SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 001/2008
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
5ª CÂMARA CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
EM 12 DE DEZEMBRO DE 2008
Dispõe sobre alteração curricular no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e o presidente da 5ª CÂMARA DO COEPEA - CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 12 de dezembro de 2008,
D E L I B E R A M:
Art. 1º Excluir do currículo do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde os seguintes seminários: Formação de Professores e Tecnologias (código 01090P); Modelagem Computacional Aplicada à Educação (código 03057P); A Educação dos Corpos e as Pedagogias Científicas (código 09114P); Corpo, Gênero e sexualidade nas Práticas Educativas e Culturais (código 09115P); Analisando e Elaborando Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia (código 09116P); Abordando Conceitos Toxicológicos na Educação em Ciências: a Problemática Ambiental (16074P) e Metodologias Integradoras na Educação em Ciências (código 21072P).
Art. 2º Criar e incluir as disciplinas abaixo, com suas respectivas ementas, para o Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
1) Seminário: Formação de Professores e Tecnologias I
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: MESTRADO
Profª. Drª. Débora Pereira Laurino, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Formação de professores no contexto das tecnologias: concepções, tendências, movimentos e propostas. Tendências da pesquisa em formação docente. Tecnologias e suas implicações na formação e na visão de ciência. Compreensão, aplicação e gerenciamento das tecnologias educacionais como mediadoras da ação pedagógica.
2) Seminário: Formação de Professores e Tecnologias II
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Doutorado
Profª. Drª. Débora Pereira Laurino, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Formação de professores no contexto das tecnologias: concepções, tendências, movimentos e propostas. Tendências da pesquisa em formação docente. Tecnologias e suas implicações na formação e na visão de ciência. Compreensão, aplicação e gerenciamento das tecnologias educacionais como mediadoras da ação pedagógica.
3) Seminário: A Educação dos Corpos e as Pedagogias Científicas I.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Mestrado
Profª. Drª. Méri Rosane Santos da Silva, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Discussão e análise temática a respeito das questões do corpo na contemporaneidade. Análise dos estudos sobre os corpos na modernidade, a partir dos estudos filosóficos e antropológicos, enfocando a educação dos corpos. Estudos científicos que enfocam a educação dos corpos nos diversos espaços educativos. Análise de trabalhos e artigos científicos que discutem a produção dos corpos nas diversos espaços educativos.
4) Seminário: A Educação dos Corpos e as Pedagogias Científicas II.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Doutorado
Profª. Drª. Méri Rosane Santos da Silva, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Discussão e análise temática a respeito das questões do corpo na contemporaneidade. Análise dos estudos sobre os corpos na modernidade, a partir dos estudos filosóficos e antropológicos, enfocando a educação dos corpos. Estudos científicos que enfocam a educação dos corpos nos diversos espaços educativos. Análise de trabalhos e artigos científicos que discutem a produção dos corpos nas diversos espaços educativos.
5) Seminário: Corpo, Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas e Culturais I.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Mestrado
Prof.ª Drª. Paula Regina Costa Ribeiro, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Discussão das várias perspectivas teóricas que tem abordado a sexualidade na contemporaneidade. Analise dos processos de produção dos corpos, gêneros e sexualidades nas distintas instâncias sociais e pedagogias culturais. Apresentação e discussão de artigos científicos referentes aos corpos, gêneros e sexualidades. Produção de pesquisas sobre corpos, gêneros e sexualidades nas diversas instâncias educativas e culturais.
6) Seminário: Corpo, Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas e Culturais II.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Doutorado
Prof.ª Drª. Paula Regina Costa Ribeiro, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Discussão das várias perspectivas teóricas que tem abordado a sexualidade na contemporaneidade. Analise dos processos de produção dos corpos, gêneros e sexualidades nas distintas instâncias sociais e pedagogias culturais. Apresentação e discussão de artigos científicos referentes aos corpos, gêneros e sexualidades. Produção de pesquisas sobre corpos, gêneros e sexualidades nas diversas instâncias educativas e culturais.
7) Seminário: Grupo Mirar: Formação de Professores de Ciências Articulada ao Desenvolvimento Curricular I.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Mestrado
Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Vivencia de um grupo de pesquisa na área de Educação em Ciências e Educação Ambiental, a partir dos princípios teóricos que sustentam a pesquisa como princípio educativo, fazendo da pesquisa metodologia de ensino e de aprendizagem. Aprofundamento teórico sobre a abordagem CTS, unidades de aprendizagem com enfoque na perspectiva CTS. Apresentação e discussão de artigos científicos sobre formação de professores de ciências articulada ao desenvolvimento curricular. Produção de pesquisas envolvendo elaboração de projetos de pesquisa, metodologia de análise de dados, elaboração de relatórios de pesquisa.
8) Seminário: Grupo Mirar: Formação de Professores de Ciências Articulada ao Desenvolvimento Curricular II.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Doutorado
Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Vivencia de um grupo de pesquisa na área de Educação em Ciências e Educação Ambiental, a partir dos princípios teóricos que sustentam a pesquisa como princípio educativo, fazendo da pesquisa metodologia de ensino e de aprendizagem. Aprofundamento teórico sobre a abordagem CTS, unidades de aprendizagem com enfoque na perspectiva CTS. Apresentação e discussão de artigos científicos sobre formação de professores de ciências articulada ao desenvolvimento curricular. Produção de pesquisas envolvendo elaboração de projetos de pesquisa, metodologia de análise de dados, elaboração de relatórios de pesquisa.
9) Seminário: Modelagem Computacional Aplicada à Educação I.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Mestrado
Profª. Drª. Silvia Silva Costa Botelho, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Estudo e discussão sobre as várias perspectivas da Modelagem Computacional aplicada à Educação. Análise de Técnicas e Algoritmos envolvendo Sistemas Inteligentes, Realidade Virtual. Sistemas Multi-Agentes no desenvolvimento de Sistemas Computacionais para Educação. Apresentação e analise de artigos científicos associados à temática em questão.
10) Seminário: Modelagem Computacional Aplicada à Educação II.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Doutorado
Profª. Drª. Silvia Silva da Costa Botelho, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Estudo e discussão sobre as várias perspectivas da Modelagem Computacional aplicada à Educação. Análise de Técnicas e Algoritmos envolvendo Sistemas Inteligentes, Realidade Virtual. Sistemas Multi-Agentes no desenvolvimento de Sistemas Computacionais para Educação. Apresentação e analise de artigos científicos associados à temática em questão.
11) Seminário: Metodologias Integradoras na Educação em Ciência I.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Mestrado
Prof.ª Drª. Laura Alicia Geracitano Monserrat, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Compreensão e integração de novos conceitos na Ciência. Estudo da visão integradora da Ciência, combinando mecanismos moleculares e fisiológicos. Análise das investigações sobre a interação entre genes, proteínas e metabólitos. Análise e discussão de trabalhos e artigos científicos sobre as diferentes produções da área de educação em ciências.
12) Seminário: Metodologias Integradoras na Educação em Ciência II.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Doutorado
Prof.ª Drª. Laura Alicia Geracitano Monserrat, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Compreensão e integração de novos conceitos na Ciência. Estudo da visão integradora da Ciência, combinando mecanismos moleculares e fisiológicos. Análise das investigações sobre a interação entre genes, proteínas e metabólitos. Análise e discussão de trabalhos e artigos científicos sobre as diferentes produções da área de educação em ciências.
13) Seminário: Abordando Conceitos Toxicológicos na Educação em Ciências: A Problemática Ambiental I.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Mestrado
Prof. Dr. José Maria Monserrat, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Compreensão dos mecanismos de toxicidade de diferentes tipos de compostos em distintos ambientes. Análise e discussão de trabalhos recentes publicados em revistas da área. Estudo da relação toxicologia e ambiente na educação em ciências. Produção de pesquisas envolvendo toxicologia ambiental.
14) Seminário: Abordando Conceitos Toxicológicos na Educação em Ciências: A Problemática Ambiental II.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Doutorado
Prof. Dr. José Maria Monserrat, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Compreensão dos mecanismos de toxicidade de diferentes tipos de compostos em distintos ambientes. Análise e discussão de trabalhos recentes publicados em revistas da área. Estudo da relação toxicologia e ambiente na educação em ciências. Produção de pesquisas envolvendo toxicologia ambiental.
15) Seminário: Saberes Docentes em Redes de Conversação Midiáticas I.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Mestrado
Profª. Drª. Sheyla Costa Rodrigues, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Estudo da formação docente em redes de conversação mediadas por tecnologias digitais. Abordagem das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, modos de operar entendendo-as como possibilidade de coordenar ações em momentos distintos de tempo. Discussão de diferentes ferramentas tecnológicas como: fóruns, chats, Ambientes Virtuais de Aprendizagem potencializadores de redes de conversação. Produção e mediação de saberes em rede. Principio auto-organizativo de redes de conversação. Circularidade que reforça laços de retroalimentação. O Ciberespaço como espaço de construção de saberes docentes. Cultura docente em ação. Produção e mediação de saberes em rede de conversação virtual. Formação docente em redes de conversação: circularidade, corporeidade, experiência e cognição.
16) Seminário: Saberes Docentes em Redes de Conversação Midiáticas II.
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Doutorado
Profª. Drª. Sheyla Costa Rodrigues, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: Estudo da formação docente em redes de conversação mediadas por tecnologias digitais. Abordagem das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, modos de operar entendendo-as como possibilidade de coordenar ações em momentos distintos de tempo. Discussão de diferentes ferramentas tecnológicas como: fóruns, chats, Ambientes Virtuais de Aprendizagem potencializadores de redes de conversação. Produção e mediação de saberes em rede. Principio auto-organizativo de redes de conversação. Circularidade que reforça laços de retroalimentação. O Ciberespaço como espaço de construção de saberes docentes. Cultura docente em ação. Produção e mediação de saberes em rede de conversação virtual. Formação docente em redes de conversação: circularidade, corporeidade, experiência e cognição.
17) Seminário de Neurociências I
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Mestrado
Profª. Drª. Daniela Martí Barros, FURG.
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: O seminário de Neurociências I promoverá a compreensão da neurologia comportamental e neurociência comportamental, através do aprofundamento de temas como neurociência cognitiva. Análise e discussão de trabalhos recentes publicados aprendizado e memória e comportamento. Análise e discussão de trabalhos recentes publicados em revistas da área.
OBS.: Os Seminários são obrigatórios para os orientandos e respectivos orientadores.
18) Seminário de Neurociências II
Lotação: PPG em Educação em Ciências
Nível: Doutorado
Profa. Dra. Daniela Martí Barros
Obrigatória: Sim Carga Horária: 60 Créditos: 4.0
Ementa: O seminário de Neurociências II promoverá a compreensão da neurologia comportamental e neurociência comportamental, através do aprofundamento de temas como neurociência cognitiva. Análise e discussão de trabalhos recentes publicados aprendizado e memória e comportamento. Análise e discussão de trabalhos recentes publicados em revistas da área.
19) Ciência e Tecnologia
Lotação: Instituto de Educação
Profª. Drª. Sheyla Costa Rodrigues, FURG.
Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3.0
Ementa: Crise da ciência. Diálogo entre as ciências para compreender as intersecções entre tecnologia e cognição. A filosofia das redes. Ciberespaço como espaço educativo. Tecnologia como ferramenta didática.
20) Sistemas Inteligentes
Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física
Profª. Silvia Silva Costa Botelho, FURG.
Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3.0
Ementa: O objetivo da disciplina é estudar as principais técnicas de Inteligência Artificial e Computacional. Tais técnicas envolverão Métodos de Classificação, Agrupamento, Filtros Baysianos, Planejamento e Busca. Ao longo do curso os métodos propostos serão aplicados a diferentes problemas envolvendo modelagem física e matemática.
21) Currículo, Cultura, Formação Docente e Educação Ambiental.
Lotação: Instituto de Educação
Profª. Débora Pereira Laurino, FURG.
Profª. Paula Regina Costa Ribeiro, FURG.
Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3.0
Ementa: Estuda as articulações entre currículo, cultura, identidade, enfocando a formação inicial e continuada dos professores, assim como os saberes construídos em diferentes espaços e tempos das trajetórias de vida. Discute as práticas educativas de Educação Ambiental expressas nos currículos escolares.
22) Metodologias de Pesquisa em Educação
Lotação: Escola de Química e Alimentos
Profª. Maria do Carmo Galiazzi, FURG.
Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3.0
Ementa: Trata de estudar a pesquisa qualitativa em educação, abordando suas nuances conceituais e analisando os principais enfoques, os subjetivistas-compreensivistas, que privilegiam os aspectos conscienciais subjetivos dos atores (percepções, processos de conscientização, de compreensão, contextual, a-histórico, de relevância dos significados que eles têm para o sujeito, para o ator, etc), e os enfoques críticoparticipativos com visão histórico-estrutural, entendidos enquanto dialética da realidade social que partem da necessidade de conhecer a realidade para transformá-la em processos contextuais e dinâmicos complexos. Para além destas perspectivas qualitativas assentadas na fenomenologia e no marxismo, busca ainda centrar atenção na investigação qualitativa de cunho estrutural-funcionalista, enfocando o método etnográfico. Propõe uma experiência traspassada pela reflexão teórica-metodológica, bem como procura se constituir em referência operacional para pesquisas a serem desenvolvidas em educação.
23) Ensino de Ciências e Educação Ambiental
Lotação: Escola de Química e Alimentos
Profª. Maria do Carmo Galiazzi, FURG.
Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3.0
Ementa: A educação ambiental: princípios básicos desde o ponto de vista ético, conceitual e metodológico. O papel do ensino de ciências em relação à educação ambiental. O processo ensino-aprendizagem da ciência como o encontro entre o professor/aluno/saber, dentro de uma perspectiva construtivista. O conhecimento das idéias prévias dos alunos e seu significado para o processo de ensino-aprendizagem. O processo de ensino-aprendizagem da ciência desde a perspectiva da Teoria da Atividade. A importância dos processos metacognitivos no processo de construção do conhecimento. A construção do conhecimento na ZDP (zona de desenvolvimento proximal) de cada aluno. As interações na sala de aula e a construção do conhecimento. A ciência escolar como uma construção sócio-cultural que integra os aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais do conhecimento. A perspectiva CTS (ciência-tecnologia-sociedade) e sua vinculação com a educação ambiental. O ensino da ecologia e sua vinculação com a educação ambiental.
Art. 3º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA
Prof. Dr. Antonio Carlos Mousquer
PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPEA
CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES