Nº 042 - Dispõe sobre alteração curricular do Curso de Matemática.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 042/2003

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003

 

Dispõe sobre alteração curricular do Curso de Matemática.

 

A Reitora em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 12 de dezembro de 2003, Ata 405,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º Aprovar as alterações no currículo do Curso de Matemática, conforme anexo.

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

EM 22 DE DEZEMBRO DE 2003

 

Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry

VICE-PRESIDENTE DO COEPE

 

 

  • Definir a duração, carga horária total do Curso, turno de funcionamento e vagas para o Processo Seletivo, conforme segue:

 

Duração mínima: 4 anos

Duração máxima: 7 anos

Carga horária total do curso: 2.800 h/a

Ingresso à noite: anos ímpares

Ingresso à tarde: anos pares

Vagas para o Processo Seletivo: 40

 

 

  • Distribuir a carga horária do Curso, conforme segue:

 

200 horas Atividades Complementares fora do horário de aula

200 horas de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental (120 horas durante o turno de funcionamento e 80 fora)

200 horas de Estágio Supervisionado no Ensino Médio (120 horas durante o turno de funcionamento e 80 fora)

400 horas de Práticas Pedagógicas distribuídas em:

60h Educação Matemática I

60h Educação Matemática II

60h Geometria I

60h Didática

30h História da Matemática

10h Fundamentos de Matemática

10h em Geometria Analítica

10h Elementos Sociológicos da Educação

10h Elementos de Cálculo I

10h Elementos Filosóficos da Educação

10h Álgebra Linear

10h Elementos de Cálculo II

10h Probabilidade e Estatística

10h PolíticasPúblicas

10h Álgebra

10h Geometria II

 

10h Psicologia da Educação

10h Elementos de Matemática Financeira

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso: 40 horas

 

  • Criar e incluir no QSL do Curso as disciplinas abaixo, com suas respectivas características:

 

1ª série

Disciplina: Educação Matemática I

Lotação: Departamento de Matemática

Código: a determinar

Carga Horária Total: 120 horas/anual

Sistema de Avaliação: II

Caráter: obrigatório

Ementa: Desenvolvimento de projetos de aprendizagem com ênfase na construção dos conjuntos numéricos N, Z, Q, R, C. Sistemas de numeração. Equações algébricas. Tendências temáticas e metodológicas da pesquisa em educação matemática. Aspectos qualitativos e quantitativos da pesquisa.

 

Disciplina: Geometria Analítica

Lotação: Departamento de Matemática

Código: a determinar

Carga Horária Total: 180 horas/anual

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Sistemas lineares, matrizes e determinantes. Vetores no plano e no espaço. Produto escalar, produto vetorial e produto misto. A reta. O plano. Transformações Lineares no plano. Isometrias. Curvas planas e curvas cônicas. Cilindros, cones e superfícies de rotação. Superfícies regradas. Superfícies Quádricas. Curvas no espaço.

 

Disciplina: Fundamentos de Matemática

Lotação: Departamento de Matemática

Código: a determinar

Carga Horária Total: 120 horas/anual

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Teoria de conjuntos. Lógica Matemática. Funções. Conjuntos enumeráveis e não enumeráveis. Indução Matemática. Seqüências e séries de números reais.

 

Disciplina: Produção Textual

Lotação: Departamento de Letras e Artes

Código: a determinar

Carga Horária Total: 60 horas/anual

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.

 

Disciplina: Psicologia da Educação

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária Total: 120 horas/anual

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.

 

2ª série

 

Disciplina: Educação Matemática II

Lotação: Departamento de Matemática

Código: a determinar

Carga Horária Total: 120 horas/anual

Sistema de Avaliação: II

Caráter: obrigatório

Ementa: Desenvolvimento de projetos de aprendizagem com ênfase nas funções elementares e análise combinatória. Relação ensino x aprendizagem nos cursos de Licenciatura. O papel da pesquisa na ação pedagógica do professor de matemática. Perspectivas atuais de pesquisa em educação matemática. Resolução de problemas e criatividade. Etnomatemática. Informática na Educação. Modelagem Matemática.

 

Disciplina: Elementos de Cálculo I

Lotação: Departamento de Matemática

Código: a determinar

Carga Horária Total: 180 horas/anual

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Limite, continuidade, derivação e integração de funções de uma variável. Limite, continuidade, derivação e integração de funções de várias variáveis.

 

Disciplina: Geometria I

Lotação: Departamento de Matemática

Código: a determinar

Carga Horária Total: 180 horas/anual

Sistema de Avaliação: II

Caráter: obrigatório

Ementa: Tecnologias educacionais para o ensino de geometria. A teoria de Van Hiele. Geometria de transformações. Uso de material concreto para o ensino de geometria. Manipulação de figuras. Representação e planificação de sólidos. Reconstrução e resignificação de conceitos geométricos. Morfologia das figuras planas. Traçado das figuras planas. Relações entre elementos das figuras planas. Morfologia dos sólidos geométricos. Relações e aplicações entre sólidos. Geometria Fractal.

 

Disciplina: Didática

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária Total: 120 horas/anual

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Discussão sobre os conceitos e importância da Didática. Construção da identidade profissional do professor e suas múltiplas bases. Análise do processo de aprender e ensinar: professor/aluno/saberes. Organização do projeto político-pedagógico ( níveis de planejamento escolar) e a gestão democrática. A importância das concepções de currículo ( paradigmas educacionais) e o aprofundamento do processo avaliativo. Análise crítica das orientações curriculares nacionais para a educação.

 

3ª série

Disciplina: Estágio Supervisionado I

Lotação: Departamentos de Matemática e de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária Total: 200 horas/anual

Sistema de Avaliação: II

Caráter: obrigatório

Ementa: Análise e discussão da organização estrutural e funcional do sistema educacional brasileiro com ênfase na educação básica. Estudo e análise de pressupostos teóricos, levantamento e análise de implicações subjacentes ao trabalho docente e às situações de ensino-aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental.

 

Disciplina: Geometria II

Lotação: Departamento de Matemática

Código: a determinar

Carga Horária Total: 120 horas/anual

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Geometria de Euclides: a origem da geometria; método axiomático. Geometria da incidência: revisão de lógica; teoremas e demonstrações. Axiomas de Hilbert: falhas dos axiomas de Euclides. Geometria sem o axioma das paralelas de Euclides. História do axioma das paralelas. A descoberta de Geometrias Não Euclidianas: a geometria hiperbólica. Consistência da geometria hiperbólica e modelos de geometria. Implicações filosóficas da descoberta de geometrias não euclidianas.

 

Disciplina: Elementos de Cálculo II

Lotação: Departamento de Matemática

Código: a determinar

Carga Horária Total: 180 horas/anual

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Derivada direcional. Gradiente. Curvas parametrizadas. Integrais de linha. Teorema de Green. Seqüências e séries numéricas. Séries de potências. Equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e aplicações. Equações diferenciais ordinárias de segunda ordem e aplicações. Método de Euler. Método de Runge-Kutta.

 

Disciplina: História da Matemática

Lotação: Departamento de Matemática

Código: a determinar

Carga Horária Total: 120 horas/anual

Sistema de Avaliação: II

Caráter: obrigatório

Ementa: Projetos de pesquisa que envolvam os temas: origens primitivas da Matemática; registros da Matemática do Egito e Mesopotâmia; origens greco-romanas; a idade da Matemática grega; a Matemática indu-arábica; os tempos de Fermat, Descartes, Newton e Leibniz; a era Bernoulli; a Matemática de Euler; os tempos de Gauss e Cauchy; aspectos histórico-matemáticos dos séculos XX e XXI.

 

Disciplina: Políticas Públicas da Educação

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do comportamento

Código: a determinar

Carga Horária Total: 60 horas/anual

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Análise e discussão das políticas públicas da educação e sua influência na organização e funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.

 

4ª série

 

Disciplina: Estágio Supervisionado II

Lotação: Departamentos de Matemática e Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária Total: 200 horas/anual

Sistema de Avaliação: II

Caráter: obrigatório

Ementa: Estudo e análise de pressupostos teóricos, levantamento e análise de implicações subjacentes ao trabalho docente e às situações de ensino-aprendizagem da matemática no Ensino Médio.

 

Disciplina: Álgebra Linear

Lotação: Departamento de Matemática

Código: a determinar

Carga Horária Total: 60 horas/semestral

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Espaços vetoriais. Transformações lineares. Auto-valores e auto-vetores. Operadores diagonalizáveis.

 

Disciplina: Álgebra Abstrata

Lotação: Departamento de Matemática

Código: a determinar

Carga Horária Total: 60 horas/semestral

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Operações binárias. Estruturas algébricas. Grupos – grupos de permutações, de simetrias do triângulo e do quadrado. Anéis- o anel dos inteiros. Corpos - o corpo dos racionais. Polinômios de uma variável.

 

Disciplina: Elementos Filosóficos da Educação

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária Total: 30 horas/semestral

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Reflexão filosófica a cerca de homem, mundo, história, consciência, utopia; formação e realização humanas e suas implicações para a educação.

 

Disciplina: Elementos Sociológicos da Educação

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária Total: 30 horas/semestral

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: A visão da educação nas teorias sociológicas e na sociologia política da educação; sociologia da educação no Brasil; os desafios da educação ante a cidadania, democracia, participação, trabalho e mercado; análise da relação entre ideologia e conhecimento, cultura e movimentos sociais.

 

 

  • Incluir no QSL do Curso, as seguintes disciplinas:

 

 

4ª série

Disciplina: Probabilidade e Estatística na Matemática

Lotação: Departamento de Matemática

Código: 01081

Carga Horária Total: 120 horas/anual

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Inalterada

 

Disciplina: Elementos de Matemática Financeira

Lotação: Departamento de Matemática

Código: 01093

Carga Horária Total: 60 horas/semestral

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Inalterada

 

Disciplina: Física I/EQA

Lotação: Departamento de Física

Código: 03073

Carga Horária Total: 120 horas/anual

Sistema de Avaliação: I

Caráter: obrigatório

Ementa: Inalterada

 

 

  • criar e incluir no QSL do Curso, as seguintes disciplinas:

 

Obs.: Todas as disciplinas optativas oferecidas ao Curso não contam carga horária mínima e serão oferecidas fora do turno de funcionamento do Curso.

 

Disciplina: Psicologia da Educação dos Portadores de Necessidades Especiais

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária Total: 60 horas/semestral

Sistema de Avaliação: I

Caráter: optativo

Ementa: Aspectos gerais da excepcionalidade. Definição e caracterização do excepcional do ponto de vista: intelectual, sensorial, não sensorial, ortopédico, criança intratável e desvios sociais contornáveis. Dinâmica das relações familiares, ajuda e aconselhamento aos pais.

 

Disciplina: Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código: a determinar

Carga Horária Total: 60 horas/semestral

Sistema de Avaliação: I

Caráter: optativo

Ementa: Educação do Jovem e do Adulto: retrospectiva histórica. Pressupostos teóricos que fundamentam a EJA. Questões históricas, sociais e ideológicas do analfabetismo jovem e adulto no Brasil. Experiências da EJA no contexto contemporâneo em países da América Latina.

 

Disciplina: Abordagem Multidisciplinar das Dependências Químicas

Lotação: Departamento de Ciências Fisiológicas

Código: a determinar

Carga Horária Total: 45 horas/semestral

Sistema de Avaliação: II

Caráter: optativo

Ementa: Estudo das drogas pscicoativas: conceitos básicos; classificação e mecanismo de ação; prevenção ao uso de drogas psicoativas; noções básicas do tratamento do dependente químico; legislação pertinente.

 

 

  • Incluir no QSL do Curso, as seguintes disciplinas optativas:

 

Variáveis Complexas Código 01098; Inalterada

Estatística Matemática Código 01169; Inalterada

História da Educação Código 09278; Inalterada

Análise Código 01099; Inalterada

Topologia Geral Código 01100; Inalterada

Geometria Diferencial Código 01090; Inalterada

Dinâmica de Grupos Código 09302; Inalterada

Tópicos de geometria Código 01158; Inalterada

 

 

  • Aprovar o seguinte Plano de Adaptação para os estudantes em curso:

 

Estudantes matriculados na primeira série em 2003 - situação em 2004

Reprovados na primeira série

è enquadrar no curso novo- primeira série em 2004, com aproveitamento de estudos decididos pela Comissão de Curso.

 

Estudantes da segunda série em 2004 - situação em 2005

Reprovados em mais de 25% da segunda série

è enquadrar no curso novo - segunda série em 2005.

Reprovados até 25% avança para a terceira série com as seguintes situações.

Reprovação em:

Álgebra I - faz como dependência Geometria Analítica na 1ª série do novo QSL.

Elementos de Cálculo I - faz como dependência a de mesmo nome na 2ª série do novo QSL.

Probabilidade e Estatística na Matemática – cursa em outro curso.

Didática - faz como dependência a de mesmo nome na 2ª série do novo QSL.

Geometria Descritiva III – não existe equivalência – cursar Geometria Mongeana oferecida às Engenharias.

 

Estudantes da terceira série em 2005- situação em 2006

Reprovados em mais de 25% da terceira série

è enquadrar no curso novo- terceira série em 2006.

Reprovados até 25% avança para a quarta-série com as seguintes situações.

Reprovação em:

Educação Matemática - faz como dependência as de mesmo nome na 1ª e 2a. série no novo QSL.

Elementos de Cálculo II – faz como dependência a de mesmo nome na 3ª série do novo QSL.

Introdução à Análise e Topologia – aguarda o oferecimento de optativas equivalentes: Análise e Topologia Geral.

Fundamentos Filosóficos da Ciência – cursa a mesma em outro curso.

 

Estudantes da quarta série em 2006- situação em 2007

Qualquer reprovação deverá cursar a equivalência estabelecida em 2007, quando ocorre a extinção total do quadro.

 

 

  • Definir o seguinte Plano de Extinção de disciplinas:

 

As disciplinas serão extintas da seguinte forma:

2004 – as da 1ª série

2005 – as da 2ª série.

2006 – as da 3ª série.

2007 – as da 4ª série.

 

 

  • Definir a seguinte descrição para os critérios de equivalência entre componentes do currículo proposto e o antigo

 

Código

Currículo em extinção

Currículo proposto

01074

Fundamentos de Matemática

A de mesmo nome

01075

Geometria Euclidiana

Geometria I + Geometria II

01078

Geometria Descritiva III

Geometria Mongeana(engenharia)

01079

Álgebra I

Geometria Analítica

01080

Elementos de Cálculo I

A de mesmo nome

01081

Probabilidade e Estatística na Matemática

Probab. e Estatisica(engenharia)

01084

Métodos Numéricos e Ciência da Computação

Métodos Numéricos(engenharia)

01087

História da Matemática

A de mesmo nome

01088

Introdução a Análise e Topologia

Optativas: Topologia Geral + Análise

01089

Elementos de Cálculo II

A de mesmo nome

01090

Geometria Diferencial

Optativa: Geometria Diferencial

01164

Educação Matemática

Educação Mat. I + Ed. Mat. II

03058

Iniciação à Física

Iniciação à Física em outro curso

009222

Fundamentos Filosóficos da Educação

Elementos Filosóf. da Educação

09225

Didática Geral – Matemática

Didática

09236

Fundamentos Filosóficos da Ciência

A de mesmo nome em outro curso

09247

Psicologia da Educação-Matemática

Psicologia da Educação

09978

Organização e Funcion. Da Escola Brasil.

Políticas Públicas da Educação

09982

Est. Sup. Em Mat. No Ensino Fundamental

Estágio. Supervisionado I - Matemática

09983

Est. Sup. Em Mat. No Ensino Médio

Estágio Supervisionado II- Matemática

 

OBS.: As disciplinas Geometria Descritiva III, Métodos Numéricos e Ciência da Computação, não tendo equivalência no Quadro Novo, poderão ser cursadas uma única vez em cursos que tenham esta disciplina.

As disciplinas Iniciação à Física, Probabilidade e Estatística na Matemática e Fundamentos Filosóficos da Ciência poderão ser cursadas ainda uma vez em outro curso.

A disciplina Introdução à Análise e Topologia, não tem equivalência direta no quadro novo, deverão ser cursadas as disciplinas optativas Análise e Topologia Geral.

A disciplina Geometria Diferencial, não tem equivalência no quadro novo, devendo ser cursada a optativa Geometria Diferencial.

 

 

  • Regulamentação do Estágio Supervisionado

 

Regulamento no âmbito da ComCur.

 

 

  • Regulamentação das Práticas Pedagógicas

 

Regulamento no âmbito da ComCur.

 

 

  • Regulamentação das atividades complementares

 

Regulamento no âmbito da ComCur.

 

 

  • Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso

 

Regulamento no âmbito da ComCur.

 

  • Manter inalteradas as demais características do Curso.