Nº 003 - Dispõe sobre a criação de disciplinas para o Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 003/2011

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

3ª CÂMARA – ENGENHARIAS

EM 23 DE MARÇO DE 2011

 

 

Dispõe sobre a criação de disciplinas para o Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

 

 

O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e o Presidente da 3ª CÂMARA DO COEPEA - CÂMARA DAS ENGENHARIAS, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 23 de março de 2011,

 

 

D E L I B E R A M:

 

 

Art. 1º       Aprovar a criação das disciplinas abaixo relacionadas, a serem oferecidas ao Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

 

Teorias da Aprendizagem e Processos Cognitivos na Educação em CIências

Código: a definir

Lotação: Instituto de Educação

Duração: Semestral

Caráter: Eletiva para Mestrado e Doutorado

Créditos:  04

CH total: 60h

Ementa: A disciplina se propõe a discutir os estudos da aprendizagem na área da Educação em Ciências sob a luz dos aspectos cognitivos envolvidos. A proposta procura contemplar a análise das relações que a produção cultural, a economia afetiva e as interações sociais estabelecem com os processos de pensamento no âmbito da aprendizagem em Ciências.

 

Seminário: Estudos sobre Epistemologia Genética I

Código:                       a definir

Lotação:                        Instituto de Educação

Duração:     Semestral

Caráter:                 Obrigatória para Mestrado

Responsável: Prof. Dr. João Alberto da Silva

Créditos:    04

CH total:                 60h

Ementa: O seminário se propõe a discutir os estudos em Epistemologia Genética e sua interlocução com a Educação em Ciências. Procura revisar os principais conceitos da teoria e suas possibilidades de aplicação prática. Estudo e prática do Método Clínico-Crítico.

 

Seminário: Estudos sobre Epistemologia Genética II


Código:      a definir

Lotação:                 Instituto de Educação

Duração:     Semestral

Caráter:                 Obrigatória para o Doutorado

Responsável: Prof. Dr. João Alberto da Silva

Créditos:    04

CH total:                 60h

Ementa: O seminário se propõe a discutir os estudos em Epistemologia Genética e sua interlocução com a Educação em Ciências. Procura revisar os principais conceitos da teoria e suas possibilidades de aplicação prática. Estudo e prática do Método Clínico-Crítico.

 

Educação em Ciências no Ensino superior: processos de formação inical e continuada I

Código:      a definir

Lotação:                 Instituto de Educação

Duração:     Semestral

Caráter:                 Obrigatória para o mestrado

Créditos:    04

CH total:                 60 h

Ementa: Estuda e investiga a multidimencionalidade e complexidade da docência em ciências no ensino superior, bem como as estratégias de articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Educação em Ciências no Ensino superior: processos de formação inical e continuada II

Código:      a definir

Lotação:                 Instituto de Educação

Duração: semestral

Caráter: Obrigatória para o Doutorado

Créditos: 04

CH total: 60 h

Ementa: Estuda e investiga a multidimencionalidade e complexidade da docência em ciências no ensino superior, bem como as estratégias de articulação entre ensino, pesquisa e extensão.


 

Universidade e Educação em Ciências: fundamentos e feituras no ensino superior

Código:     a definir

Lotação:               Instituto de Educação

Duração:   semestral

Caráter:               Eletiva para o mestrado e doutorado

Créditos:    04

CH total:               60hEmenta: Estuda e investiga os fundamentos paradigmáticos, epistemológicos e metodológicos que perpassam as atividades-meio da universidade (ensino, pesquisa e extensão), bem como a complexidade do trabalho docente e da educação em ciências neste contexto.

 

Seminário: Práticas Pedagógicas no ensino da Matemática

Código:     a definir

Lotação:               IMEF

Duração:               semestral

Caráter: Obrigatória para o mestrado e doutorado

Créditos:    04

CH total:               60h

Ementa: Análise de temas e questões de educação matemática, abordando tópicos referentes às diferentes metodologias de ensino e à utilização de tecnologias no ensino de matemática. Tendências pedagógicas no ensino de Matemática. As principais abordagens metodológicas para o ensino de Matemática: uso de jogos e materiais instrucionais; Modelagem Matemática; Resolução de problemas.

 

Art. 2º                                          A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPEA

 

 

 

 

Prof. Dr. Cezar Augusto Burkert Bastos

PRESIDENTE DA 3ª CÂMARA DO COEPEA

CÂMARA DAS ENGENHARIAS