Nº 025

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 025/2008

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 19 DE DEZEMBRO DE 2008

 

 

 

 

 

 

 

 

Dispõe sobre reformulação curricular do curso de História / Licenciatura.

 

 

 

 

 

 

 O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 19 de dezembro de 2008, Ata 003,

 

 

 

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

 

 

 

 

Art.1º                   Aprovar a reformulação curricular do curso de História / Licenciatura, conforme anexo.

 

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE  DO COEPEA

 

 

 

 

 

 

 

 

ALTERAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE HISTÓRIA / LICENCIATURA E SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP, A PARTIR DO 1º PERÍODO LETIVO DE 2009

                                              

 

a)       Estrutura curricular

 

a - Regime acadêmico - por disciplina

b - Número de vagas –  27

c - Turnos de funcionamento – Tarde

d - Carga horária total -  3215 horas

d.1 -Disciplinas obrigatórias -1965 h

d.2 -Disciplinas optativas – 225 h

d.3 -Práticas pedagógicas – 405 h

d.4 -Atividades complementares – 200 h

d.5 -Estágios supervisionados – 420 h

 

 

 

 

 b)     Inclusão das seguintes disciplinas, já existentes,

 

 

Disciplinas

Código

H. Antiga Oriental

10325

H. Antiga I

10148

Teorias da História

10165

H. Antiga Clássica

10327

Historiografia

10161

H. Medieval

10153

Metodologias da Pesquisa Histórica

10166

Fundamentos de Antropologia

10186

H. Moderna

10154

H. Americana I

10162

H. Brasileira I

10157

Cultura Afro-Brasileira

10347

H. Contemporânea I

10102

H. Americana II

10163

H. Brasileira II

10158

H. do RS I

10062

H. Contemporânea II

10003

H. Americana III

10334

H. Brasileira III

10337

H. do RS II

10063

H. Município do Rio Grande

10176

H. Brasileira IV

10338

Historiografia do RS

10098

Produção Textual

06347

Psicologia da Educação

09435

Políticas Públicas da Educação

09436

Elementos Sociológicos

09437

Elementos Filosóficos

09438

 

 

 

 

c)       Inclusão, como optativas, das seguintes disciplinas:

 

 

Código

Disciplina

10179

H. do Pensamento

10174

H. Ibérica

10113

H. Demográfica

10175

Antropologia Social

10018

H. das Relações Internacionais do Brasil

10005

H. do Oriente Médio Contemporâneo

10178

H. do Cotidiano Brasileiro

10145

H. e Multidisciplinaridade

10150

Cultura e Política no Mundo Antigo

10149

H. do Pensamento Político Brasileiro

10155

H. do Pensamento Econômico

10156

H. Econômica

10003

H. África

10144

H. da Ásia

05115

Antropologia da Pesca

05182

Geografia e Gênero

05185

Introdução à Geografia Cultural

05180

Impactos Ambientais

06183

Língua Espanhola Instrumental I

06184

Língua Espanhola Instrumental II

06387

Inglês Instrumental Leitura

06388

Inglês Instrumental Expressão Oral

06070

Língua Francesa Instrumental I

06071

Língua Francesa Instrumental II

06213

H. da Arte

09022

Filosofia I

09023

Filosofia II

10124

Pré-História do RS

09904

Ginástica

09906

Musculação

09905

Basquete

09912

Capoeira

09908

Futebol de 7

09902

Vôlei

09901

Futsal

01063

Introdução à Computação

01027

Estatística I

01028

Estatística II

09198

Filosofia da História

10182

República e Educação Pública no Brasil

10183

História da Idéia de Natureza na Modernidade

06386

Libras

 

 

 

 

d)      Criação das seguintes disciplinas

 

 

1) Disciplina: Práticas Pedagógicas – Módulo 1º Semestre

Lotação: ICHI

Código: a definir                Duração: semestral

Caráter: obrigatória            Localização no QSL: 1° semestre

CH Total: 60h                      CH semanal: 4h                 Créditos: 4

Sistema de Avaliação: sistema I

Ementa:  O processo de ensino e suas relações. Atividades interdisciplinares. Práticas significativas e contextualizadas.

 

 

2) Disciplina: Práticas Pedagógicas – Módulo 2º Semestre

Lotação: ICHI

Código: a definir                Duração: semestral

Caráter: obrigatória            Localização no QSL: 1° semestre

CH Total: 60h                      CH semanal: 4h                 Créditos: 4

Sistema de Avaliação: sistema I

Ementa:   Associação entre teoria e prática. Prática de Ensino nas Séries Iniciais e Prática de ensino na Educação Infantil.

 

 

3) Disciplina: Práticas Pedagógicas – Módulo 3º Semestre

Lotação: ICHI

Código: a definir                Duração: semestral

Caráter: obrigatória            Localização no QSL: 1° semestre

CH Total: 60h                      CH semanal: 4h                 Créditos: 4

Sistema de Avaliação: sistema I

Ementa:  Associação entre teoria e prática. Prática de Ensino no Ensino Fundamental.

 

 

4) Disciplina: Práticas Pedagógicas – Módulo 4º Semestre

Lotação: ICHI

Código: a definir                Duração: semestral

Caráter: obrigatória            Localização no QSL: 1° semestre

CH Total: 60h                      CH semanal: 4h                 Créditos: 4

Sistema de Avaliação: sistema I

Ementa:   Associação entre teoria e prática. Prática de Ensino no Ensino Médio.

 

 

5) Disciplina: Práticas Pedagógicas – Módulo 5º Semestre

Lotação: ICHI

Código: a definir                Duração: semestral

Caráter: obrigatória            Localização no QSL: 1° semestre

CH Total: 60h                      CH semanal: 4h                 Créditos: 4

Sistema de Avaliação: sistema I

Ementa:  Situar a disciplina histórica como base e referencial teórico e prático para a formação do profissional de História. Analisar métodos de ensino possíveis de aplicação ao ensino de História. Analisar e discutir temas que possibilitem a ampliação dos conhecimentos desejáveis para a formação do profissional de História.

 

 

6) Disciplina: Práticas Pedagógicas – Módulo 6º Semestre

Lotação: ICHI

Código: a definir                Duração: semestral

Caráter: obrigatória            Localização no QSL: 1° semestre

CH Total: 60h                      CH semanal: 4h                 Créditos: 4

Sistema de Avaliação: sistema I

Ementa:  Situar historicamente o papel do historiador e seu compromisso como elemento inovador, dinâmico e crítico na sociedade. Analisar e privilegiar metodologias coerentes com a formação do profissional de História inovador e dinâmico. Resgatar a História Crítica, como um espaço maior pára a compreensão e interpretação da formação da sociedade brasileira.

 

 

7) Disciplina: Práticas Pedagógicas – Módulo 7º Semestre

Lotação: ICHI

Código: a definir                Duração: semestral

Caráter: obrigatória            Localização no QSL: 1° semestre

CH Total: 60h                      CH semanal: 4h                 Créditos: 4

Sistema de Avaliação: sistema I

Ementa:  Planejamento/execução/avaliação de atividades de docência na escola. Registro. Análise. Relatório.

 

 

8) Disciplina: Estágio Supervisionado em História I

Lotação: IE

Código: a definir                Duração: anual

Caráter: obrigatória            Localização no QSL: 5° semestre

CH Total: 180h                      CH semanal: 6h                 Créditos: 6

Sistema de Avaliação: sistema II

Ementa: A formação do professor de História para o Ensino Fundamental. Integração com a Escola, relacionamento com os alunos, corpo docente, funcionários e atualização contínua com a disciplina histórica. A organização didática da prática escolar

 

 

9) Disciplina: Estágio Supervisionado em História II

Lotação: ICHI

Código: a definir                Duração: anual

Caráter: obrigatória            Localização no QSL: 7° semestre

CH Total: 240h                      CH semanal: 8h                 Créditos: 8

Sistema de Avaliação: sistema II

Ementa: Supervisão de Estágio de História no ensino médio. Avaliação qualitativa do processo de ensino-aprendizagem presente na educação básica.

 

 

10) Disciplina: Metodologias do Ensino de História

Lotação: ICHI

Código: a definir                Duração: semestral

Caráter: obrigatória            Localização no QSL: 3° semestre

CH Total: 75h                      CH semanal: 5h                 Créditos: 5

Sistema de Avaliação: sistema I

Ementa: Teorias relacionadas ao ensino de História.Práticas pedagógicas associadas ao ensino de História. A formação do docente de História. As práticas do ensino de História na Educação Básica.

 

 

11) Disciplina: História da Cultura Indígena

Lotação: ICHI

Código: a definir                Duração: semestral

Caráter: obrigatória            Localização no QSL: 6° semestre

CH Total: 45h                      CH semanal: 3h                 Créditos: 3

Sistema de Avaliação: sistema I

Ementa:  Conceitos de cultura. Identidades culturais indígenas. Constituição sócio-histórica dos movimentos sociais indígenas. Os conflitos territoriais brasileiros e os povos indígenas. Diversidade e Alteridade. Aculturação e resistência cultural dos povos indígenas.

 

 

 

 

e)       Plano de extinção da oferta das disciplinas e/ou atividades:

 

 

 

Código

Disciplina

Período de extinção

10152

H. Antiga Oriental e Clássica

Março 2009

10165

Teoria da História

Março 2009

10153

H. Medieval

Março 2010

10161

Historiografia

Março 2009

10166

Metodologia da História

Março 2009

10154

H. Moderna

Março 2010

10162

H. Americana I

Março 2010

10157

H. Brasileira I

Março 2010

10159

H. Regional I

Março 2010

10164

H. Contemporânea

Março 2011

10163

H. Americana II

Março 2011

10158

H. Brasileira II

Março 2011

10160

H. Regional II

Março 2011

10166

Seminários de Pesquisa

Março 2009

10093

H. Política

Março 2009

10171

Práticas de Pesquisa

Março 2010

10172

Trabalho de Graduação

Março 2011

 

 

 

 

f)       Plano de Equivalência de disciplinas e/ou atividades:

 

 

Código

Disciplina atual

Disciplina nova

10152

H. Antiga Oriental e Clássica

H. Antiga Oriental

H. Antiga Clássica

10165

Teoria da História

Teorias da História

10153

H. Medieval

H. Medieval

10161

Historiografia

Historiografia

10166

Metodologia da História

Metodologia da Pesquisa Histórica

10154

H. Moderna

H. Moderna

10162

H. Americana I

H. Americana I

10157

H. Brasileira I

H. Brasileira I

H. Brasileira II

10159

H. Regional I

História do RS I

História do RS II

10164

H. Contemporânea

H. Contemporânea I

H. Contemporânea II

10163

H. Americana II

H. Americana II

H. Americana III

10158

H. Brasileira II

H. Brasileira III

H. Brasileira IV

10160

H. Regional II

Historiografia do RS

10173

Seminários de Pesquisa

Seminários de Pesquisa

10171

Práticas de Pesquisa

Práticas de Pesquisa I

Práticas de Pesquisa II

10170

Metodologia do Ensino de História

Metodologias do Ensino de História

 

 

 

 

g)       Período de 1ª oferta das disciplinas, como segue:

 

 

 

Código

 

Disciplina

 

Implantação

 

H. Antiga Oriental

1º semestre de 2009

 

Teorias da História

1º semestre de 2009

A definir

Práticas Pedagógicas – Módulo 1º Semestre

1º semestre de 2009

 

H. Antiga Clássica

2º semestre de 2009

 

Historiografia

2º semestre de 2009

A definir

Práticas Pedagógicas – Módulo 2º Semestre

2º semestre de 2009

A definir

Metodologias do Ensino de História

1º semestre de 2010

 

H. Medieval

1º semestre de 2010

 

Metodologias da Pesquisa Histórica

1º semestre de 2010

10186

Fund. Antropologia

1º semestre de 2010

A definir

Práticas Pedagógicas – Módulo 3º Semestre

1º semestre de 2010

 

H. Moderna

2º semestre de 2010

 

H. Americana  I

2º semestre de 2010

 

H. Brasileira I

2º semestre de 2010

 

Cultura Afro-Brasileira

2º semestre de 2010

A definir

Práticas Pedagógicas – Módulo 4º Semestre

2º semestre de 2010

 

H. Contemporânea I

1º semestre de 2011

 

H. Americana II

1º semestre de 2011

 

H. Brasileira II

1º semestre de 2011

 

H. do RS I

1º semestre de 2011

A definir

Práticas Pedagógicas – Módulo 5º Semestre

1º semestre de 2011

 

H. Contemporânea II

2º semestre de 2011

 

H. Americana  III

2º semestre de 2011

 

H. Brasileira III

2º semestre de 2011

 

H. do RS II

2º semestre de 2011

A definir

H. da Cultura Indígena

2º semestre de 2011

A definir

Estágio Supervisionado em História I

1º semestre de 2011

A definir

Práticas Pedagógicas – Módulo 6º Semestre

2º semestre de 2011

 

H. Brasileira IV

1º semestre de 2012

 

Historiografia do RS

1º semestre de 2012

A definir

Estágio Supervisionado em História II

1º semestre de 2012

 

H. Município do Rio Grande

1º semestre de 2012

A definir

Práticas Pedagógicas – Módulo 7º Semestre

1º semestre de 2012

A definir

TCC

2º semestre de 2012

     

 

 

 

h)      Adoção do seguinte Quadro de seqüência lógica em nexo:

 

 

 

 

 

 


       
 
Duração do Curso em horas/aula

Disciplinas obrigatórias:  1965 h                Atividades Complementares:  200 h/a

Disciplinas optativas: 225 h                        Estágios Supervisionados:  420 h

Práticas Pedagógicas:  405 h                                         TOTAL: 3215 h

 

 

 
 

Tempo de Formação e Carga Horária

 

Médio: 08 semestres

Carga Horária Semanal Média: 24 h/a.

Máximo: 14 semestres

Carga Horária Semanal Mínima: 12h/a.

 
 

       
 
   

Tempo de Formação e Carga Horária

 

Médio: 08 semestres

Carga Horária Semanal Média: 24 h/a.

Máximo: 14 semestres

Carga Horária Semanal Mínima: 12h/a.

 
 

          UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Curso de História - Licenciatura

 

 


        Reconhecido pelo Decreto n.º 83382   de 30/04/79 publicado no   

        D.O.U de: 02/05/79

       Quadro de Seqüência Lógica    , em vigor a partir do  ano letivo de 2009.

       Resolução n.º , de de2008 , do COEPEA.

 

1º semestre

2º semestre

3º semestre

4º semestre

5º semestre

6º semestre

7º semestre

8º semestre

04          

H. Antiga Or.

 

04

H. Antiga Clás.

05

H. Medieval

06

H. Moderna

04

H. Contemporânea I

05

H. Contemporânea II

03

H. Município do

Rio Grande

 

OPTATIVA

03

H Antiga I

 

10148

 

OPTATIVA

05

Metod. Ensino História

 

04

H. Americana I

04

H. Americana II

04

H. Americana III

 

OPTATIVA

 

OPTATIVA

04

Teoria da História

04

Historiografia

04

Metod. Pesq. Hist.

04

H. Brasileira I

04

H. Brasileira II

04

H. Brasileira III

04

H. Brasileira IV

 

02

Produção Textual

06347

04

Didática

09434

03

H. do RS I

03

H do RS II

03

Historiografia do RS

05

TCC

04

Psicologia da Educação

09435

02

Políticas Públicas da Educação

09436

06

Estágio Supervisionado em História I

 

08

Estágio Supervisionado em História II

02

Elementos Filosóficos da  Educação

 

09438

02

Elementos Sociológicos da Educação

09437

03

Fundamentos de Antropologia

 

10186

03

Cultura Afro- Brasileira

 

 

OPTATIVA

03

 

 Cultura Indígena

   

04

Práticas Pedagógicas – Módulo 1º Semestre

04

Práticas Pedagógicas – Módulo 2º Semestre

04

Práticas Pedagógicas – Módulo 3º Semestre

04

Práticas Pedagógicas – Módulo 4º Semestre

04

Práticas Pedagógicas – Módulo 5º Semestre

04

Práticas Pedagógicas – Módulo 6º Semestre

03

Práticas Pedagógicas – Módulo 7º Semestre

 

Disciplinas Licenciatura

 

Disciplinas comum ao Bacharelado

 

Núcleo Comum entre os  cursos de História