Nº 008 - Dispõe sobre a criação e inclusão de seis disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – PPGEC:QVS.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

DELIBERAÇÃO Nº 008/2012

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

 5ª CÂMARA – CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

EM 29 DE MARÇO DE 2012

 

 

Dispõe sobre a criação e inclusão de seis disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – PPGEC: QVS.

 

O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e a Presidente da 5ª Câmara do COEPEA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 29 de março de 2012, em conformidade ao constante no processo nº 23116.001156/2012-58,

                                              

D E L I B E R A M:

 

Art. 1º        Aprovar a criação e inclusão de seis disciplinas, a partir do primeiro semestre de 2012, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, conforme segue:

                                           

EM NÍVEL DE MESTRADO:

Seminário Educação em Ciências e Ciberespaço 1

Carga Horária: 60 h/a     Crédito: 4.0

Lotação: IE                       Caráter: Obrigatória

Ementa: Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Fundamentos da aprendizagem e do ensino em Ciências. Conceitos básicos da Filosofia da Ciência. Fundamentos filosóficos do ciberespaço.

 

Seminário 1: Estudo de ferramentas para o ensino de Ciências  I

Créditos: 4                        Carga Horária: 60

Lotação: ICB                    Caráter: Obrigatória

Ementa: O seminário “Estudo de ferramentas para o ensino de Ciências Biológicas I” promoverá a análise de metodologias e recursos didáticos utilizados no ensino de ciências e biologia, bem como o estudo das radiações e as suas relações com o meio celular.

 

Seminários de Orientação – Inovações no Ensino de Física I

Nível: Mestrado

Carga Horária: 60h/a       Crédito: 4.0

Lotação: IMEF                 Caráter: Obrigatória

Ementa: Alfabetização Científica. Construtivismo. Pluralismo metodológico. Experimentação no Ensino de Ciências. Física Conceitual. Enfoque CTS: tendências pedagógicas e prática docente. Enfoque HFC: alternativas para ensino de ciências relacionado ao desenvolvimento tecnológico. Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física. Contextualização do conteúdo. O livro didático no Ensino Médio. Temas Estruturadores no Ensino de Física. Parâmetros Curriculares Nacionais e políticas públicas no Ensino de Ciências.

 

EM NÍVEL DE DOUTORADO:

Seminário Educação em Ciências e Ciberespaço 2

Carga Horária: 60 h/a      Crédito: 4.0

Lotação: IE                       Caráter: Obrigatória

Ementa: Construção de Metodologia em Pesquisa Qualitativa. Fundamentos filosóficos do ensino de Ciências. Problematização de conceitos da área da Filosofia da Ciência. Fundamentos filosóficos do ciberespaço.

 

Seminário 2: Estudo de ferramentas para o ensino de Ciências Biológicas II

Créditos: 4                        Carga Horária: 60

Lotação: ICB                     Caráter: Obrigatória

Ementa: O seminário “Estudo de ferramentas para o ensino de Ciências Biológicas I” promoverá a análise de metodologias e recursos didáticos utilizados no ensino de ciências e biologia, bem como o estudo das radiações e as suas relações com o meio celular.

 

Seminários de Orientação – Inovações no Ensino de Física II

Carga Horária: 60h/a       Crédito: 4.0

Lotação: IMEF                 Caráter: Obrigatória

Ementa: Alfabetização Científica. Construtivismo. Pluralismo metodológico. Experimentação no Ensino de Ciências. Física Conceitual. Enfoque CTS: tendências pedagógicas e prática docente. Enfoque HFC: alternativas para ensino de ciências relacionado ao desenvolvimento tecnológico. Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física. Contextualização do conteúdo. O livro didático no Ensino Médio. Temas Estruturadores no Ensino de Física. Parâmetros Curriculares Nacionais e políticas públicas no Ensino de Ciências.

 

Art. 2º         A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA

 

 

Profª. Drª. Dulce Cassol Tagliani

PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPEA

CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES