SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 035/2004
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 29 DE NOVEMBRO DE 2004
Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Pedagogia Educação Infantil.
O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 29 de novembro de 2004, Ata 417,
D E L I B E R A:
Art. 1º Aprovar as alterações curriculares no Curso de Pedagogia Educação Infantil, conforme Anexo.
Art. 2º A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
Em 29 de novembro de 2004
Carlos Rodolfo Brandão Hartmann
PRESIDENTE DO COEPE
- Excluir as seguintes disciplinas do QSL do Curso de Pedagogia Educação Infantil:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
CARÁTER |
LOTAÇÃO |
09217 |
Psicologia Geral I |
Obrigatória |
DECC |
09029 |
Sociologia I |
Obrigatória |
DECC |
09022 |
Filosofia I |
Obrigatória |
DECC |
01063 |
Introdução à Computação |
Obrigatória |
DECC |
09012 |
Introdução à Metodologia Científica |
Obrigatória |
DECC |
09189 |
Relações Interpessoais I |
Obrigatória |
DECC |
06028 |
Português Básico I |
Obrigatória |
DLA |
09039 |
Psicologia da Educação I |
Obrigatória |
DECC |
09030 |
Sociologia II |
Obrigatória |
DECC |
09023 |
Filosofia II |
Obrigatória |
DECC |
09184 |
Psicofisiologia |
Obrigatória |
DECC |
09192 |
Tecnologia Educacional |
Obrigatória |
DECC |
09051 |
História da Educação I |
Obrigatória |
DECC |
06029 |
Português Básico II |
Obrigatória |
DLA |
09410 |
Educação Especial |
Optativa |
DECC |
09040 |
Psicologia da Educação II |
Obrigatória |
DECC |
09031 |
Sociologia da Educação I |
Obrigatória |
DECC |
09024 |
Filosofia da Educação I |
Obrigatória |
DECC |
09185 |
Psicomotricidade I |
Obrigatória |
DECC |
09076 |
Didática I |
Obrigatória |
DECC |
09052 |
História da Educação II |
Obrigatória |
DECC |
09406 |
Infância e Cultura I |
Obrigatória |
DECC |
09041 |
Psicologia da Educação III |
Obrigatória |
DECC |
09032 |
Sociologia da Educação II |
Obrigatória |
DECC |
09025 |
Filosofia da Educação II |
Obrigatória |
DECC |
09405 |
Vivências Corporais I |
Obrigatória |
DECC |
09077 |
Didática II |
Obrigatória |
DECC |
09161 |
Educação Comparada |
Obrigatória |
DECC |
09408 |
Fundamentos da Pesquisa Educacional |
Obrigatória |
DECC |
09042 |
Psicologia da Educação IV |
Obrigatória |
DECC |
06343 |
A Arte na Educação I |
Obrigatória |
DLA |
09409 |
Psicologia do Jogo |
Obrigatória |
DECC |
09168 |
Métodos e Téc. da Pesq. Pedagógica |
Obrigatória |
DECC |
09288 |
Org. Func. da Escola Brasileira |
Obrigatória |
DECC |
01168 |
Estatística Aplicada à Educação |
Obrigatória |
DMAT |
09190 |
Relações Interpessoais II |
Obrigatória |
DECC |
06344 |
A Arte da Educação II |
Obrigatória |
DECC |
09166 |
Ética Profissional |
Obrigatória |
DECC |
09418 |
Metodologia da Educação Infantil I |
Obrigatória |
DECC |
09412 |
Metodologia do Ensino Médio II |
Obrigatória |
DECC |
09416 |
Políticas Públicas da Educ. Infantil |
Obrigatória |
DECC |
09411 |
Dificuldades de Aprendizagem |
Obrigatória |
DECC |
09417 |
Cuidado e Educação |
Obrigatória |
DECC |
09419 |
Metodologia da Educação Infantil II |
Obrigatória |
DECC |
09421 |
Cotidiano da Educação Infantil |
Obrigatória |
DECC |
09407 |
A Criança e a Educação Física |
Obrigatória |
DECC |
09413 |
Est. Sup. Psicologia - Ensino Médio I |
Obrigatória |
DECC |
09414 |
Est. Sup. Didática Ensino Médio I |
Obrigatória |
DECC |
09415 |
Est. Sup. Sociologia - Ensino Médio I |
Obrigatória |
DECC |
09432 |
Est. Sup. Educação Infantil |
Obrigatória |
DECC |
09187 |
Psicopedagogia do Adulto |
Obrigatória |
DECC |
2. Aprovar os eixos orientadores da estrutura organizacional do Curso de Pedagogia Educação Infantil:
1º eixo: Contextualização da Educação
2º eixo: Infâncias, Educadoras e Espaços Educativos
3º eixo: Cotidiano da Educação de zero a seis anos
4º eixo: Proposições e Perspectivas Educativas
3. Incluir as seguintes disciplinas e atividades do QSL do Curso de Pedagogia Educação Infantil:
Primeiro Ano:
Disciplinas:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Departamento de lotação: DECC
Código: 09283
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: Obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: O homem como sujeito da educação. Antropologia filosófica e educação. Características da filosofia e sua contribuição sobre o fenômeno educacional. As questões filosóficas envolvidas nas relações educação-sociedade, educação-poder, educação-democracia. O pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas. A formação do educador frente aos paradigmas de um novo tempo. A função educadora. O papel do educador na sociedade.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Departamento de lotação: DECC
Código: 09282
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: Obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Estudo das teorias sociológicas da educação: reprodutivistas e crítica. Sociologia política da educação, ideologia, cultura e educação. A Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar; educação e mercado.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Departamento de lotação: DECC
Código: 09435
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação : 1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: A psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Departamento de lotação: DECC
Código: 09455
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 6
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Definição e significação da história da educação brasileira e deste cotidiano como construção individual e coletiva. História de vida/pessoal/escolar dos estudantes. História local dos espaços formais e informais de educação. Análise crítica dos acontecimentos sócio político culturais legitimados como relevantes na construção histórica da educação.
DIDÁTICA V
Departamento de lotação: DECC
Código: 09456
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Análise da função e do papel do professor em seu contexto profissional. Discute a identidade docente e os processos de formação de professores. Estuda a pedagogia e a didática como campo de conhecimento e como disciplina nos cursos de formação de professores. As epistemologias do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Departamento de lotação: DLA
Código: 06347
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL:1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.
Atividades
ATIVIDADES INTEGRADORAS I
Departamento de lotação: DECC
Código: 09457
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL:1º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Atividade interdisciplinar
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.
Segundo Ano
Disciplinas:
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Departamento de lotação: DECC
Código: 09458
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa no contexto educativo. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
Departamento de lotação: DECC
Código: 09436
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Análise e discussão das políticas públicas da educação e sua influência na organização e funcionamento do sistema educacional brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.
CORPOREIDADE E MOVIMENTO
Departamento de lotação: DECC
Código: 09460
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos.
DIDÁTICA VI
Departamento de lotação: DECC
Código: 09461
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 8
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político - pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planejamento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico políticas. Analisa as orientações curriculares nacionais para a Educação Básica.
PSICOLOGIA EDUCACIONAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Departamento de lotação: DECC
Código: 09462
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Ementa: Enfoque multidisciplinar da psicopedagogia no estudo das necessidades educativas especiais. Caracterização das necessidades educativas especiais sob os aspectos: intelectual, sensorial, físicos e condutas típicas. Modalidades de identificações e intervenções psicopedagógicas. A ação psicopedagógica na inclusão do aluno com necessidades educativas especiais nos contextos sociais.
INFÂNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO
Departamento de lotação: DECC
Código: 09463
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Estudo da infância e das questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental articulações possíveis.
Atividades
ATIVIDADES INTEGRADORAS II
Departamento de lotação: DECC
Código: 09465
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: anual
Atividade interdisciplinar
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.
Terceiro Ano
Disciplinas:
ARTE E LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO
Departamento de lotação: DLA
Código: 06351
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Disciplina interdisciplinar
Ementa: Introdução à arte da criança e do adolescente. O grafismo infantil nas diversas abordagens metodológicas. A estereotipia gráfica e sua repercussão na aprendizagem escolar. Imitação e cópia como problemas de aprendizagem. Cinestesia, imaginação e simbolismo na arte da criança e do adolescente. A oficina de arte. O fazer artístico e a educação estética.
LITERATURA INFANTIL
Departamento de lotação: DLA
Código: 06156
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: O aparecimento da literatura infantil no Brasil. A modernização da literatura infantil brasileira. A expansão da literatura infantil. A nova literatura infantil brasileira. A leitura em sala de aula/metodologia. Estudo prático e análise de textos na literatura infantil.
Quarto Ano
Disciplinas
SEMINÁRIO TEÓRICO-PRÁTICO DA AÇÃO EDUCATIVA
Departamento de lotação: DECC
Código: 09477
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Produção textual crítico reflexivo, fundamentada em atividades teórico-experiencial na área educativa.
Atividades
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Departamento de lotação: DECC
Código: 09481
Carga horária semanal: 5 h/a
Créditos: 05
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico - científico.
SEMINÁRIO DE PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS
Departamento de lotação: DECC
Código: 09482
Carga horária semanal: 5 h/a
Créditos: 05
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente produzindo conhecimentos contextualizados.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
PSICOPEDAGOGIA DO ADULTO
Departamento de lotação: DECC
Código: 09187
Carga horária semanal: 03
Créditos: 03
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: optativo
Regime de oferta: semestral
Ementa: A vida adulta como dimensão existencial de desenvolvimento da personalidade. A problemática da educação da educação de adultos na realidade brasileira. Problemas relativos a operacionalização do ensino supletivo. Educação permanente.
GINÁSTICA
Departamento de lotação: DECC
Código: 09904
Carga horária semanal: 2h/a
Créditos: 02
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: optativo
Regime de oferta: semestral
Ementa: Discussão e experimentação de atividades corporais com ênfase na autonomia e suas relações com a saúde, cultura e sociedade.
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Departamento de lotação: DEMAT
Código: 01063
Carga horária semanal: 2h/a
Créditos: 02
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: optativo
Regime de oferta: semestral
Ementa: Histórico. Processamento de dados. Evolução dos dispositivos de cálculo. Computadores. Classificação. Uso de microcomputadores. Utilização de um processador de texto. Uso de computadores de grande porte. Acesso aos bancos de dados da FURG. Aplicações em áreas de conhecimento específico.
4. Criar e incluir as seguintes disciplinas e atividades do QSL do Curso de Pedagogia Educação Infantil:
Segundo Ano
Disciplinas
PSICOLOGIA DA INFÂNCIA
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 1º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Diferentes abordagens psicológicas das infâncias. As interações das crianças em diversos contextos e os fatores de influências no cotidiano infantil. Temas contemporâneos da vida infantil, riscos psicossociais e possibilidades de ação e intervenção.
ESTUDO SOCIAL DA INFÂNCIA
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Estudo da história social da infância e das famílias. Modos de socialização e subjetivações das infâncias em diferentes meios sociais.
MÍDIAS E INFÂNCIAS
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 2º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Análise frente à produção, o funcionamento e à recepção de processos da cultura das mídias e dos processos mediáticos, na organização simbólica na sociedade contemporânea. Exame do papel do campo da mídia na organização e na construção do campo das culturas infantis, principalmente, as formas e as estratégias que estruturam experiências culturais da sociedade de consumo de massa.
Terceiro Ano
Disciplinas:
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL I
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Estudo das questões teórico-metodológicas de autores que contribuíram para a construção das pedagogias para a infância, do século XIX à contemporaneidade.
CONSTRUÇÃO SOCIAL DA LINGUAGEM E DO CONHECIMENTO
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: A relação do sujeito com a linguagem e com o outro na sua constituição enquanto ser sócio-histórico-cultural. O pensamento e a linguagem oral e escrita na infância: a questão da mediação semiótica nos espaços educativos e as relações da oralidade e da escrita.
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL II
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação:1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: As relações sociais, culturais, afetivas em espaços de Educação Infantil. Discussão sobre a avaliação, o registro, a reflexão e a documentação do processo educativo. Estudo de propostas metodológicas contemporâneas em espaços formais e não-formais.
JOGOS, BRINQUEDOS E CULTURAS
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 3 h/a
Créditos: 3
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: O papel e a função do brinquedo e do jogo na Educação Infantil e na vida social da criança. As visões históricas e culturais do brincar. A importância dos processos lúdicos na construção da subjetividade e a relação entre brincadeiras, criatividade, culturas e desenvolvimento/aprendizado infantil.
COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL I
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Estudo e problematização das concepções de cotidiano, rotina e ritual e suas implicações na prática pedagógica da Educação Infantil. Estudo do tempo e do espaço e suas marcas no currículo e nos processos de subjetivação infantil.
Atividades
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL I
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da instituição, investigação das comunidades que a instituição recebe, funcionamento administrativo, regimento escolar e a função e o papel da coordenação pedagógica. Ações educativas na Educação Infantil.
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL II
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º período do 3º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Pesquisa do contexto e da organização pedagógica da instituição: Rotina educativa diária, participação em reuniões administrativo-pedagógicas; proposta pedagógica, observações e acompanhamento da prática da sala de aula desenvolvida por profissionais, entrevistas com docentes, organização do projeto de estágio. Ações educativas na Educação Infantil.
Quarto Ano
Disciplinas
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL III
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Estudo do currículo na Educação Infantil e aspectos específicos da prática pedagógica com crianças de zero a seis anos em espaços educativos. Análise de propostas e referenciais institucionais.
OFICINAS DE BRINQUEDOS
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Oficinas de brinquedos com diversos recursos materiais e simbólicos. A construção de brinquedos nos espaços educativos. Estudo e resgate das culturas infantis a partir das brincadeiras populares.
COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL II
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2 h/a
Créditos: 2
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Estudo das relações entre crianças e os vários tipos de conhecimentos nos diversos contextos educativos.
ÉTICA E EDUCAÇÃO
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: A educação como (re)construção de uma ordem social-profissional fundamentada em valores éticos. O comportamento ético do professor como possibilidade, norma e necessidade. O professor frente ao dualismo ético: o ato humano e a competência profissional. A crise da ética na ciência e na educação.
Atividades
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL III
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 4 h/a
Créditos: 4
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 1º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Vivencia oficinas pedagógicas na Educação Infantil: planejamento, atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão da ação na vivência do processo. Encaminhamento da proposta de atividade prática de sala de aula.
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL IV
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 15 h/a
Créditos:15
Sistema de avaliação: 2
Localização no QSL: 2º período do 4º ano
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Atividade interdisciplinar
Ementa: Realiza a prática docente na Educação Infantil. Aprofunda e sistematiza uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico-científico. Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente e produz conhecimentos contextualizados.
DISCIPLINA OPTATIVA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS
Departamento de lotação: DECC
Código: a determinar
Carga horária semanal: 2h/a
Créditos: 02
Sistema de avaliação: 1
Localização no QSL: 1º ou 2º período do 3º ano
Caráter: optativo
Regime de oferta: semestral
Ementa: Definição de educação profissional . Papel do pedagogo no planejamento da formação profissional . A integração da formação ético - política, técnica e de auto - gestão do trabalhador. A educação profissional básica como legenda das políticas educacionais brasileira.
5. Alterar a localização da seguinte disciplina do QSL do Curso de Pedagogia Educação Infantil:
Disciplina: Literatura Infantil
Código: 06156
Localização: do 7º para o 6º período
6. Alterar a ementa e a localização da seguinte disciplina do QSL do Curso de Pedagogia Educação Infantil:
Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil
Lotação: DECC
Código: 09420
Carga horária semanal: 3h/a
Créditos: 3
Sistema de Avaliação: I
Localização: do 6º período para o 5º período
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Nova ementa: Estudo da história social da infância no Brasil e as suas diversas formas de atendimento, do século XIX à contemporaneidade.
7. Alterar o nome e a localização, mantendo a ementa e o número de créditos da disciplina Cuidado e Educação para:
Tópicos Específicos da Educação Infantil
Lotação: DECC
Código: a determinar
Créditos: 4
Sistema de Avaliação: I
Localização: do 7º para o 4º período
Caráter: obrigatório
Regime de oferta: semestral
Ementa: Estudo dos princípios fundamentais que articulam cuidado/educação como objetivos indissociáveis no cotidiano dos diversos contextos educativos que atendem crianças de zero a seis anos.
8. Alterar a carga horária do Curso de Pedagogia Educação Infantil:
Disciplinas Obrigatórias 2.175 h/a
Disciplinas Optativas 60 h/a
Atividades Complementares 200 h/a
Estágio Curricular Obrigatório 405 h/a
Carga Horária Total do Curso 2.840 h/a
Práticas Pedagógicas (Já incluídas nas disciplinas obrigatórias e atividades num total de 400 horas)
9. Aprovar o tempo de integralização mínimo de conclusão do Curso de Pedagogia Educação Infantil em 8 semestres e máximo em 14 semestres; a carga horária semanal máxima em 32 h/a e a mínima em 14 h/a.
10. Definir em 22 o número de vagas para o Curso de Pedagogia Educação Infantil.
11. Ampliar para 400 h/a as atividades de Práticas Pedagógicas integrantes das disciplinas e atividades do Curso de Pedagogia Educação Infantil, conforme regulamentação da ComCur de Pedagogia.
12. Instituir o Estágio Curricular Obrigatório de 405 h/a:
Estágio em Educação Infantil I 60 h/a
Estágio em Educação Infantil II 60 h/a
Estágio em Educação Infantil III 60 h/a
Estágio em Educação Infantil IV 225 h/a
13. Aprovar 200 horas de atividades complementares para o Curso de Pedagogia Educação Infantil.
Observação: As Atividades Complementares, as Práticas Pedagógicas, os Estágios Supervisionados, as Atividades Integradoras, o Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas serão regulamentados pela Comissão de Curso de Pedagogia.
14. Aprovar o seguinte Plano de Equivalência:
CÓD. |
DISCIPLINA |
QSL |
CRÉD. |
TIPO |
CÓD. |
EQUIVALÊNCIA DISCIPLINA |
QSL |
CRÉD. |
TIPO |
09283 |
Filosofia da Educação |
1 e 2/1 |
08 |
Obrig. |
09024 09025 |
Filosofia da Educação I Filosofia da Educação II |
1/2 2/2 |
04 04 |
Obrig. Obrig. |
09282 |
Sociologia da Educação |
1 e 2/1 |
08 |
Obrig. |
09031 09032 |
Sociologia da Educação I Sociologia da Educação II |
1/2 2/2 |
03 03 |
Obrig. Obrig. |
09435 |
Psicologia da Educação |
1 e 2/1 |
08 |
Obrig. |
09039 09040 |
Psicologia da Educação I Psicologia da Educação II |
2/1 1/2 |
03 03 |
Obrig. Obrig. |
09455 |
História da Educação Brasileira |
1 e 2/1 |
06 |
Obrig. |
09051 09052 |
História da Educação I História da Educação II |
2/1 1/2 |
03 03 |
Obrig. Obrig. |
09456 |
Didática V |
1 e 2/1 |
04 |
Obrig. |
09076 |
Didática I |
1/2 |
0 6 |
Obrig. |
06347 |
Produção Textual |
1 e 2/1 |
04 |
Obrig. |
06028 06029 |
Português Básico I Português Básico II |
1/1 2/1 |
03 03 |
Obrig. Obrig. |
09458 |
Fund. E Metod. da Pesq. em Educação |
1 e 2/2 |
04 |
Obrig. |
09012 09408 |
Introd. à Metod. Científica Fund. da Pesq. Educacional |
1/1 2/2 |
03 04 |
Obrig. Obrig. |
09436 |
Políticas Públicas de Educação |
1 e 2/2 |
04 |
Obrig. |
09288 |
Org. Func. Da Escola Brasileira |
2/3 |
04 |
Obrig. |
Det. |
Psicologia da Infância |
1/4 |
04 |
Obrig. |
09041 |
Psic. da Educ. II |
2/2 |
03 |
Obrig. |
09460 |
Corporeidade e Movimento |
1/2 |
04 |
Obrig. |
09405 09407 |
Vivências Corporais I A Criança e a Ed. Física |
2//2 1/4 |
02 02 |
Obrig. Obrig. |
09461 |
Didática VI |
1 e 2/2 |
08 |
Obrig. |
09077 |
Didática II |
2/2 |
06 |
Obrig. |
09462 |
Psic. Educ.dos Portadores de Neces. Especiais |
1 e 2/2 |
04 |
Obrig. |
09410 |
Educação Especial |
2/1 |
03 |
Opt. |
09463 |
Infâncias, Culturas e Educação |
2/2 |
04 |
Obrig. |
09406 |
Infância e Cultura I |
1/2 |
03 |
Obrig. |
Det. |
Tópicos Esp. da Ed. Infantil |
2/2 |
04 |
Obrig. |
09417 |
Cuidado e Educação |
1/4 |
04 |
Obrig. |
Det. |
Fund. E Metod. Ed. Infantil I , II e III |
1/3 2/3 1/4 |
04 04 04 |
Obrig. |
09418 09419 |
Metod. da Ed. Infantil I e II |
2/3 1/4 |
06 06 |
Obrig. |
06351 |
Arte e Ling. na Educ. |
1/3 |
04 |
Obrig. |
06343 06344 |
A Arte na Educ. I A Arte na Educ. II |
1/3 2/3 |
03 03 |
Obrig. Obrig. |
Det. |
Cotidiano da Educação Infantil I e II |
2/3 1/4 |
04 02 |
Obrig. |
09421 |
Cotidiano da Ed. Infantil |
1/4 |
05 |
Obrig. |
Det. |
Oficinas de Brinquedos |
1/4 |
04 |
Obrig. |
09409 |
Psicologia do Jogo |
1/3 |
03 |
Obrig. |
Det. |
Ética e Educação |
1/4 |
04 |
Obrig. |
09166 |
Ética Profissional |
2/3 |
03 |
Obrig. |
09477 |
Sem. Teórico-Prático da Ação Educ. |
1/4 |
03 |
Obrig. |
09168 |
Métodos e Téc. da Pesq. Pedag. |
1/3 |
04 |
Obrig. |
Det. |
Estágio na Educação Infantil IV |
2/4 |
15 |
Obrig. |
09432 |
Est. Sup. na Educ. Infantil |
2/4 |
14 |
Obrig. |
15. Aprovar o plano de implantação do Curso de Pedagogia Educação Infantil:
DISCIPLINAS |
CÓDIGO |
INÍCIO DE OFERECIMENTO |
TURNO OFERECIMENTO |
Filosofia da Educação |
09283 |
1 e 2/2005 |
Manhã |
Sociologia da Educação |
09282 |
1 e 2/2005 |
Manhã |
Psicologia da Educação |
09435 |
1 e 2/2005 |
Manhã |
História da Educação Brasileira |
09455 |
1 e 2/2005 |
Manhã |
Didática V |
09456 |
1 e 2/2005 |
Manhã |
Produção Textual |
06347 |
1 e 2/2005 |
Manhã |
Atividades Integradoras I |
09457 |
1 e 2/2005 |
Manhã |
Fundamentos e Metodologias da Pesquisa em Educação |
09458 |
1 e 2/2005 |
Manhã |
Políticas Públicas de Educação |
09436 |
1 e 2/2005 |
Manhã |
Psicologia da Infância |
a determinar |
1/2005 |
Manhã |
Corporeidade e Movimento |
09460 |
1/2005 |
Manhã |
Didática VI |
09461 |
1 e 2/2005 |
Manhã |
Psic. Educ. dos Portadores de Necessidades Especiais |
09462 |
1 e 2/2005 |
Manhã |
Estudo Social da Infância |
a determinar |
1/2005 |
Manhã |
Infâncias, Culturas e Educação |
09463 |
2/2005 |
Manhã |
Tópicos Especiais da Educação Infantil |
a determinar |
2/2005 |
Manhã |
Mídias e Infâncias |
a determinar |
2/2005 |
Manhã |
Atividades Integradoras II |
09465 |
1 e 2/2005 |
Manhã |
Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil I |
a determinar |
1/2006 |
Manhã |
Fundamentos da Educação Infantil |
09420 |
1/2006 |
Manhã |
Construção Social da Ling. e do Conhecimento |
a determinar |
1/2006 |
Manhã |
Arte e Ling. na Educação |
06351 |
1/2006 |
Manhã |
Estágio na Ed. Infantil I |
a determinar |
1/2006 |
Manhã |
Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil II |
a determinar |
2/2006 |
Manhã |
Jogos, brinquedos e culturas |
a determinar |
2/2006 |
Manhã |
Literatura Infantil |
06156 |
2/2006 |
Manhã |
Cotidiano da Educação Infantil I |
a determinar |
2/2006 |
Manhã |
Estágio na Ed. Infantil II |
a determinar |
2/2006 |
Manhã |
Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil III |
a determinar |
1/2007 |
Manhã |
Oficinas de Brinquedos |
a determinar |
1/2007 |
Manhã |
Cotidiano da Educação Infantil II |
a determinar |
1/2007 |
Manhã |
Sem. Teórico-Prático da Ação Educativa |
09477 |
1/2007 |
Manhã |
Ética e Educação |
a determinar |
1/2007 |
Manhã |
Estágio na Educação Infantil III |
a determinar |
1/2007 |
Manhã |
Trab. de Conclusão de Curso |
09481 |
2/2007 |
Manhã |
Estágio na Educação Infantil IV |
a determinar |
2/2007 |
Manhã |
Seminário de Proposições Pedagógicas |
09482 |
2/2007 |
Manhã |
16. Aprovar o plano de último oferecimento das disciplinas do curso de Pedagogia Educação Infantil código 236:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
OFERECIMENTO |
1o Período |
1o Semestre |
|
09217 |
Psicologia Geral I |
2005 |
09029 |
Sociologia I |
2005 |
09022 |
Filosofia I |
2005 |
01063 |
Introdução à Computação |
2005 |
09012 |
Introdução à Metodologia Científica |
2005 |
09189 |
Relações Interpessoais I |
2005 |
06028 |
Português Básico I |
2005 |
2o Período |
2o Semestre |
|
09039 |
Psicologia da Educação I |
2005 |
09030 |
Sociologia II |
2005 |
09023 |
Filosofia II |
2005 |
09184 |
|
2005 |
09192 |
Tecnologia Educacional |
2005 |
09051 |
História da Educação I |
2005 |
06029 |
Português Básico II |
2005 |
09410 |
Educação Especial |
2005 |
09187 |
Psicopedagogia do Adulto |
2005 |
09410 |
Educação Especial |
2005 |
3o Período |
1o Semestre |
|
09040 |
Psicologia da Educação II |
2006 |
09031 |
Sociologia da Educação I |
2006 |
09024 |
Filosofia da Educação I |
2006 |
09185 |
Psicomotricidade I |
2006 |
09076 |
Didática I |
2006 |
09052 |
História da Educação II |
2006 |
09406 |
Infância e Cultura I |
2006 |
4o Período |
2o Semestre |
|
09041 |
Psicologia da Educação III |
2006 |
09032 |
Sociologia da Educação II |
2006 |
09025 |
Filosofia da Educação II |
2006 |
09405 |
Vivências Corporais I |
2006 |
09077 |
Didática II |
2006 |
09161 |
Educação Comparada |
2006 |
09408 |
|
2006 |
5o Período |
1o Semestre |
|
09042 |
Psicologia da Educação IV |
2007 |
06343 |
A Arte na Educação I |
2007 |
09409 |
Psicologia do Jogo |
2007 |
09168 |
Métodos e Técnicas da Pesquisa Pedagógica |
2007 |
09288 |
Organização e Funcionamento da Escola Brasileira |
2007 |
01168 |
Estatística Aplicada à Educação |
2007 |
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
OFERECIMENTO |
6o Período |
2o Semestre |
|
09190 |
Relações Interpessoais II |
2007 |
06344 |
A Arte da Educação II |
2007 |
09166 |
Ética Profissional |
2007 |
09418 |
Metodologia da Ed. Infantil I |
2007 |
09412 |
Metodologia do Ensino Médio II |
2007 |
09416 |
Políticas Públicas da Educação Infantil |
2007 |
7o Período |
1o Semestre |
|
09411 |
Dificuldades de Aprendizagem |
2007 |
09417 |
Cuidado e Educação |
2007 |
09419 |
Metodologia da Educação Infantil II |
2007 |
09421 |
Cotidiano da Educação Infantil |
2007 |
09407 |
A Criança e a Educação Física |
2007 |
8o Período |
2o Semestre |
|
09413 |
Estágio Supervisionado Psicologia - Ensino Médio I |
2007 |
09414 |
Estágio Supervisionado Didática - Ensino Médio I |
2007 |
09415 |
Estágio Supervisionado Sociologia - Ensino Médio I |
2007 |
09432 |
Estágio Supervisionado Educação Infantil |
2007 |
17. Aprovar o seguinte plano de adaptação:
17.1. Plano de adaptação especial ao novo currículo de Pedagogia Educação Infantil a funcionar em 2005 para os ingressantes no Curso de Pedagogia Educação Infantil em 2004:
O presente plano tem como objetivo adaptar os alunos ingressantes via Processo Seletivo 2004 no curso de Pedagogia Educação Infantil código 236, ao novo currículo do curso de Pedagogia Educação Infantil, com código ainda a determinar e que terá seu primeiro ingresso via Processo Seletivo no ano de 2005. Para a efetivação do plano de adaptação, propomos o seguinte quadro de equivalência especial que terá validade somente no ano de 2005:
Código |
Disciplina |
QSL |
Créd. |
Caráter |
Cód. |
Equivalência/ disciplina |
QSL |
Créd. |
Caráter |
09217
09039 |
Psicologia Geral I
Psicologia da Educação I |
1/1
2/1 |
4
3 |
Obrig.
Obrig. |
09435 |
Psicologia da Educação |
1 e 2/1 |
8 |
Obrig. |
09029
09030 |
Sociologia I
Sociologia II |
1/1
2/1 |
4
4 |
Obrig.
Obrig. |
09282 |
Sociologia da Educação |
1 e 2/1 |
8 |
Obrig. |
09022
09023 |
Filosofia I
Filosofia II |
1/1
2/1 |
4
4 |
Obrig.
Obrig. |
09283 |
Filosofia da Educação |
1 e 2/1 |
8 |
Obrig. |
09012 |
Introdução à Metod. Científica |
1/1 |
3 |
Obrig. |
09458 |
Fund. e Metod. da Pesq. em Educação |
1 e 2/2 |
4 |
Obrig. |
06028
06029 |
Português Básico I
Português Básico II |
1/1
2/1 |
3
3 |
Obrig.
Obrig. |
06347 |
Produção Textual |
1 e 2/1 |
4 |
Obrig. |
09051 |
História da Educ. I |
2/1 |
3 |
Obrig. |
09455 |
História da Educ. Brasileira |
1 e 2/1 |
6 |
Obrig. |
A partir da observância deste plano de equivalência, os alunos ingressantes em 2004 que não obtiverem reprovações, serão matriculados no 2º ano do novo currículo de Pedagogia Educação Infantil, com código a determinar. Para esses alunos, no 2º ano do curso serão oferecidas as seguintes disciplinas:
- Didática V código 09456
- Políticas Públicas de Educação código 09436
- Psicologia da Infância código a determinar
- Infâncias, culturas e Educação código 09463
- Corporeidade e Movimento código 09460
- Tópicos Específicos da Educação Infantil código 09417
- Didática VI código 09461
- Psicologia Educacional dos Portadores de Necessidades Especiais código 09262
- Estudo Social da Infância código a determinar
- Mídias e Infâncias código a determinar
- Atividades Integradoras I código 09457
- Atividades Integradoras II - 09465
Atividades Integradoras I contemplará conhecimentos e conteúdos relevantes de forma a complementar as disciplinas trabalhadas no ano de 2004, tomando como base o eixo orientador " Contextualização da Educação".
Os alunos que ingressaram no curso de Pedagogia Educação Infantil código 236 em 2004, se reprovarem em alguma disciplina, farão a disciplina equivalente do primeiro ano do novo currículo em 2005. Isto não impedirá que os mesmos matriculem-se nas disciplinas possíveis do 2º ano do currículo novo.
Os casos omissos a este plano de adaptação, serão analisados e decididos pela Comissão de Curso de Pedagogia.
17.2. Plano de Adaptação ao novo currículo de Pedagogia Educação Infantil para os alunos ingressantes no Curso de Pedagogia código 236 em anos anteriores a 2004:
Para os alunos que ingressaram no Curso de Pedagogia Educação Infantil código 236 até 2003, será considerado o plano de último oferecimento das disciplinas para este desenho curricular. Os alunos que até 2007 não tiverem concluído o curso, serão automaticamente enquadrados no novo currículo do curso de Pedagogia Educação Infantil. Para esses alunos será considerado o plano de equivalência de disciplinas aprovado por esta deliberação.
18. Aprovar os pré-requisitos das disciplinas discriminadas a seguir:
DISCIPLINAS |
CÓDIGO |
PRÉ-REQUISITOS |
CÓDIGO |
Fund. e Metod. da Educação Infantil II |
A determinar |
Fund. E Metod. da Educação Infantil I |
A determinar |
Fund. e Metod. da Educação Infantil III |
A determinar |
Fund. E Metod. da Educação Infantil II |
A determinar |
Cotidiano da Ed. Infantil II |
A determinar |
Cotidiano da Ed. Infantil I |
A determinar |
Psicologia da Infância |
A determinar |
Psicologia da Educação |
09435 |
Os estágios terão as seguintes restrições:
- O Estágio na Educação Infantil I só poderá ser realizado após a integralização das disciplinas e atividades que correspondem ao primeiro e segundo anos do curso;
- O Estágio na Educação Infantil II só poderá ser realizado após o Estágio na Educação Infantil I;
- O Estágio na Educação Infantil III só poderá ser realizado após o Estágio na Educação Infantil II;
- Para vivenciar o Estágio IV o aluno deverá ter cursado todas as disciplinas e atividades obrigatórias e optativas compreendidas até a integralização do 7º período do curso;
- Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas só poderão ser realizados no momento em que o aluno estiver cursando o Estágio na Educação Infantil IV.
19. Excluir o apostilamento Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, do Curso de Pedagogia Educação Infantil.
20. Aprovar o QSL do Curso de Pedagogia Educação Infantil em Anexo.