SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 016/2021
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
5ª CÂMARA – CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
EM 29 DE JULHO DE 2021
Dispõe sobre alteração curricular no Programa de Pós Graduação em Educação.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e o Presidente da 5ª Câmara do COEPEA – CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 29 de julho de 2021, em conformidade ao constante no processo nº 23116.001209/2021-21,
D E L I B E R A M:
Art. 1º Aprovar a criação e inclusão de disciplinas para o Programa de Pós-Graduação em Educação, conforme abaixo:
- Estado neoliberal e gestão das políticas educacionais para educação básica no Brasil
Lotação: Instituto de Educação – IE; Duração: semestral; Caráter: optativa; Carga horária total: 45 horas; Créditos: 3; Pré-requisito: Não possui; Equivalência: Não consta; Início da vigência: 2º Semestre de 2021; Ementa: Estudo do Estado Neoliberal, suas características e implicações educacionais no Brasil. Compreensão da Gestão Gerencialista e da Nova Gestão Pública e reflexos nas gestões escolares e por consequência nos processos de ensino e aprendizagem;
- Identidades, sociabilidades e articulações culturais
Lotação: Instituto de Educação – IE; Duração: semestral; Caráter: optativa; Carga horária total: 45 horas; Créditos: 3; Pré-requisito: Não possui; Equivalência: Não consta; Início da vigência: 2º Semestre de 2021; Ementa: Fundamentos teóricos da categoria Identidade, em seu princípio relacional, através de duas trajetórias de contribuições acadêmicas: a abordagem fenomenológica e o interacionismo simbólico. Lógicas de superação das concepções sistêmicas que condicionavam a categoria Identidade. A emergência de concepções pós-estruturalistas, pós-coloniais e decoloniais, e seus quadros explicativos das lógicas de interações e articulações culturais, com valorização da diversidade cultural. Práticas sociais relativas à vida cotidiana, suas dinâmicas de interação e sociabilidade, considerando a cultura em sua dimensão vivida, de partilha ou de disputa no interior da sociedade;
- Infância, experiência e governamento
Lotação: Instituto de Educação – IE; Duração: semestral; Caráter: optativa; Carga horária total: 45 horas; Créditos: 3; Pré-requisito: Não possui; Equivalência: Não consta; Início da vigência: 2º Semestre de 2021; Ementa: Marcas do conceito de infância, da Antiguidade à Contemporaneidade. Infância, experiência e cotidiano. Contribuições de Michel Foucault, especialmente com relação aos conceitos relacionados à governamentalidade, para análise e problematização acerca da infância e sua educação. Políticas públicas contemporâneas para a educação e os processos de governamento da infância;
- Cartografia: Modos de pensar a pesquisa em educação com Foucault, Deleuze e Guattari
Lotação: Instituto de Educação – IE; Duração: semestral; Caráter: optativa; Carga horária total: 45 horas; Créditos: 3; Pré-requisito: Não possui; Equivalência: Não consta; Início da vigência: 2º Semestre de 2021; Ementa: Introdução à teoria da multiplicidade de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Implicação dos conceitos: rizoma, agenciamento, corpo sem órgãos. Michel Foucault: cartógrafo. Implicação das noções: poder como ação, diagrama, dispositivo, problematização, questões de método. Cartografia: do método de operar o pensamento à atitude de operação de pesquisas como método. Cartógrafo. Cartografar. Cartografias.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. Danilo Giroldo
PRESIDENTE DO COEPEA
Prof. Dr. Artur Henrique Franco Barcelos
PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPEA
CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES