SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 001/2004
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
5ª CAMARA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
EM 05 DE JANEIRO DE 2004
Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã.
O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e o Presidente da 5ª CÂMARA DO COEPE - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada em reunião do dia 29 de dezembro de 2003,
D E L I B E R A M:
Art. 1º Alterar a estrutura curricular do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã, conforme o Anexo desta Deliberação.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data e revoga e Deliberação nº 015/2003..
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
em 05 de janeiro de 2004
Carlos Rodolfo Brandão Hartmann
PRESIDENTE DO COEPE
José Vicente de Freitas
PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPE
CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
- Excluir do QSL do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã: as seguintes disciplinas
2003
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
OFERECIMENTO |
1o Períodos |
1o Semestre |
|
09217 |
Psicologia Geral I |
2004 |
09029 |
Sociologia I |
2004 |
09022 |
Filosofia I |
2004 |
09012 |
Introd. à Met. Científica |
2004 |
09189 |
Relações Interpessoais I |
2004 |
06028 |
Português Básico I |
2004 |
2o Período |
2o Semestre |
|
09039 |
Psicologia da Educação I |
2004 |
09030 |
Sociologia II |
2004 |
09023 |
Filosofia II |
2004 |
09184 |
Psicofisiologia |
2004 |
09192 |
Tecnologia Educacional |
2004 |
09051 |
História da Educação I |
2004 |
06029 |
Português Básico II |
2004 |
09187 |
Psicopedagogia do Adulto |
2004 |
09410 |
Educação Especial |
2004 |
3o Período |
1o Semestre |
|
09040 |
Psicologia da Educação II |
2005 |
09031 |
Sociologia da Educação I |
2005 |
09024 |
Filosofia da Educação I |
2005 |
09185 |
Psicomotricidade I |
2005 |
09076 |
Didática I |
2005 |
09052 |
História da Educação II |
2005 |
09406 |
Infância e Cultura I |
2005 |
4o Período |
2o Semestre |
|
09041 |
Psicologia da Educação III |
2005 |
09032 |
Sociologia da Educação II |
2005 |
09025 |
Filosofia da Educação II |
2005 |
09405 |
Vivências Corporais I |
2005 |
09077 |
Didática II |
2005 |
09161 |
Educação Comparada |
2005 |
09408 |
Fund. da Pesquisa Educacional |
2005 |
5o Período |
1o Semestre |
|
09042 |
Psicologia da Educação IV |
2006 |
06343 |
A Arte na Educação I |
2006 |
09409 |
Psicologia do Jogo |
2006 |
09168 |
Métodos e Téc. da Pesq. Pedagógica |
2006 |
09288 |
Org. Func. da Escola Brasileira |
2006 |
01168 |
Estatística Aplicada à Educação |
2006 |
6o Período |
2o Semestre |
|
09190 |
Relações Interpessoais II |
2006 |
06344 |
A Arte da Educação II |
2006 |
09412 |
Metodologia do Ensino Médio II |
2006 |
09423 |
Fund. e Métod. Da Língua Port. I |
2006 |
09425 |
Fund. Metod. Ciências Naturais |
2006 |
09426 |
Fund. Metod. Ciências Sociais I |
2006 |
09428 |
Fund. Metod. Da Alfabetização I |
2006 |
7o Período |
1o Semestre |
|
09411 |
Dificuldades de Aprendizagem |
2006 |
06156 |
Literatura Infantil |
2006 |
09424 |
Fund. e Métod. Da Língua Port. II |
2006 |
09430 |
Fund. Metod. Ensino da Mat. |
2006 |
09427 |
Fund. Metod. Ciências Sociais II |
2006 |
09431 |
Fund. Metod. Cur. Anos Iniciais E. F. |
2006 |
09432 |
Fund. Metod. Da Alfabetização II |
2006 |
09407 |
A Criança e a Educação Física |
2006 |
8o Período |
2o Semestre |
|
09413 |
Est. Sup. Psicologia Ensino Médio |
2006 |
09414 |
Est. Sup. Didática - Ensino Médio |
2006 |
09415 |
Est. Sup. Sociologia Ensino Médio |
2006 |
09432 |
Est. Sup. Anos Iniciais Ens. Fund. |
2006 |
- Aprovar os eixos orientadores da estrutura organizacional do Curso:
1o eixo: Contextualização da Educação
2o eixo: Cotidiano Educacional e Trabalho Docente
3o eixo: Cotidiano dos Anos Iniciais
4o eixo: Proposições e Perspectivas Educativas
- Criar e Incluir no QSL do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã, as seguintes disciplinas e atividades
- Primeiro Ano:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: 09283
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: Obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: O homem como sujeito da educação. Antropologia filosófica e educação. Características da filosofia e sua contribuição sobre o fenômeno educacional. As questões filosóficas envolvidas nas relações educação-sociedade, educação-poder, educação-democracia. O pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas. A formação do educador frente aos paradigmas de um novo tempo. A função educadora. O papel do educador na sociedade.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: 09282
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: Obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Estudo das teorias sociológicas da educação: reprodutivistas e crítica. Sociologia política da educação, ideologia, cultura e educação. A Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar; educação e mercado.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação : 1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: A psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 6
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Definição e significação da história da educação brasileira e deste cotidiano como construção individual e coletiva. História de vida/pessoal/escolar dos estudantes. História local dos espaços formais e informais de educação. Análise crítica dos acontecimentos sócio político culturais legitimados como relevantes na construção histórica da educação.
DIDÁTICA V
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Análise da função e do papel do professor em seu contexto profissional. Discute a identidade docente e os processos de formação de professores. Estuda a pedagogia e a didática como campo de conhecimento e como disciplina nos cursos de formação de professores. As epistemologias do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL:1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.
Atividades:
ATIVIDADES INTEGRADORAS I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL:1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Atividade interdisciplinar
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.
- Segundo Ano
Disciplinas:
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Análise e discussão das políticas públicas da educação e sua influência na organização e funcionamento do sistema educacional brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.
PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 1º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: A constituição do indivíduo sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Necessidades básicas da criança e do adolescente ao longo do seu processo de desenvolvimento vital. Qualidade de vida e situações de vulnerabilidade e fatores de proteção no contexto atual.
CORPOREIDADE E MOVIMENTO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
DIDÁTICA VI
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político - pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planEducação de Jovens e Adultosmento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico políticas. Analisa ass orientações curriculares nacionais para os Anos Iniciais.
PSICOLOGIA EDUCACIONAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Enfoque multidisciplinar da psicopedagogia no estudo das necessidades educativas especiais. Caracterização das necessidades educativas especiais sob os aspectos: intelectual, sensorial, físicos e condutas típicas. Modalidades de identificações e intervenções psicopedagógicas. A ação psicopedagógica na inclusão do aluno com necessidades educativas especiais nos contextos sociais.
INFÂNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 2º ano
Caráter: obrigatória
Regime de oferta: semestral
Ementa: Estudo da infância e das questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental articulações possíveis.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Departamento de Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Educação do Jovem e do Adulto: retrospectiva histórica. Pressupostos teóricos que fundamentam a EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Questões históricas, sociais e ideológicas do analfabetismo jovem e adulto no Brasil. Experiências da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS no contexto contemporâneo em países da América Latina.
Atividades:
ATIVIDADES INTEGRADORAS II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Atividade interdisciplinar
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.
- Terceiro Ano
HISTÓRIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento. Abordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização.
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Princípios básicos para o ensino da língua materna nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A correção da linguagem escrita. O ensino da gramática, na visão tradicional e em novas perspectivas. Leitura e produção textual nos Anos Iniciais.
ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NOS ANOS INICIAIS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Estudo das concepções e significados das ciências sociais. Dimensões interdisciplinares e metodológicas dos conhecimentos da geografia e da história articuladas com o cotidiano. Interrelação teoria e prática nas propostas educativas no currículo dos Anos Iniciais.
ARTE E LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Disciplina interdisciplinar
Ementa: Introdução à arte da criança e do adolescente; o grafismo infantil nas diversas abordagens metodológicas; a estereotipia gráfica e sua repercussão na aprendizagem escolar; Imitação e cópia como problemas de aprendizagem. Cinestesia, imaginação e simbolismo na arte da criança e do adolescente; a oficina de arte: O fazer artístico e a educação estética.
HISTÓRIA E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Teorias que fundamentam as práticas alfabetizadoras em contextos escolares e não escolares. As especificidades da alfabetização nos Anos Iniciais e na EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Prática e construção da ação alfabetizadora, com base nos pressupostos dos Anos Iniciais e da EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: A expressão escrita e a leitura das diversas formas de textos no processo de aprendizagem da língua materna. Análise de livros didáticos.
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Carga Horária da Prática Pedagógica: 10 h/a
Ementa: Aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como os pedagógicos, visando melhor domínio e compreensão da problemática do ensino de ciências naturais. Análise da estrutura curricular, contextualização e interdisciplinaridade, construção de elementos teórico-metodológicos para o ensino de ciências naturais para os anos iniciais.
CURRÍCULO E METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Estudo do currículo e das metodologias de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. PlanEducação de Jovens e Adultosmento e organização do conhecimento articulando as diferentes áreas.
Atividades:
ESTÁGIO I
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Disciplina interdisciplinar
Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da instituição, investigação das comunidades que a instituição recebe, funcionamento administrativo, regimento escolar e a função e o papel da coordenação pedagógica. Ações educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
ESTÁGIO II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatória
Regime de oferta: semestral
Disciplina interdisciplinar
Ementa: Pesquisa do contexto e da organização pedagógica da instituição: Rotina educativa diária, participação em reuniões administrativo-pedagógicas; proposta pedagógica, observações e acompanhamento da prática da sala de aula desenvolvida por profissionais, entrevistas com docentes, organização do projeto de estágio. Ações educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- Quarto Ano
LITERATURA INFANTO - JUVENIL
Lotação: Departamento de Letras e Artes
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Contextualização da literatura infanto-juvenil. Características estruturais do texto narrativo. A narrativa e a poesia infanto-juvenis e o ensino. A produção contemporânea.
ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Aprofunda os referenciais teórico-metodológicos do ensino da matemática nos Anos Iniciais . Discute o conhecimento matemático na vida cotidiana. Trabalha o ensinar - aprender matemática a partir da resolução de situações problemas. Estuda o surgimento do número, o sistema de numeração decimal e as operações com números naturais.
CURRÍCULO E METODOLOGIA DOS ANOS INICIAIS II
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatória
Regime de oferta: semestral
Ementa: Estudo do cotidiano, do tempo e do espaço no processo de ensino e de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Significado do registro da prática, como forma de reflexão sobre a ação educativa para o planEducação de Jovens e Adultosmento do ensino nos anos iniciais.
SEMINÁRIO TEÓRICO-PRÁTICO DA AÇÃO EDUCATIVA
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Produção textual crítico-reflexiva, fundamentada em atividades teórico-experienciais na área educativa.
INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA NOS CAMPOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Analisa ações educativas da educação de Jovens e Adultos. Compreende a especificidade desta modalidade de ensino. Acompanha a atividade docente educador no cotidiano da alfabetização.
Atividades:
ESTÁGIO III
Departamento de Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Vivencia oficinas pedagógicas no cotidiano dos Anos Iniciais: planEducação de Jovens e Adultosmento, atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão da ação na vivência do processo. Encaminha a proposta de atividade prática de sala de aula.
ESTÁGIO IV
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 15 h/a
Créditos:15
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Realiza a prática docente nos Anos Iniciais. Aprofunda e sistematiza uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico-científico. Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente e produz conhecimentos contextualizados.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 5 h/a
Créditos: 05
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico - científico.
SEMINÁRIO DE PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 5 h/a
Créditos: 05
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes à ação docente produzindo conhecimentos contextualizados.
Disciplinas optativas:
EDUCAÇÃO E TRABALHO
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2h/a
Créditos: 02
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: optativo
Regime de oferta: semestral
Ementa: Ementa: Educação e trabalho no modo de produção capitalista e suas formas de abordagens. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teórico-práticos. O novo paradigma do desenvolvimento: educação, cidadania e trabalho. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS
Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2h/a
Créditos: 02
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: optativo
Regime de oferta: semestral
Ementa: Definição de educação profissional. Papel do pedagogo no planEducação de Jovens e Adultosmento da formação profissional. A integração da formação ético - política, técnica e de auto - gestão do trabalhador. A educação profissional básica como legenda das políticas educacionais brasileiras.
- Alterar o caráter e a localização no QSL do Curso da seguinte disciplina:
Disciplina: Introdução à Computação
Código: 01063
Caráter: de obrigatória para optativa
Localização: do 1º período para 5º ou 6º período
- Alterar carga horária, número de créditos e localização no QSL da seguinte disciplina:
Disciplina: Psicopedagogia do Adulto
Código: 09187
Créditos: de 3 para 2 créditos
Localização: do 2º período para o 5º ou 6º períodos
- Alterar a localização das seguintes disciplinas do QSL do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã:
Disciplina: Psicolingüística
Código: 06165
Localização: do 5º para o 4º período
Disciplina: Ética Profissional
Código: 09166
Localização: do 6º para o 3º período
- Alterar a carga horária do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Manhã
Disciplinas Obrigatórias: 1775 h/a
Disciplinas Optativas: 60 h/a
Atividades Complementares: 200 h/a
Práticas Pedagógicas: 400 h/a
Estágio Supervisionado: 405 h/a
Carga Horária Total do Curso: 2840 h/a
- Aprovar o tempo de integralização mínimo de conclusão do Curso em 8 semestres e máximo em 14 semestres.
- Definir a carga horária semanal máxima do Curso em 32 h/a e a mínima em 14 h/ª
- Definir em 23 o número de vagas para o Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Manhã.
- Redistribuir e ampliar para 400 h/a as atividades de Prática de Ensino distribuídas em todas as disciplinas do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Manhã.
- Instituir o Estágio Curricular Obrigatório de 400 h/a
Estágio I 5º período 60h/a
Estágio II 6º período 60 h/a
Estágio III 7º período 60 h/a
Estágio IV 8º período 225 h/a
- Aprovar 200 horas de atividades complementares para o Curso.
Observação: As Atividades Complementares, as Práticas Pedagógicas, os Estágios Supervisionados, as Atividades Integradoras, o Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas serão regulamentados pela Comissão de Curso de Pedagogia.
- Aprovar o seguinte Plano de adaptação:
Os alunos ingressantes até 2003, no Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental Manhã, poderão permanecer no atual QSL. Os alunos que não concluírem o curso até 2007 deverão ser enquadrados no novo QSD - base de ingresso 2004.
- Aprovar o seguinte Plano de Equivalência:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
QSL |
CRÉDITOS |
TIPO |
CÓDIGO |
EQUIVALÊNCIA - DISCIPLINA |
QSL |
CRÉDI TOS |
TIPO |
09012
09408
09168 |
Introdução a Metod, Científica Fund. da Pesq. Educional Mét. E Téc. Pesq. Pedag. |
1/1
2/2
1/3 |
03
04
04 |
Obrigatória
Obrigatória
Obrigatória |
A designar |
Fundamentos e Metod. da Pesquisa em Ed. |
1 e 2/2 |
04 |
Obrigatória |
06028 06029 |
Português Básico I Português Básico II |
1/1 2/1 |
03 03 |
Obrigatória Obrigatória |
A designar |
Produção Textual |
1 e 2/1 |
04 |
Obrigatória |
09017 09039 09040 |
Psic. Geral I Psic. da Educação I Psic. da Educação II |
1/1 2/1 1/2 |
04 03 03 |
Obrigatória Obrigatória Obrigatória |
A designar |
Psicologia da Educação |
1 e 2/1 |
08 |
Obrigatória |
09029 09030 09031 09032 |
Sociologia I Sociologia II Sociologia da Educ. I Sociologia da Educ II |
1/1 2/1 1/2 2/2 |
04 04 03 03 |
Obrigatória Obrigatória Obrigatória Obrigatória |
A designar |
Sociologia a Educação I |
1 e 2/1 |
08 |
Obrigatória |
09022 09023 09024 09025 |
Filosofia I Filosofia II Filosofia da Educ. I Filosofia da Educ. II |
1/1 2/1 1/2 2/2 |
04 04 04 04 |
Obrigatória Obrigatória Obrigatória Obrigatória |
A designar |
Filosofia da Educação |
1 e 2/1 |
08 |
Obrigatória |
09051 09052 09161 |
História da Educ. I História da Educ. II Educ. Comparada |
2/1 1/2 2/2 |
03 03 03 |
Obrigatória Obrigatória Obrigatória |
A designar |
História da Educ. Brasileira |
1 e 2/1 |
06 |
Obrigatória |
09185 09405 09407 |
Psicomotricidade I Vivências Corp. I A Criança e Ed. Fís. |
1/2 2/2 1/4 |
03 02 02 |
Obrigatória Obrigatória Obrigatória |
A designar |
Corporeidade e Movimento |
1/2 |
04 |
Obrigatória
|
09076 |
Didática I |
1/2
|
06 |
Obrigatória |
A designar |
Didática V |
1 e 2/1 |
04 |
Obrigatória |
09077 |
Didática II |
2/2 |
06 |
Obrigatória |
A designar |
Didática VI |
1 e 2/2 |
03 |
Obrigatória |
09406 |
Infância e Cultura I |
1 /2 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Infâncias Culturas e Ed. |
2/2 |
04 |
Obrigatória |
09041 09042 |
Psic. da Educ. III Psic. da Ed. IV |
2/2 1/3 |
03 03 |
Obrigatória Obrigatória |
A designar |
Psicologia da Infância e da Adolesc. |
1/2 |
04 |
Obrigatória |
06343 06344 |
Arte na Educação I Arte na Educação II |
1/3 2/3 |
03 03 |
Obrigatória |
A designar |
Arte e Linguagens na Educação |
1/2 |
04 |
Obrigatória |
09288 |
Org. Func. Da Escola Brasileira |
1/3 |
04 |
Obrigatória |
A designar |
Políticas Públicas de Educação |
1 e 2/2 |
04 |
Obrigatória |
09423 |
Fund. E Metod. da Ling. Port. I |
2/3 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Ensino da Lig. Port. Nos A. I. I |
1/3 |
03 |
Obrigatória |
09425 |
Fund. E Metod. das Ciências Naturais |
2/3 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Ensino das Ciências Naturais nos A. I. |
2/3 |
04 |
Obrigatória |
09426
09427 |
Fund. E Metod. Ciências Sociais I Fund. E Metod. das Ciências Sociais II |
2/3
1/4 |
03
03 |
Obrigatória
Obrigatória |
A designar |
Ensino das Ciências Sociais nos A. I. |
1/3 |
04 |
Obrigatória |
09428 |
Fund. E Metod. da Alfabetização I |
2/3 |
04 |
Obrigatória |
A designar |
Hist. E Metod. da Alfab. I |
1/3 |
04 |
Obrigatória |
06156 |
Literatura Infantil |
1/4 |
04 |
Obrigatória |
A designar |
Literatura Infanto-Juvenil |
1/4 |
04 |
Obrigatória |
09424 |
Fund. E Metod. da Ling. Port. II |
1/4 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Ensino da Lig. Port. Nos A. I. II |
2/3 |
03 |
Obrigatória
|
09430 |
Fund. E Metod. do Ens. da Mat. |
1/4 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Ens. da Mat. Nos A. I. |
1/4 |
04 |
Obrigatória |
09431 |
Fund. E Metod. do Cur. Dos A. I. |
1/4 |
03 |
Obrigatória |
A designar |
Cur. E metod. Dos A. I. I |
2/3 |
04 |
Obrigatória |
09429 |
Fund. e Metod. da Alfab. II |
1/4 |
04 |
Obrigatória |
A designar |
Hist. E Metod. da Alfab. II |
2/3 |
04 |
Obrigatória |
09432 |
Estágio Superv. Nos A. I. E. F. |
2/4 |
14 |
Obrigatória |
A designar |
Estágio IV |
2/4 |
225 |
Obrigatória |
- Aprovar o plano de implantação do Curso:
DISCIPLINAS NOVAS |
CÓDIGO |
INÍCIO DE OFERECIMENTO |
Filosofia da Educação |
09283 |
1 e 2/2004 |
Sociologia da Educação |
09282 |
1 e 2/2004 |
Psicologia da Educação |
A designar |
1 e 2/2004 |
História da Educação Brasileira |
A designar |
1 e 2/2004 |
Didática V |
A designar |
1 e 2/2004 |
Produção Textual |
A designar |
1 e 2/2004 |
Atividades Integradoras I |
A designar |
1 e 2/2004 |
Fund. e Metod. da Pesq. Em Educação |
A designar |
1 e 2/2005 |
Políticas Públicas de Educação |
A designar |
1 e 2/2005 |
Psicologia da Infância e da Adolesc. |
A designar |
1/2005 |
Corporeidade e Movimento |
A designar |
1/2005 |
Didática VI |
A designar |
1 e 2/2005 |
Psic. Educ. dos Portadores de Necessidades Especiais |
A designar |
1 e 2/2005 |
Ética Profissional |
09166 |
1/2005 |
Atividades Integradoras II |
A designar |
1 e 2/2005 |
Infâncias, Culturas e Educação |
A designar |
2/2005 |
Educação de Jovens e Adultos |
A designar |
2/2005 |
His. e Metod. Da Alfabetização I |
A designar |
1/2006 |
Ens.da Língua Port. nos A. I. I |
A designar |
1/2006 |
Ens. de Ciências Sociais nos A. I. |
A designar |
1/2006 |
Arte e Ling. na Educação |
A designar |
1/2006 |
Estágio I |
A designar |
1/2006 |
His. e Metod. da Alfabetização II |
A designar |
2/2006 |
Ens. da Língua Port. nos A. I. II |
A designar |
2/2006 |
Ens. de Ciências Nat. nos A . I. |
A designar |
2/2006 |
Currículo e Metod. dos A. I. I |
A designar |
2/2006 |
Estágio II |
A designar |
2/2006 |
Literat. Infanto-Juvenil |
A designar |
1/2007 |
Ens. da Matemática nos A. I. |
A designar |
1/2007 |
Currículo e Metod. dos A. I. II |
A designar |
1/2007 |
Sem. Teórico-Prático da Ação Educativa |
A designar |
1/2007 |
Invest. E Prática nos Campos da Educação de Jovens e Adultos |
A designar |
1/2007 |
Estágio III |
A designar |
1/2007 |
Trab. De Concl. de Curso |
A designar |
2/2007 |
Estágio IV |
A designar |
2/2007 |
Sem. De Prop. Pedagógicas |
A designar |
2/2007 |