Nº 003 - Dispõe sobre criação de disciplinas para o Curso de Licenciatura em Matemática modalidade à distância.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

DELIBERAÇÃO Nº 003/2010

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

 1ª CÂMARA – CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E DO MAR

EM 12 de abril de 2010

 

 

Dispõe sobre criação de disciplinas para o Curso de Licenciatura em Matemática modalidade à distância.

 

 

O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e o Presidente da 1ª CÂMARA DO COEPEA - CÂMARA DE CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E DO MAR, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 12 de abril de 2010,

 

 

D E L I B E R A M:

 

Art. 1º          Aprovar a criação e inclusão das disciplinas abaixo relacionadas, com lotação no IMEF, no Curso de Licenciatura em Matemática modalidade à distância, nos três QSL do curso:

       

Disciplina: Instrumentalização para EaD

Créditos: 4      (T-P)  -  (1-3)  Carga Horária: 60h 

Sistema Avaliação: I  Caráter: Obrigatório

Ementa: Formação tecnológica sobre conceitos básicos de informática e sobre serviços da Internet. Ambientes virtuais de aprendizagem. Ferramentas de interação na EAD e de produção para Web.

 

Disciplina: Funções e Aplicações

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2) Carga Horária: 60h  

Sistema Avaliação: I  Caráter: Obrigatório

Ementa: Relações entre grandezas, crescimento e decrescimento. Proporcionalidade direta e inversa. Modelo linear e exponencial, progressões aritméticas e geométricas. Funções periódicas, polinomiais e racionais.

 

Disciplina: Cálculo e Aplicações I

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2) Carga Horária: 60h  

Sistema Avaliação: I  Caráter: Obrigatório

Ementa: Funções reais de uma variável real, gráficos sob o ponto de vista qualitativo, crescimento e decrescimento. Limites. Derivada como taxa de variação instantânea, velocidade e inclinação de reta tangente, problemas de máximos e mínimos.

 

Disciplina: Filosofia da Educação

Créditos: 3      (T-P)  -  (3-0)   Carga Horária: 45h  

Sistema Avaliação: I    Caráter: Obrigatório

Ementa: Noções iniciais sobre Filosofia, leitura filosófica da Educação com ênfase nos elementos da Ética e da Antropologia Filosófica.

 

 

 

Disciplina: Tecnologias Digitais na Educação Matemática

Créditos: 4      (T-P)  -  (1-3)   Carga Horária: 60h

Sistema Avaliação: I    Caráter: Obrigatório

Ementa: Análise e proposta de utilização de diferentes softwares para o ensino e aprendizagem da Matemática na escola, acompanhada de prática pedagógica. Análise de sites Web na área de Educação Matemática e suas possíveis utilizações no dia-a-dia da sala de aula. Construção de um referencial teórico na área de tecnologia de informação aplicada à Educação Matemática.

 

Disciplina: Geometria Analítica no Plano

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)  Carga Horária: 60h  

Sistema Avaliação: I    Caráter: Obrigatório

Ementa: Coordenadas cartesianas. Equação da reta. Retas paralelas e perpendiculares. Sistemas lineares com duas incógnitas. Aplicações elementares de programação linear. Vetores, produto interno e ortogonalidade. Transformações geométricas. Coordenadas polares e curvas.

 

Disciplina: Teoria do Conhecimento e Epistemologia

Créditos: 3      (T-P)  -  (3-0)   Carga Horária: 45h  

Sistema Avaliação: I    Caráter: Obrigatório

Ementa: Conceituação de conhecimento, verdade, razão, linguagem, lógica e realidade. Teoria do conhecimento e epistemologia na Antigüidade e no Período Moderno.

 

Disciplina: Cálculo e Aplicações III Horária Semanal: 7,5h

Sistema Avaliação: I    Caráter: Obrigatório

Ementa: Curvas e superfícies no espaço em coordenadas cartesianas, esféricas e cilíndricas. Gradiente e direções de crescimento e decrescimento. Integral dupla. Cálculo de volumes.

 

Disciplina: Inclusão Social e Cidadania

Créditos: 3      (T-P)  -  (3-0)   Carga Horária: 45h  

Sistema Avaliação: I    Caráter: Obrigatório

Ementa: Espaço público, sociedade civil e cidadania.  Informação, comunicação e cidadania. Cidadania e inclusão social, dentre elas as questões de gênero, etnia e raça, envelhecimento, necessidades especiais. Práticas de cidadania e globalização.

 

Disciplina: Seminário Integrador V

Créditos: 4      (T-P)  -  (1-3)   Carga Horária: 60h  

Sistema Avaliação: II    Caráter: Obrigatório

Ementa: Preparação, execução e avaliação de experiências de prática de ensino nos conteúdos de formação científico-cultural da etapa 5. Ênfases: aplicações da matemática no contexto da geometria espacial, das relações entre grandezas envolvendo funções de mais de uma variável; o trabalho interdisciplinar nos conteúdos de Matemática e de Física; o uso de software de domínio público no ensino-aprendizagem da Matemática. Publicação da produção em formato webfólio.

 

Disciplina: Introdução à Álgebra Linear

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)    Carga Horária: 60h  

Sistema Avaliação: I     Caráter: Obrigatório

Ementa: Sistemas Lineares e Matrizes. Espaços vetoriais de dimensão dois e três. Transformações lineares no plano e no espaço; isometrias. Autovetores, autovalores e diagonalização. Mudança de base e interpretação geométrica. Cônicas e equação geral de grau dois a duas variáveis.

 

Disciplina: Fenômenos Físicos II

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)     Carga Horária: 60h  

Sistema Avaliação: I      Caráter: Obrigatório

Ementa: Ótica geométrica. Fenômenos Elétricos e Magnéticos. Termodinâmica: Temperatura, Pressão, Entropia, Gás Ideal. Estrutura da Matéria: Átomos, Moléculas e Partículas. Mecânica Estática: Entropia.

 

Disciplina: Seminário Integrador VI

Créditos: 3      (T-P)  -  (1-2)     Carga Horária: 45h   Carga Horária Semanal: 5,6h

Sistema Avaliação: II      Caráter: Obrigatório

Ementa: Preparação, execução e avaliação de experiências de prática de ensino nos conteúdos de formação científico-cultural da etapa 6. Ênfases: aplicações da matemática no contexto das matrizes e transformações, da estatística; o trabalho interdisciplinar nos conteúdos de Matemática e de Física; o uso de software de domínio público no ensino-aprendizagem da Matemática; a pesquisa em Educação Matemática na sala de aula. Publicação da produção em formato webfólio.

 

Disciplina: Álgebra

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)     Carga Horária: 60h  

Sistema Avaliação: I      Caráter: Obrigatório

Ementa: Noções elementares de lógica, relação de conjuntos, equivalência e ordem. Números Inteiros: indução matemática, divisibilidade, algoritmo de Euclides, números primos. Álgebra como Aritmética generalizada: padrões, introdução as variáveis. Álgebra na resolução de problemas: noção de incógnita, resolução de equações. Estruturas algébricas: anéis dos inteiros, anéis de polinômios. Divisibilidade e irredutibilidade. Teorema fundamental da álgebra.  

 

Disciplina: Aplicações da Matemática

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)     Carga Horária: 60h

Sistema Avaliação: I      Caráter: Obrigatório

Ementa: Aplicações às ciências físicas, biológicas e sociais de conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral a uma variável, Séries de Potências de funções de uma variável, Equações Diferenciais Ordinárias e Equações a Diferenças, com ênfase na compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos na modelagem bem como na interpretação e análise gráfica de soluções.

 

Disciplina: Seminário Integrador VII

Créditos: 3      (T-P)  -  (1-2)     Carga Horária: 45h  

Sistema Avaliação: II      Caráter: Obrigatório

Ementa: Preparação, execução e avaliação de experiências de prática de ensino nos conteúdos de formação científico-cultural da etapa 7. Ênfases: a resolução de problemas via aproximações, aplicações da Matemática em diferentes áreas do conhecimento; o uso de software de domínio público no ensino-aprendizagem da Matemática.  Publicação da produção em formato webfólio.

 

Disciplina: Tópicos de Análise

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)     Carga Horária: 60h  

Sistema Avaliação: I      Caráter: Obrigatório

Ementa: Continuidade intuitiva. Formalização de funções contínuas: noção de proximidade geométrica e proximidade métrica. Efeito de assíntotas na continuidade de uma função. Introdução do conceito de . Noções de Seqüências Numéricas: exemplos, convergência, critérios para a convergência: Teorema da Convergência Monótona, aplicações. Noções de Séries: relação entre seqüências e séries, convergência, exemplos de séries geométricas, séries harmônica, aplicações.

 

Disciplina: Pesquisa em Educação Matemática

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)     Carga Horária: 60h  

Sistema Avaliação: I      Caráter: Obrigatório

Ementa: Teorias em Educação Matemática. Metodologias de pesquisa. Análise de resultados da pesquisa recente.  Tendências metodológicas para Educação Matemática.

 

Disciplina: História da Matemática

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)      Carga Horária: 60h

Sistema Avaliação: I       Caráter: Obrigatório

Ementa: Matemática: Espelho da Civilização. A Matemática na Pré-história.  A Gramática da Grandeza, da Ordem e do Número. O que se pode fazer com a Geometria. Os Princípios da Aritmética. As Dimensões do Mundo: Trigonometria. As Origens da Álgebra. O Mundo em Mapa: Triângulos Esféricos. Geometria da Reforma: Gráficos. A Coletivização da Aritmética: Logaritmos. A Aritmética da Reforma e do Crescimento: O Cálculo.

 

Disciplina: Seminário Integrador VIII

Créditos: 3      (T-P)  -  (1-2)     Carga Horária: 45h  

Sistema Avaliação: II     Caráter: Obrigatório

Ementa: Preparação, execução e avaliação de experiências de prática de ensino nos conteúdos curriculares de natureza científico-cultural da etapa 8. Ênfases: a história da Matemática como motivação para a aprendizagem; os números irracionais que estão na escola, funções elementares sob o ponto de vista avançado.

 

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso

Créditos: 14      (T-P) - (4-10)     Carga Horária: 210h  

Sistema Avaliação: I      Caráter: Obrigatório

Ementa: Organização final da produção publicada no Webfólio para compor o TCC (monografia); organização final das animações/simulações/hipertextos contidos no Webfólio.

 

Art. 2º          A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPEA

 

 

 

 

Prof. Dr. Maurício Magalhães Mata

PRESIDENTE DA 1ª CÂMARA DO COEPEA

CÂMARA DE CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E DO MAR