Nº 008

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

DELIBERAÇÃO Nº 008/2020
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
2ª CÂMARA – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
EM 14 DE DEZEMBRO DE 2020


Dispõe sobre alteração curricular no curso de Enfermagem.

O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em Exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e o Presidente da 2ª Câmara do COEPEA – CÂMARA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 14 de dezembro de 2020, em conformidade ao constante no processo nº 23116.003628/2020-17,


D E L I B E R A M:


Art. 1º Aprovar a criação e inclusão de 3 (três) disciplinas, conforme características abaixo:

a) Terapias de toque vibracional no contexto socioambiental
Lotação: Escola de Enfermagem Duração: Semestral
Caráter: Optativa Localização no QSL: 6° Semestre
Carga horária: 30 horas Créditos: 2
Sistema de avaliação: II Pré-requisito: Não
Impeditiva: Não
Ementa: Conceito de energia no contexto socioambiental Cospos Sutis e Campo de Energia Humano. Chakras. Nadis e Meridianos. Terapias de Toque Vibracional (Reiki- Sistema Usui e Toque Terapêutico - modelo Krieger e Kunz). Diagnóstico de Enfermagem da NANDA-I (Campo de energia desequilibrado). Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema único de Saúde. Cromotempia e Aromaterapía.
Equivalência: Terapias Integrativas/Complementares- código 18116- Semestral - Sistema de Avaliação II, Carga horária total: 30 horas, créditos: 02.

b) Terapias Abordagem Interdisciplinar em Cuidados Paliativos
Lotação: Escola de Enfermagem Duração: Semestral
Caráter: Optativa Localização no QSL: 6° Semestre Carga horária total: 45 horas Créditos: 3
Sistema de avaliação: II Pré-requisito: Não
Impeditiva: Não
Ementa: Disciplina que aborda os princípios e filosofia dos Cuidados Paliativos a partir de sua evolução histórica. Aborda a realidade dos Cuidados Paliativos no contexto de diferentes condições de saúde, doença e as modalidades de assistência nos serviços. Oportuniza a formação básica interdisciplinar sobre Cuidados Paliativos a partir da construção de saberes e do compartilhamento de experiências." A disciplina pretende atender aos seguintes objetivos: "Sensibilizar o futuro profissional da saúde para a prática humanizada ao paciente e família no processo de Cuidados Paliativos; Refletir a respeito do significado da vida e da morte e suas implicações para o Cuidado Paliativo; Construir subsídios (teóricos e práticos) para o Cuidado Paliativo, numa perspectiva interdisciplinar; Compreender os princípios e a filosofia do Cuidado Paliativo, a partir de sua evolução histórica e da organização da assistência à saúde; Desenvolver a reflexão, a criticidade, o senso ético e a organização do Cuidado Paliativo em situações em que não há possibilidade terapêutica modificadora da doença e que ameacem a continuidade da vida.
Equivalência: Não há.

c) Perspectiva Quântica para o Cuidado de Enfermagem/Saúde
Lotação: Escola de Enfermagem Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 5° Semestre
Carga horária total: 30 horas Créditos: 2
Sistema de avaliação: II Pré-requisito: Não
Impeditiva: Não
Ementa: Contribuições da Teoria Quântica para o cuidado de Enfermagem/Saúde (energia, vibração, espiritualidade, fé, crenças, pensamentos, sentimentos e emoções). Política Nacional de Práticas Integrativas e Completares no Sistema Único de Saúde e suas influências no cuidado de Enfermagem/Saúde. Noções básicas sobre Ayurveda, Fitoterapia e Fitoenergética, Florais de Bach e Saint Germain, Mandalas, Medicina Tradicional Chinesa, Meditação e Yoga.
Equivalência:Não

Art. 2º Aprovar a alteração da nomenclatura da disciplina Anatomia Humana para Anatomia Fundamental.

Art. 3º Aprovar a correção da carga horária total do curso para 4170 horas.

Art. 4º Aprovar a exclusão da disciplina Terapias Integrativas/Complementares

Art. 5º Estabelecer o seguinte Plano de Extinção: a alteração curricular proposta irá afetar todos os alunos do curso. Nesse caso, todos irão para o novo QSL e o anterior será imediatamente desativado. Os alunos que se encontram na nona série e na décima série não serão atingidos, devido estes estarem no final do curso e estarem realizando os estágios obrigatórios curriculares, para tanto estes alunos que se encontrarem até o primeiro semestre de 2022 nestas séries não sofreram alteração. O período letivo da desativação será ao final do primeiro semestre de 2022. Os alunos que não conseguirem integralizar o QSL em vigor até a data estabelecida pelo plano de extinção, migrarão, obrigatoriamente, para a atual proposta do curso.

Art. 6º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 


Prof. Dr. Danilo Giroldo
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA

 

 

Prof. Dr. Flávio Manoel Rodrigues da Silva Júnior
PRESIDENTE DA 2ª CÂMARA DO COEPEA
CÂMARA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE