desenvolvida por profissionais, entrevistas com docentes, organização do projeto de estágio. Ações educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- Quarto Ano
LITERATURA INFANTO - JUVENIL
Lotação: DLA
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Contextualização da literatura infanto-juvenil. Características estruturais do texto narrativo. A narrativa e a poesia infanto-juvenis e o ensino. A produção contemporânea.
ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Aprofunda os referenciais teórico-metodológicos do ensino da matemática nos Anos Iniciais . Discute o conhecimento matemático na vida cotidiana. Trabalha o ensinar - aprender matemática a partir da resolução de situações problemas. Estuda o surgimento do número, o sistema de numeração decimal e as operações com números naturais.
CURRÍCULO E METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS II
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatória
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Estudo do cotidiano, do tempo e do espaço no processo de ensino e de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Significado do registro da prática, como forma de reflexão sobre a ação educativa para o planejamento do ensino nos anos iniciais.
SEMINÁRIO TEÓRICO-PRÁTICO DA AÇÃO EDUCATIVA
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Produção textual crítico-reflexiva, fundamentada em atividades teórico-experienciais na área educativa.
INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA NOS CAMPOS DA EJA
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Analisa ações educativas da EJA. Compreende a especificidade desta modalidade de ensino. Acompanha a atividade docente educador no cotidiano da alfabetização.
Atividades:
ESTÁGIO III
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Vivencia oficinas pedagógicas no cotidiano dos Anos Iniciais: planejamento, atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão da ação na vivência do processo. Encaminha a proposta de atividade prática de sala de aula.
ESTÁGIO IV
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 15 h/a
Créditos:15
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Realiza a prática docente nos Anos Iniciais. Aprofunda e sistematiza uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico-científico. Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente e produz conhecimentos contextualizados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 5 h/a
Créditos: 05
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Carga Horária da Prática Pedagógica: 20 h/a
Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico - científico.
SEMINÁRIO DE PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 5 h/a
Créditos: 05
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Carga Horária da Prática Pedagógica: 20 h/a
Ementa: Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes à ação docente produzindo conhecimentos contextualizados.
Disciplinas optativas:
EDUCAÇÃO E TRABALHO
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2h/a
Créditos: 02
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: optativo
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Ementa: Educação e trabalho no modo de produção capitalista e suas formas de abordagens. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teórico-práticos. O novo paradigma do desenvolvimento: educação, cidadania e trabalho. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS
Lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2h/a
Créditos: 02
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: optativo
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Definição de educação profissional. Papel do pedagogo no planejamento da formação profissional. A integração da formação ético - política, técnica e de auto - gestão do trabalhador. A educação profissional básica como legenda das políticas educacionais brasileiras.
- Alterar o caráter e a localização no QSL do Curso da seguinte disciplina:
Disciplina: Introdução à Computação
Código: 01063
Caráter: de obrigatória para optativa
Localização: do 1º período para 5º ou 6º período
- Alterar carga horária, número de créditos e localização no QSL da seguinte disciplina:
Disciplina: Psicopedagogia do Adulto
Código: 09187
Créditos: de 3 para 2 créditos
Localização: do 2º período para o 5º ou 6º períodos
- Alterar a localização das seguintes disciplinas do QSL do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã:
Disciplina: Psicolingüística
Código: 06165
Localização: do 5º para o 4º período
Disciplina: Ética Profissional
Código: 09166
Localização: do 6º para o 3º período
- Alterar a carga horária do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Manhã
Disciplinas Obrigatórias: 1775 h/a
Disciplinas Optativas: 60 h/a
Atividades Complementares: 200 h/a
Práticas Pedagógicas: 400 h/a
Estágio Supervisionado: 405 h/a
Carga Horária Total do Curso: 2840 h/a
- Aprovar o tempo de integralização mínimo de conclusão do Curso em 8 semestres e máximo em 14 semestres.
- Definir a carga horária semanal máxima do Curso em 32 h/a e a mínima em 14 h/ª
- Definir em 23 o número de vagas para o Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Manhã.
- Redistribuir e ampliar para 400 h/a as atividades de Prática de Ensino distribuídas e expressas nas características de todas as disciplinas do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Manhã, conforme matriz curricular.
- Instituir o Estágio Curricular Obrigatório de 400 h/a
Estágio I 5º período 60h/a
Estágio II 6º período 60 h/a
Estágio III 7º período 60 h/a
Estágio IV 8º período 225 h/a
- Aprovar 200 horas de atividades complementares para o Curso.
Observação: As Atividades Complementares, as Práticas Pedagógicas, os Estágios Supervisionados, as Atividades Integradoras, o Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas serão regulamentados pela Comissão de Curso de Pedagogia.
- Aprovar o seguinte Plano de Equivalência:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
QSL |
CRÉDITOS |
TIPO |
CÓDIGO |
EQUIVALÊNCIA DISCIPLINA |
QSL |
CRÉDITOS |
TIPO |
09283 |
Filosofia da Educação |
1 e 2/1 |
08 |
Obrigatória |
09024
09025 |
Filosofia da Educação I Filosofia da Educação II |
1/2
2/2 |
04
04 |
Obrigatória
Obrigatória |
09282 |
Sociologia da Educação |
1 e 2/1 |
08 |
Obrigatória |
09031 09032 |
Sociologia da Educação I Sociologia da Educação II |
1/2 2/2 |
03 03 |
Obrigatória Obrigatória |
A designar |
Psicologia da Educação |
1 e 2/1 |
08 |
Obrigatória |
09039 09040 |
Psicologia da Educação I Psicologia da Educação II |
2/1
1/2 |
03
03 |
Obrigatória
Obrigatória |
A designar |
História da Educação Brasileira |
1 e 2/1 |
06 |
Obrigatória |
09051
09052 |
História da Educação I História da Educação II |
2/1
1/2 |
03
03 |
Obrigatória
Obrigatória |
A designar |
Didática V |
1 e 2/1 |
04 |
Obrigatória |
09076 |
Didática I e III |
1/2 |
0 6 |
Obrigatória |
A designar |
Produção Textual |
1 e 2/1 |
04 |
Obrigatória |
06028 06029 |
Português Básico I Português Básico II |
1/1 2/1 |
03 03 |
Obrigatória Obrigatória |
A designar |
Fund. E Metod. da Pesq. Em Educação |
1 e 2/2 |
04 |
Obrigatória |
09012
090408 |
Introd. À Metod. Científica Fund. Da Pesq. Educacional
|
1/1
2/2 |
03
04 |
Obrigatória
Obrigatória |
A designar |
Políticas Públicas de Educação |
1 e 2/2 |
04 |
Obrigatória |
09288 |
Org. Func. da Escola Brasileira |
2/3 |
04 |
Obrigatória |
A designar |
Psicologia da Infância e da Adolesc. |
½ |
04 |
Obrigatória |
09041 09042 |
Psic. da Educ. III Psic. da Educ. IV |
2/2 1/3 |
03 03 |
Obrigatória Obrigatória |
A designar |
Corporeidade e Movimento |
½ |
04 |
Obrigatória |
09405 09407 |
Vivências Corporais I A Criança e a Ed. Física |
2/2
1/4 |
02
02 |
Obrigatória
Obrigatória |
09077 |
Didática VI |
1 e 2/2 |
08 |
Obrigatória |
09077 |
Didática II e IV |
2/2 |
06 |
Obrigatória |
A designar |
Psic. Educ.dos Portadores de Necessid. Especiais |
1 e 2/2 |
04 |
Obrigatória |
09410 |
Educação Especial |
2/1 |
03 |
Optativa |
09166 |
Ética Profissional |
½ |
03 |
Obrigatória |
09166 |
Ética Profissional |
2/3 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Infâncias, Culturas e Educação |
2/2 |
04 |
Obrigatória |
09406 |
Infância e Cultura I |
1/2 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Educação de Jovens e Adultos |
2/2 |
04 |
obrigatória |
09298 |
Educação de Adultos |
1/4 |
05 |
Obrigatória |
06165 |
Psicolingüística |
2/2 |
03 |
Obrigatória |
06165 |
Psicolingüística |
1/3 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Hist. e Metod. Da Alf. I |
1/3 |
04 |
Obrigatória |
09428 |
Fund. e Metod. da Alf. I |
2/3 |
04 |
Obrigatória |
A designar |
Ens. da Língua Port. nos A. I. I |
1/3 |
03 |
Obrigatória |
09423 |
Fund. e Metod. da Língua Port. I |
2/3 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Ens. de Ciências Sociais nos A. I. |
1/3 |
04 |
Obrigatória |
09426
09427 |
Fund. e Metod. das Ciências Sociais I Fund. e Metod. das Ciências Sociais II |
2/3
1/4 |
03
03 |
Obrigatória
Obrigatória |
A designar |
Arte e Ling. na Educ. |
1/3 |
04 |
Obrigatória |
06343
06344 |
A Arte na Educ. I A Arte na Educ. II |
1/3
2/3 |
03
03 |
Obrigatória
Obrigatória |
A designar |
Currículo e Metod. dos A. I. I |
2/3 |
04 |
Obrigatória |
09431 |
Fund. e Metod. do Currículo nos A. I. do Ens. Fund. |
1/4 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Hist. E Metod. da Alf. II |
2/3 |
04 |
Obrigatória |
09429 |
Fund. e Metod. da Alf. II |
1/4 |
04 |
Obrigatória |
A designar |
Ens. da Língua Port. Nos A. I. II |
2/3 |
03 |
Obrigatória |
09424 |
Fund. e Metod. da Língua Port. II |
1/4 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Ens. de Ciências Nat. nos A. I. |
2/3 |
04 |
Obrigatória |
09425 |
Fund. e Metod. da Ciências Nat. |
2/3 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Literat. Infanto Juvenil |
¼ |
04 |
Obrigatória |
06156 |
Literatura Infantil |
1/4 |
04 |
Obrigatória |
A designar |
Ens. Da Mat. nos A. I. |
¼ |
04 |
Obrigatória |
09430 |
Fund. e Metod. do Ens. da Mat. |
1/4 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Sem. Teórico-Prático da Ação Educ. |
¼ |
04 |
Obrigatória |
09168 |
Métodos e Téc. da Pesq. Pedag. |
1/3 |
04 |
Obrigatória |
A designar |
Estágio IV |
2/4 |
14 |
Obrigatória |
09432 |
Est. Superv. nos A. I. Ens.Fund. |
2/4 |
14 |
Obrigatória |
- Aprovar o plano de implantação do Curso:
DISCIPLINAS NOVAS |
CÓDIGO |
INÍCIO DE OFERECIMENTO |
Filosofia da Educação |
09283 |
1 e 2/2004 |
Sociologia da Educação |
09282 |
1 e 2/2004 |
Psicologia da Educação |
A designar |
1 e 2/2004 |
História da Educação Brasileira |
A designar |
1 e 2/2004 |
Didática V |
A designar |
1 e 2/2004 |
Produção Textual |
A designar |
1 e 2/2004 |
Atividades Integradoras I |
A designar |
1 e 2/2004 |
Fund. e Metod. da Pesq. Em Educação |
A designar |
1 e 2/2005 |
Políticas Públicas de Educação |
A designar |
1 e 2/2005 |
Psicologia da Infância e da Adolesc. |
A designar |
1/2005 |
Corporeidade e Movimento |
A designar |
1/2005 |
Didática VI |
A designar |
1 e 2/2005 |
Psic. Educ. dos Portadores de Necessidades Especiais |
A designar |
1 e 2/2005 |
Ética Profissional |
09166 |
1/2005 |
Atividades Integradoras II |
A designar |
1 e 2/2005 |
Infâncias, Culturas e Educação |
A designar |
2/2005 |
Educação de Jovens e Adultos |
A designar |
2/2005 |
His. e Metod. Da Alfabetização I |
A designar |
1/2006 |
Ens.da Língua Port. nos A. I. I |
A designar |
1/2006 |
Ens. de Ciências Sociais nos A. I. |
A designar |
1/2006 |
Arte e Ling. na Educação |
A designar |
1/2006 |
Estágio I |
A designar |
1/2006 |
His. e Metod. da Alfabetização II |
A designar |
2/2006 |
Ens. da Língua Port. nos A. I. II |
A designar |
2/2006 |
Ens. de Ciências Nat. nos A . I. |
A designar |
2/2006 |
Currículo e Metod. dos A. I. I |
A designar |
2/2006 |
Estágio II |
A designar |
2/2006 |
Literat. Infanto-Juvenil |
A designar |
1/2007 |
Ens. da Matemática nos A. I. |
A designar |
1/2007 |
Currículo e Metod. dos A. I. II |
A designar |
1/2007 |
Sem. Teórico-Prático da Ação Educativa |
A designar |
1/2007 |
Invest. E Prática nos Campos da EJA |
A designar |
1/2007 |
Estágio III |
A designar |
1/2007 |
Trab. De Concl. de Curso |
A designar |
2/2007 |
Estágio IV |
A designar |
2/2007 |
Sem. De Prop. Pedagógicas |
A designar |
2/2007 |
- Aprovar o seguinte Plano de adaptação:
Os alunos ingressantes até 2003, no Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental Manhã, deverão permanecer no atual QSL. Os ingressantes a partir de 2004, serão enquadrados no novo QSL.