SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 002/2011
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
5ª CÂMARA - CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
EM 14 DE JANEIRO DE 2011
Dispõe sobre alteração curricular do curso de Pedagogia presencial.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e a Presidente em exercício da 5ª CÂMARA DO COEPEA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 27 de janeiro de 2011,
D E L I B E R A M:
Art. 1º Aprovar as alterações curriculares do Curso de Pedagogia presencial, a partir do 1º semestre de 2011, conforme as determinações a seguir:
1) Excluir do QSL as seguintes disciplinas:
Disciplina |
Código |
História da Educação Brasileira |
09455 |
Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia |
09605 |
Corporeidade e Movimento |
09460 |
Oficina de Brinquedos |
09519 |
Estudo Sócio-Antropológico da Infância e da Juventude |
09601 |
Ética e Educação |
09606 |
Gestão Educacional |
09602 |
Estágio |
09604 |
2) Criar e incluir as seguintes disciplinas:
História da Educação Brasileira
Lotação: Instituto de Educação
Código: a determinar
Caráter: obrigatória
Créditos: 8
Duração: anual
Localização no QSL: 1º e 2º períodos/ 1º ano
Carga Horária Semanal: 4 h/a
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Definição e significação da história da educação brasileira e deste cotidiano como construção individual e coletiva. História de vida/pessoal/escolar dos estudantes. História local dos espaços formais e informais de educação. Análise crítica dos acontecimentos sócio-político-culturais legitimados como relevantes na construção histórica da educação.
Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia
Lotação: Instituto de Educação
Código: a determinar
Caráter: obrigatória
Créditos: 8
Duração: semestral
Localização no QSL: 8º período/ 4º ano
Carga Horária Semanal: 4 h/a
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso estabelecendo relação com a experiência dos estágios. Produz um trabalho acadêmico-científico.
Gestão Educacional
Lotação: Instituto de Educação
Código: a determinar
Caráter: obrigatória
Créditos: 4
Duração: semestral
Localização no QSL: 4º período/ 2º ano
Carga Horária Semanal: 4 h/a
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Conceitua administração e gestão no debate atual da estruturação dos sistemas educacionais. As reformas educacionais mundiais, nacionais e locais. A gestão das políticas pública na cidade e na escola. O projeto político pedagógico e sua coordenação. Os diferentes espaços e instrumentos de participação na democratização da escola.
Estágio
Lotação: Instituto de Educação
Código: a determinar
Caráter: obrigatória
Créditos: 8
Duração: anual
Localização no QSL: 5º e 6º períodos / 3º ano
Carga Horária Semanal: 4 h/a
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da Instituição, investigação das comunidades que a instituição recebe, funcionamento administrativo, regimento escolar, a função e o papel da coordenação pedagógica, rotina educativa diária, participação em reuniões administrativo-pedagógicas, proposta pedagógica, observações e acompanhamento da prática da sala de aula desenvolvida por profissionais, entrevistas com docentes, organização dos projetos de estágios. Ações educativas na Educação Básica.
Currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Lotação: Instituto de Educação
Código: a determinar
Caráter: obrigatória
Créditos: 3
Duração: semestral
Localização no QSL: 4º período/ 2º ano
Carga Horária Semanal: 3 h/a
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Currículo e metodologias de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento e organização do conhecimento articulando as diferentes áreas.
Tópicos Especiais dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Lotação: Instituto de Educação
Código: a determinar
Caráter: obrigatória
Créditos: 4
Duração: semestral
Localização no QSL: 7º período/ 4º ano
Carga Horária Semanal: 4 h/a
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Estudo do cotidiano, do tempo e do espaço no processo de ensino e de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Significado do registro da prática, como forma de reflexão sobre a ação educativa para o planejamento do ensino nos anos iniciais. Experiências teórico-práticas.
Tópicos Especiais da EJA
Lotação: Instituto de Educação
Código: a determinar
Caráter: obrigatória
Créditos: 4
Duração: semestral
Localização no QSL: 7º período/ 4º ano
Carga Horária Semanal: 4 h/a
Sistema de Avaliação: 1
Ementa: Analisa ações educativas da EJA. Compreende a especificidade do currículo, planejamento, tempo e espaço desta modalidade de ensino. Experiências teórico-práticas.
3) Excluir do QSL, no 8º período, a carga horária de 30h referente à disciplina optativa.
4) Alterar a duração do curso em horas:
Disciplinas obrigatórias e optativas 2.805h
Carga horária de Atividades complementares 100h
Carga horária de Prática Pedagógica 380h
Carga horária de Estágio Supervisionado 360h
Carga horária total do curso 3.265h
5) Observações:
Os pré-requisitos não serão alterados, bem como os núcleos e as demais disciplinas oferecidas no curso.
Não será apresentado um plano de extinção, uma vez que as alterações são pontuais nos modelos curriculares já existentes (241 - 242), possibilitando que todos os estudantes possam ser contemplados com as modificações realizadas.
Todas as disciplinas excluídas do QSL tiveram seu último oferecimento em 2010, à exceção da disciplina Gestão Educacional código 09602, que terá seu último oferecimento no ano de 2011.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPEA
Profª. Drª. Ana Zeferina Ferreira Maio
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA 5ª CÂMARA DO COEPEA
CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES