SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 029/2008
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 15 DE AGOSTO DE 2008
Dispõe sobre a criação do Curso de Especialização em Mídias na Educação.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 15 de agosto de 2008, Ata 463,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do Curso de Especialização em Mídias na Educação, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPE
ESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
2.1 Nível do Curso
Pós-Graduação em nível de Especialização lato sensu.
2.2 Objetivo Geral:
Capacitar em nível de pós-graduação lato sensu (especialização) os professores da educação básica da rede pública de ensino, como forma direta de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, considerando como fator decisivo o uso integrado das mídias no processo educativo.
2.3 Objetivos Específicos:
- Proporcionar uma visão geral das mídias, caracterizando-as e fundamentando práticas pedagógicas de utilização em sala de aula;
- Discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação;
- Trabalhar as mídias apresentadas de maneira que o caráter teórico-prático das atividades busque facilitar o processo de conhecimento e interação entre educadores e educandos por meio da utilização da tecnologia;
- Possibilitar aos professores e alunos uma dinâmica de trabalho interativa em que diferentes formas de comunicação possam ser estabelecidas tanto de forma síncrona como assíncrona, tendo como base a plataforma e-ProInfo <http://www.eproinfo.mec.gov.br/>;
- Explorar o potencial dos Programas da SEED/MEC (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived) e os desenvolvidos por IES ou Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, no Projeto Político Pedagógico da escola, sua gestão no cotidiano escolar e sua disponibilidade à comunidade.
- Elaborar propostas concretas para utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento.
- Desenvolver estratégias de utilização autoral das mídias disponíveis e de formação do leitor crítico.
- Elaborar projeto de uso integrado das mídias disponíveis.
2.4 Número de Vagas
50 (cinqüenta) vagas.
2.5 Estrutura e Funcionamento do Curso:
O curso será realizado em quatro etapas à distância: I etapa (129 horas), II etapa (acréscimo de 84 horas, totalizando 213 horas), III etapa (acréscimo de 38 horas, totalizando 251 horas e IV etapa (acréscimo de 129 horas totalizando 380 horas), buscando estudar, discutir e analisar a integração das diferentes mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, promovendo a diversificação de linguagens e o estímulo à autoria e co-autoria em diferentes mídias.
Todo o programa será disponibilizado no ambiente e-ProInfo, sendo que as atividades envolverão a análise e autoria dos participantes individualmente e em grupo. A interação entre os participantes será estimulada através de chat, listas de discussão e fóruns.
Para garantir que se estabeleça uma comunicação efetiva entre alunos, professores e tutores, os ciclos estão organizados prevendo o desenvolvimento das atividades na modalidade à distância, tendo, porém, no mínimo três encontros presenciais em cada etapa, excetuando-se a etapa III que prevê somente um encontro.
2.6 Período de realização:
Para o primeiro oferecimento do curso: agosto de 2008 a dezembro de 2009.
Para os anos subseqüentes o curso será oferecido sempre a partir do primeiro semestre de cada ano.
2.7 Caracterização das disciplinas
A distribuição das disciplinas nas etapas e as respectivas ementas são apresentadas a seguir:
Etapa I Aperfeiçoamento em Integração em Mídias I (129h: 105h conteúdo + 24h atividades presenciais)
Nome da disciplina: Integração em mídias na educação
Carga horária: 30 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira
Ementa: Definição de Mídia e Tecnologia; Análise da evolução das Mídias; Abordagem de novas terminologias como multimídia, hipertexto, hipermídia e tecnologias da informação e comunicação; Reflexões sobre o papel da tecnologia da informação e comunicação na educação.
Nome da disciplina: Informática e internet
Carga horária: 15 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira
Ementa: Análise do ambiente que a Informática propicia aos professores para apoiar atividades de ensino aprendizagem; Estudo dos componentes básicos do computador; Definição de Sistemas Operacionais (SO) e Aplicativos; Internet: características e serviços, aspectos de segurança a serem considerados visando uma utilização apropriada, eficiente e segura da Informática e da Internet na escola.
Nome da disciplina: TV e Vídeo
Carga horária: 15 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira
Ementa: Análise do contexto sócio-educativo da televisão e do vídeo; Abordagem dos conceitos básicos sobre a linguagem utilizada na televisão; Noções básicas sobre os aspectos tecnológicos da produção de um vídeo educativo.
Nome da disciplina: Rádio
Carga horária: 15 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira
Ementa: Rádio como elemento integrado ao cotidiano escolar e a outras mídias: reflexão e abordagem didático-pedagógica sobre as diversas etapas e formas de sua utilização; Análise de aspectos conceituais básicos para a compreensão do papel do rádio na educação.
Nome da disciplina: Material impresso
Carga horária: 15 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira
Ementa: Histórico da escrita: desde os manuscritos até os primeiros impressos; Abordagem dos impressos em tempos audiovisuais e na era da informática: da linearidade à hipertextualidade; Criação do texto e construção de conhecimento na Internet: estudo das diferentes formas de apresentação do texto no formato digital e o trabalho com a mídia impressa utilizando recursos audiovisuais e hipertextuais; Análise dos diversos materiais impressos disponíveis ou acessíveis aos professores no trabalho pedagógico: Livros Didáticos e Paradidáticos, Enciclopédias, Jornais, Propaganda, Histórias em Quadrinhos, Cordel, Revistas (Impressas e Online), Mapas e Projetos Integrando Mídias.
Nome da disciplina: Gestão
Carga horária: 15 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira
Ementa: Diagnostico e avaliação das tecnologias existentes na escola: análise de novas possibilidades de uso das tecnologias na escola; Conceitos de Gestão, Tecnologias e Mídias: analise das implicações da gestão da prática pedagógica; Conceitos de ambientes de aprendizagem e de projeto: construção de um esboço de Projeto sobre a Integração de Mídias nas atividades pedagógicas.
Nome da disciplina: Atividades presenciais I
Carga horária: 24 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira
Ementa: Integração de estudantes e educadores (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo, ambiente virtual (e-ProInfo) e análise da organização e programação dos estudos ao longo do Curso (realizada no primeiro encontro presencial); Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro intermediário); Análise das atividades desenvolvidas, apresentação do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso (realizada no encontro presencial final deste ciclo).
Etapa II Aperfeiçoamento em Integração em Mídias II (84h: 60h conteúdo + 24h atividades presenciais)
Nome da disciplina: TV e vídeo: desenvolvendo projetos audiovisuais educativos
Carga horária: 15 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Décio Dolci e Tanise Novello
Ementa: Análise das correlações entre tecnologia, tecnologia educativa e currículo; Inserção das tecnologias da informação e da comunicação no currículo escolar: elaboração de pensamento crítico; Pedagogia de projetos e metodologias de trabalho para o desenvolvimento de projetos audiovisuais educativos.
Nome da disciplina: Aspectos históricos, socioculturais e tecnológicos do rádio e a educação
Carga horária: 15 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Décio Dolci e Tanise Novello
Ementa: Rádio e seu papel na construção de ecossistemas comunicativos; Histórico do rádio: mudanças de tecnologia, formatos e conteúdos ao longo dos anos e suas implicações socioculturais; Utilização do rádio: aspectos sociais, culturais e educativos; Possibilidades para a implantação de uma rádio na escola.
Nome da disciplina: Gêneros textuais
Carga horária: 15 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Décio Dolci e Tanise Novello
Ementa: Características básicas dos gêneros textuais; Gêneros textuais da mídia impressa e de suas especificidades: reflexões sobre seu uso em práticas didático-pedagógicas; Criação de atividades de leitura e produção de textos da mídia impressa fundamentada na noção de gênero textual.
Nome da disciplina: O uso da informática na prática pedagógica
Carga horária: 15 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Décio Dolci e Tanise Novello
Ementa: Conceito do processo ensino-aprendizagem e seus componentes (objetivo, conteúdo, método, recursos didáticos, avaliação e a relação professor-aluno): análise em uma perspectiva sistêmica; Conceito de recursos didáticos: contribuições dos mesmos para o processo ensino-aprendizagem do ponto de vista fisiológico, psicológico e pedagógico. Análise dos aspectos relevantes sobre a questão da utilização das TICs na educação, especificamente o computador, como recurso didático no processo ensino-aprendizagem.
Nome da disciplina: Atividades presenciais II
Carga horária: 24 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Décio Dolci e Tanise Novello
Ementa: Integração de estudantes e educadores (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo e análise da organização e programação dos estudos ao longo do Curso.Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro presencial intermediário);
Análise das atividades desenvolvidas, apresentação do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso (realizada no encontro presencial final deste ciclo).
Etapa III - Desenvolvimento de Projeto (38h: 30h conteúdo + 08 atividades presenciais)
Nome da disciplina: Desenvolvimento de Projeto
Carga horária: 30 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Rosa Cunha e Décio Dolci
Ementa: Definição do tema que será investigado: Revisão da literatura existente e outras fontes de consulta a respeito do assunto ou tema em questão; Justificativa do tema abordado e aprofundamento do assunto em pauta, definindo novas abordagens que se pretende investigar; Escolha da metodologia aplicada, isto é, a maneira como se pretende desenvolver a monografia;
Apresentação de conclusões encontradas e/ou sugestões de prosseguimento de estudos (na defesa da monografia).
Nome da disciplina: Atividades presenciais III
Carga horária: 08 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Rosa Cunha e Décio Dolci
Ementa: Integração de estudantes e educadores; Definição da organização e programação dos estudos, ações e metas que deverão ser desenvolvidas na última etapa do curso.
Etapa IV Aperfeiçoamento em Integração em Mídias III (129h: 105h conteúdo + 24h atividades presenciais)
Nome da disciplina: Linguagem da Mídia Impressa e Visual
Carga horária: 15 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Alexandre Machado e Susane Vieira
Ementa: Análise do acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação a educadores e educandos de escolas públicas brasileiras, como base para a melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e construção da cidadania; Incorporação, diversificação e integração de linguagens, suportes e meios de comunicação, leitura crítica, mediação pedagógica, estímulo à autoria em diferentes mídias, novas competências, novos olhares e novos saberes sobre as mídias, novas possibilidades de expressão, autonomia e criatividade no ensinar e no aprender; Programação visual de páginas impressas e de documentos digitais veiculados com características de hipermídia, envolvendo a escrita, a imagem, o som e a interatividade.
Nome da disciplina: Multimídia educativa - ferramentas de autoria
Carga horária: 15 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Décio Dolci e Suzane Vieira
Ementa: Possibilidades educacionais da internet e diversos softwares, para otimização do ensino em sala de aula de diversas áreas; Histórico da educação a distância, benefícios do uso da multimídia na educação, softwares educacionais, dentre outros pontos importantes para os novos conceitos de educação que vem surgindo juntamente aos novos recursos digitais.
Nome da disciplina: O uso de blogs, flogs, webquest na educação
Carga horária: 15 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Rosa Cunha e Suzane Vieira
Ementa: Funcionamento das ferramentas de criação existentes na web: especificidades e vantagens em sua utilização, quanto à programação e publicação.
Nome da disciplina: Convergência das Mídias
Carga horária: 30 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Alexandre Machado e Suzane Vieira
Ementa: Análise das potencialidades da convergência das mídias na educação bem como dos papéis dos professores, alunos e demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem como autores e designers de projetos; Integração dos meios de comunicação na prática pedagógica: reflexão sobre as possibilidades de uso no contexto escolar
Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica
Carga horária: 30 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Décio Dolci e Suzane Vieira
Ementa: Metodologia básica das ciências sociais, com ênfase na lógica da pesquisa; Critérios de cientificidade do conhecimento; Conceito e estruturação de uma pesquisa: a construção do objeto; Definição do tema da pesquisa, problema, hipótese, procedimentos de investigação e instrumentos de coleta de dados; Análise qualitativa e quantitativa de dados: tipos e normas técnicas de investigação; Características do Trabalho Científico, investigação e fundamentos básicos para elaboração de projetos de pesquisa (justificativa escolha do assunto, formulação da situação-problema, formulação da hipótese ou questão a ser investigada, proposta metodológica, características do estudo); Fundamentos básicos para elaboração da pesquisa e do relatório; Elaboração do trabalho científico;
Implicações de diferentes estratégias metodológicas na condução da pesquisa.
Nome da disciplina: Atividades presenciais IV
Carga horária: 24 horas
Lotação: CTI
Código a determinar
Professores responsáveis: Alexandre Machado e Suzane Vieira
Ementa: Integração de estudantes e professores orientadores da monografia (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo e análise da organização e programação dos estudos ao longo desta última etapa do Curso. (realizada no encontro presencial inicial); Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro presencial intermediário); Análise de atividades desenvolvidas e orientação aos cursistas para elaboração do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso. (realizada no encontro presencial intermediário antes da defesa final);
Desta forma, temos:
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO |
380h (129h (etapa I)+ 84h (etapa II) + 38h (etapa III)+ 129h (etapa IV)) |
CARGA HORÁRIA TOTAL DE ATIVIDADES PRESENCIAIS |
80h (24h (etapa I)+ 24h (etapa II)+ 08h (etapa III) +24h (etapa IV)) Obs. não estão computadas a carga horária relativa a defesa do TCC |
2.8 Processo de avaliação
Após o desenvolvimento das etapas, o aluno deverá comprovar seu aproveitamento, mediante a realização de avaliações definidas pelo corpo docente responsável pelas disciplinas, devendo considerar os seguintes instrumentos de avaliação: trabalhos individuais, trabalhos em grupo, participação nas discussões e sessões de interação síncrona e assíncrona propostas e o Trabalho de Conclusão de Curso.
Estão previstas para o presente curso, três avaliações presenciais, sendo que a primeira ocorrerá no final da primeira etapa (ciclo básico), a segunda no final da etapa II (ciclo Intermediário) e, como encerramento do curso, cada aluno realizará, individualmente, a defesa do TCC.
O sistema educacional de avaliação do Curso está em sintonia com os princípios definidos pela SEED/MEC e a avaliação final será expressa através de uma nota que poderá ir de 0 a 10, de acordo com o Regimento Geral da FURG (Art. 114).
Os alunos deverão apresentar um trabalho final como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação de um dos professores do corpo docente do Programa. A apresentação do trabalho ocorrerá em encontro presencial, com carga horária não incluída no cômputo do somatório das atividades presenciais do Curso.
Será considerado aprovado o aluno que obtiver aproveitamento mínimo de sete (7,0) em cada disciplina; completar as 380 horas que constituem a carga horária do curso e obtiver aprovação no trabalho de conclusão de curso.
O aluno que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialização em Mídias na Educação, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.
2.9 Processo seletivo
Requisitos:
Serão admitidos professores da educação básica da rede pública de ensino, portadores de diploma de curso superior, indicados pelas secretarias estaduais e municipais de educação, de acordo com o número de vagas destinadas ao curso pela SEED\MEC.
Inscrições:
A matrícula dos indicados pela secretarias estaduais e municipais de educação será realizada semestralmente no NEAD/CTI. Os cursistas deverão apresentar além da ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, fotocópia do Diploma de Curso Superior, certidão de nascimento ou casamento.
Processo seletivo:
Serão admitidos os professores da educação básica da rede pública de ensino, portadores de diploma de curso superior, indicados pelas secretarias estaduais e municipais de educação, de acordo com o número de vagas destinadas ao curso pela SEED/MEC.
2.10 Recursos humanos
Por orientação da SEED o número máximo de alunos por orientador é de dez (10) alunos por orientador, no entanto a 5ª câmara sugere que o número máximo não ultrapasse oito (8) orientandos por docente.
A coordenação do curso será composta por um (01) professor do Programa de Pós-Graduação, contando com a assessoria de um (01) secretário.
Para apoio técnico contamos com a equipe de docentes da Área de Informática do CTI.
O número de tutores será adaptado a realidade da demanda, observando, conforme orientação da SEED o número máximo de trinta e cinco alunos por tutor.
Corpo docente:
DOCENTE |
TITULAÇÃO |
DEPARTAMENTO |
Alexandre J. S. Machado |
Doutor/UFRGS |
CTI |
Ivete Martins Pinto |
Mestre/ UFRGS Doutoranda/FURG |
DMAT |
Décio B. Dolci |
Doutor/UFRGS |
CTI |
Rosa Piccoli da Cunha |
Mestre/UFRGS Doutoranda/FURG |
CTI |
Tanise Paula Novello |
Mestre/FURG Doutoranda/FURG |
DECC |
Suzane Rocha Vieira |
Mestre/UFSC Doutoranda/FURG |
DMAT |
Carolina L. Oliveira |
Mestre/UFSC |
Convidada |
Tutoria:
NOME |
TITULAÇÃO |
DEPARTAMENTO |
Patrícia Mendes Calixto |
Mestre/FURG Doutoranda FURG |
Convidada |