Nº 048 - Dispõe sobre a caracterização de maneira uniforme das atividades a serem desenvolvidas através da SUPERINTENDÊNCIA DE EXTENSÃO, desta Universidade

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

RESOLUÇÃO Nº 048/82

 

Dispõe sobre atividades a serem desenvolvidas através da Superintendência de Extensão.

 

O Reitor da Universidade do Rio Grande, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 19 do Regimento Geral da Universidade e, conforme decisão do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, realizada no dia 04 de novembro de 1982, nesta data,

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º - Caracterizar de maneira uniforme as atividades a serem desenvolvidas, através da SUPERINTENDÊNCIA DE EXTENSÃO desta Universidade, na seguinte forma:

SEMINÁRIO

- Reunião de experts ou especialistas que se propõem investigar ou estudar um ou mais temas em sessões planificadas, recorrendo a fontes originais de informações, a fim de propor projetos, recomendações, sugestões, etc., que sirvam a tomada de decisões. Pressupõe que os membros do Seminário formem um grupo homogêneo com afinidade de interesses, num nível parelho de preparação cultural e profissional. OS participantes do Seminário trabalham com seus próprios meios, num clima de colaboração recíproca, constituindo um grupo de aprendizagem ativa. Caracteriza-se por ser um grupo reduzido, sendo que os grupos grandes são subdivididos em subgrupos. O Seminário deve ser concluído com uma reunião que sintetize todo o trabalho realizado, podendo durar vários dias.

SIMPÓSIO

- Assemelha-se ao Seminário, diferenciando-se por somente admitir pessoas que sejam comprovadamente técnicas ou cientistas, versadas em determinada área do conhecimento e que se disponham a contribuir efetivamente com teses próprias. Reúne profissionais da mesma área.

CURSO

- Série de aulas, conferências ou palestras sobre um tema, de regular duração, geralmente para completar curso formal, ampliar conhecimentos.

JORNADA

- Reuniões sucessivas com a duração máxima de 1 (uma) semana, onde abordam temas dirigidos a uma clientela determinada para a qual são orientadas as palestras sobre assuntos da atualidade. Debatem-se vantagens e desvantagens, opiniões diversas sobre os temas desenvolvidos com o objetivo de alcançar um produto final. Permitem-se várias técnicas de grupo. Diferencia-se dos Seminários e Simpósios por abordar temas diferentes dentro de uma mesma área do conhecimento.

CONFERÊNCIA

- Exposição ou dissertação, em público, sobre algum ponto doutrinário. Pressupõe um trabalho de criação sobre uma tese do próprio conferencista preferentemente. Situação formal onde o orador fala e a audiência escuta sem fazer interrupções.

PALESTRA

- Semelhante à Conferência, com a diferença de não pressupor um trabalho de criação, permitindo apartes, podendo o palestrante, ser questionado durante ou após a Palestra.

ENCONTRO

- Caracteriza-se pela promoção de reunião, em lugar, data e hora previamente marcados, onde, informalmente, poderão ser discutidos vários assuntos espontâneos e incidentes, sem pauta preparada. Serve para preceder um novo Encontro ou Preparação de um Seminário, Simpósio, Jornada, etc., dos quais se diferencia por não possuir uma programação prévia.

CICLO

- Conjunto de reuniões que se repetem em espaços regulares de tempo, onde se desenvolvem Palestras, Discursos ou Conferências.

MESA REDONDA

- Conjunto de pessoas especializadas que discutem ou deliberam em pé de igualdade sobre determinado assunto para que cada um dos ouvintes forme seu próprio juízo.

CONGRESSO

- Assembléia de representantes de grupos organizados.

Art. 2º - A presente Resolução entra em vigor a partir desta data, revogadas as disposições em contrário.

 

Reitoria da Universidade,

em 22 de novembro de 1982.

 

Prof. Fernando Lopes Pedone

REITOR

(a via original encontra-se assinada)