SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 006/2014
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 21 DE FEVEREIRO DE 2014
Dispõe sobre a criação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Formação Continuada de Professores em Geotecnologias na Educação modalidade a Distância.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 21 de fevereiro de 2014, Ata 053, em conformidade ao constante no processo nº 23116.0057/2013-91,
D E L I B E R A :
Art.1º Aprovar a criação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Formação Continuada de Professores em Geotecnologias na Educação modalidade a Distância, conforme anexo:
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias
PRESIDENTA DO COEPEA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOTECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
1. VAGAS
Quando da implementação do curso serão oferecidas 150 vagas distribuídas uniformemente em cinco pólos, sendo 30 vagas para cada pólo.
O número de vagas oferecidas leva em consideração a disponibilidade de professores, o interesse dos pólos, comprovada pela pesquisa de demanda apresentada pelas Secretarias Municipais de Educação.
O processo seletivo está previsto após a aprovação no próximo edital da UAB (Universidade Aberta do Brasil).
2. PROJETO PEDAGÓGICO
2.1 Vinculação do Projeto ao Plano Institucional e Projeto Pedagógico da FURG
A proposta de criação do curso atende às demandas institucionais e regionais. A FURG, em sua missão institucional, tem como campo principal de atuação o Ecossistema Costeiro, onde busca produzir, organizar e disseminar o conhecimento sobre este ambiente, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Dada a sua importância para o mundo moderno, o conhecimento produzido e acumulado sobre o potencial de utilização das geotecnologias deve ser conhecido por toda a nossa sociedade, tanto pela qualificação que pode promover no desempenho dos agentes sociais, como também para a melhoria das condições de vida, o que justifica o compromisso de divulgar Ciência.
3. JUSTIFICATIVA
A presente proposta visa a criação de um curso de Pós Graduação Lato Sensu em Geotecnologias na Educação, cujo público alvo tem como foco profissionais educadores de instituições de ensino públicas e privadas, os quais utilizariam as técnicas de geoprocessamento em suas áreas de atuação.
Essa proposta, portanto, representa uma ação em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FURG o qual, no seu tema de interesse central (i.e., o ecossistema costeiro), define dentre seus objetivos a ampliação e oferta de Programas de Pós-Graduação (PPG). Essa ampliação deve, segundo o PDI, priorizar as propostas adequadas às necessidades da região e aquelas que promovam a integração de diferentes áreas do conhecimento. O caráter integrado e multidisciplinar é inerente à proposta aqui apresentada.
Um PPG como o aqui proposto, pretende ser um instrumento para a busca da inclusão das geotecnologias no cotidiano de profissionais educadores, visando o desenvolvimento da região e do Estado de um modo geral.
4. OBJETIVO
O objetivo geral do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Geotecnologias na Educação é promover, por meio da modalidade de Ensino a Distância, a capacitação de profissionais educadores para a aplicação do geoprocessamento em suas áreas de atuação, democratizando o acesso à Pós-Graduação Lato Sensu e favorecendo a institucionalização de métodos e práticas de ensino-aprendizagem baseados no uso das tecnologias da comunicação e da informação.
5. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO
O curso será realizado em seis módulos, onde o aluno irá estudar, discutir e analisar os conhecimentos teórico-práticos que envolvem Geotecnologias na Educação. O Núcleo de Educação a Distância da FURG será utilizado para o planejamento e estruturação das disciplinas e do material didático.
5.1. Público Alvo
O curso destina-se à profissionais, preferencialmente da área de educação, e gestores diplomados em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação, interessados na aplicação de geotecnologias em sua prática profissional cotidiana.
5.2. Quadro de Sequência Lógica, Ementas e Carga Horária das Disciplinas
No quadro de sequência lógica encontra-se anexo onde constam o nome da disciplina, sua carga horária, a lotação, os professores responsáveis e o código correspondente.
As ementas, conteúdo programático, bibliografia básica e complementar das disciplinas encontram-se também anexadas a este projeto.
A carga Horária Total do Curso é de 420 horas.
As disciplinas estão organizadas por semestre, de acordo com os itens abaixo:
1º Semestre:
1 - Alfabetização Digital,
2 - Introdução e Aplicação das Geotecnologias,
3 - Geologia Básica para Geoprocessamento,
4 - Cartografia Básica para Geoprocessamento,
5 - Uso Racional da Terra e do Oceano,
6 - Prática I Explorando o Ensino Através do uso racional da Terra como continente.
Carga horária total do semestre: 135horas.
2º Semestre:
7 - O Ecossistema Costeiro e Oceânico visto do espaço,
8 O Mar no espaço geográfico brasileiro,
9 Aplicações do SR ao Ecossistema Costeiro e oceânico,
10 - Prática II Explorando o Ensino através do uso racional do mar,
11 - Sistema de Posicionamento Global (GPS),
12 - Prática III Utilização de GPS.
Carga horária total do semestre: 135horas.
3º Semestre:
13 - Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG),
14 Prática IV Conceitos de SIG aplicados a Educação e o Ecossistema costeiro,
15 Metodologia Científica,
16 Prática V Projeto em SIG
Carga horária total do semestre: 90horas.
4º Semestre:
17 Projeto em Geotecnologias Monografia de Conclusão de Curso.
Carga horária total do semestre: 60horas.
5.3. Processo de Avaliação da Aprendizagem
Programas de Educação a Distância, pelo seu caráter diferenciado e pelos desafios que enfrentam, devem ser acompanhados e avaliados em todos os seus aspectos de forma sistemática, contínua e abrangente. Durante o desenvolvimento de cada uma das disciplinas que formam os módulos, o aluno deverá comprovar seu aproveitamento, mediante a realização de avaliações presenciais e a distância. A avaliação final (presencial) terá peso 6 na nota final da disciplina enquanto as atividades virtuais (a distância), desenvolvidas ao longo da disciplina, terão peso 4.
A avaliação da aprendizagem integrará todos os momentos do curso, assim, os instrumentos utilizados deverão ser capazes de verificar, não apenas o domínio dos conhecimentos teóricos, mas também a capacidade do cursista de integrar os novos recursos e materiais didáticos aprendidos ao seu fazer profissional. A avaliação abrangerá as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular, podendo envolver situações tanto de auto-avaliação, como avaliações de caráter escrito e virtual.
Caso necessário, conjuntos de questões e problemas, envolvendo os assuntos das disciplinas que poderão servir de apoio para a verificação da aprendizagem, poderão ser oferecidos aos cursistas durante o semestre.
A auto-avaliação também será uma das possibilidades de avaliação do cursista. Nela, o cursista apresentará descrições de atividades realizadas e de suas reflexões.
A avaliação presencial tem como objetivo avaliar a capacidade do aluno em articular os diversos conceitos apresentados nas disciplinas, bem como sua capacidade de adequação prática desses conteúdos. Caso o aluno não atinja a nota mínima esperada em alguma atividade presencial, deverá realizar a atividade substitutiva, a ser aplicada em um próximo encontro presencial.
Ao final de cada disciplina haverá uma avaliação final que contemplará todo o conteúdo da disciplina e, por isso, terá um maior grau de complexidade. A metodologia e os critérios de avaliação serão definidos por cada professor. A avaliação será expressa através de uma nota que poderá ir de 0 a 10, de acordo com o Regimento Geral da FURG (Art. 114).
A avaliação de cada disciplina será expressa através do Sistema 1, ou seja, haverá somente uma nota final quando da conclusão da disciplina, que será calculada pela aplicação de peso 4 às notas parciais das atividades virtuais, realizadas ao longo da disciplina, e peso 6 para a nota parcial da avaliação final (presencial).
Aprovação na Disciplina:
Será considerado aprovado na disciplina o cursista que obter nota final igual ou superior a 7 (sete).
Atividade de Recuperação:
O cursista que não tiver obtido nota final igual ou superior a 7 (sete) poderá requerer atividade de recuperação, junto à Coordenação do Curso, desde que:
1. Tenha 75% de participação nas atividades virtuais;
2. Tenha 100% de participação nas atividades presenciais.
Esta atividade de recuperação será desenvolvida mediante a realização de uma nova avaliação final (presencial). O professor de cada disciplina disponibilizará um horário, a princípio a distância, para atendimento aos alunos em recuperação.
Excepcionalmente, os alunos com menos de 75% de cumprimento das atividades virtuais poderão encaminhar justificativa ao professor da disciplina, solicitando a respectiva atividade de recuperação, estando ciente de que deverá entregar todas as tarefas e ainda participar da atividade de recuperação (presencial), caso liberada pelo professor, que ocorrerá ao final de cada disciplina.
Para ser considerado aprovado, após a atividade de recuperação, o cursista deverá obter uma nova nota final Nf igual ou superior a 5 (cinco), a qual será calculada da seguinte forma:
onde N1 é a nota final (inferior a sete) anterior às atividades de recuperação e N2 é a nota obtida nestas atividades.
Trabalho de Conclusão de Curso:
Os alunos deverão apresentar um trabalho final como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido dentro do módulo VI Monografia de Conclusão do Curso, sob a orientação de um dos professores responsáveis pela disciplina. Os trabalhos realizados serão dirigidos para o desenvolvimento de materiais e métodos passíveis de aplicação na área de atuação profissional do aluno. Esse trabalho deverá ser apresentado no último encontro presencial, na forma de seminário.
Aprovação no Curso:
Será considerado aprovado no curso o aluno que: (i) obtiver uma nota final igual ou superior a (7) sete em todas as disciplinas (no caso do aluno que requerer atividade de recuperação, esta nota final reduz-se para 5 (cinco)), (ii) ter comparecido a todas as atividades presenciais, (iii) ter entregue, no mínimo, 75% das tarefas propostas nas atividades virtuais, (iv) ter integralizado as 420 horas que constituem a carga horária total do curso e (v) obtiver aprovação no seu trabalho de conclusão. O aluno que cumprir estes requisitos fará jus a um Certificado de Especialista em Geotecnologias na Educação, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.
Validade dos Créditos:
Para fins de obtenção de certificado de especialização, o módulo que for concluído de forma isolada terá validade por cinco anos para ser agrupado e aproveitado como crédito no curso de especialização, caso esse seja novamente oferecido. A conclusão de cada disciplina, desde que obedecidos os critérios mínimos de aprovação nas provas e freqüência, poderá proporcionar ao aluno uma declaração de conclusão de crédito.
Certificado:
O aluno que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialista em Geotecnologias na Educação, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.
Recursos:
Casos omissos deverão ser encaminhados para coordenação do curso para análise e posterior parecer no prazo de 15 dias úteis.
5.4. Processo seletivo
Requisitos:
Serão admitidos portadores de diploma de curso superior e pertencentes à região de abrangência do projeto. A seleção será realizada por demanda social com critérios de classificação definidos em edital público.
Inscrições:
A inscrição dos candidatos será realizada por meio eletrônico (SIPOSG) e o comprovante da inscrição juntamente com a documentação entregue nos pólos presenciais em dia e horário estipulados que serão divulgados através de edital publicamente.
Critérios de Seleção:
Os critérios serão definidos pelo colegiado do curso, bem como a forma de seleção.
Matrícula:
A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos pólos de apoio presencial, em dia e horário estipulado e divulgado através de edital específico.
5.5. Plataforma para Educação a Distância
Para possibilitar a comunicação contínua entre os atores envolvidos, estudantes, tutores e professores no curso oferecido, será utilizada a Plataforma Moodle (http://www.uab.furg.br/moodle/).
O Moodle é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem que utiliza a Internet e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos à distância, complemento à cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio à distância e aos processos de ensino-aprendizagem.
6. INDICAÇÃO DO QUANTITATIVO DE PÓLOS E SUAS LOCALIZAÇÕES
Este curso visa abranger parte da região sul e do noroeste do Rio Grande do Sul. Neste projeto específico, os pólos a serem atendidos estão localizados nos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Cachoeira do Sul e Novo Hamburgo.
A articulação destes municípios com a FURG, e a conseqüente apresentação de propostas de cursos por esta IFE e destes Pólos Municipais de apoio presencial para educação a distância, surgiu a partir da discussão da sua Proposta de Expansão, integrando os municípios do Cordão Litorâneo e do interior do Rio Grande do Sul.
7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO
O cronograma, contendo o período de realização do curso e a descrição das ações será implementado após a aprovação do curso no próximo edital da UAB (Universidade Aberta do Brasil).
8. DESCRIÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS
Os docentes necessários para o desenvolvimento do curso são sete professores da FURG e cinco do IFRS. Estes professores, além de ministrar aulas, produzirão os textos e recursos didáticos para o trabalho nos módulos, desenvolvidos especificamente para esse projeto, e que serão postados na Plataforma Moodle. O curso contará com apoio da equipe multidisciplinar da SEAD.
8.1. Dados relativos ao Corpo Docente
Tabela 01: Corpo docente do curso
FURG Universidade Federal do Rio Grande
IO Instituto de Oceanografia FURG
IMEF Instituto de Matemática Estatística e Física- FURG
IFRS Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande
UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina
Docentes |
Titulação |
Instituto |
Rosa Maria Piccoli da Cunha |
Doutorado em Oceanografia Física Química e Geológica - FURG |
IO |
José Luiz Lima de Azevedo |
Doutorado em Oceanografia Física Química e Geológica - FURG |
IO |
Carlos Roney Armanini Tagliani |
Doutorado em Ciências - UFRGS |
IO |
Lauro Julio Calliari |
Phd. em Ciências Marinhas Virginia Institute of Marine Science College of William and Mary, Williamsburg, VA. |
IO |
Paula Dias Dentzien |
Doutorado em Geociências - UFRGS |
IO |
Adriana Leonhardt |
Doutorado em Ciências área Paleontologia - UFRGS |
IO |
Juliano C Marangoni |
Doutorado em Oceanografia Biológica - FURG |
IMEF |
Carolina Larrosa de Oliveira |
Mestrado em Engenharia Civil na área de Cadastro Técnico Multifinalitário - UFSC |
IFRS |
Franciane de Lima Coimbra |
Mestrado em Oceanografia Biológica - FURG |
IFRS |
Jean Marcel de Almeida Espinoza |
Mestrado em Sensoriamento Remoto UFRGS |
IFRS |
Daniel Capella Zanotta |
Mestrado em Sensoriamento Remoto UFRGS |
IFRS |
Alexandre Jesus da Silva Machado |
Doutorado em Informática na Educação - UFRGS |
IFRS |
9. DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA E LOGÍSTICA DO POLO DE APOIO PRESENCIAL
Para a realização das aulas práticas em cada pólo será necessário: (i) uma sala com 30 computadores, todos com acesso a internet, (ii) uma sala de aula normal e (iii) 10 aparelhos receptores de sinal GPS.
Além disso, os pólos presenciais deverão atender às exigências do sistema UAB, sendo de inteira responsabilidade dos municípios, e tendo como base o exemplo de pólo de apoio presencial, conforme tabela a seguir (tem que numerar a tabela):
A infra-estrutura da Universidade, com os laboratórios para capacitação dos professores e tutores a distância, gastos com energia elétrica, telefonia, viaturas e motoristas são contrapartida da IES.
10. RECURSOS FINANCEIROS NECESSÁRIOS A OFERTA DO CURSO
Os professores e tutores receberão bolsa CAPES, com valor definido pela Lei das Bolsas 11273 de 6 de fevereiro de 2006 (disponível em www.uab.mec.gob.br). Somente um professor em cada disciplina receberá a bolsa que terá duração correspondente aos créditos da mesma.
A infra-estrutura da Universidade, com os laboratórios para atuação dos professores e tutores a distância, gastos com energia elétrica, entre outros, são apresentados como contrapartida da IES.
QUADRO DE SEQÜÊNCIA LÓGICA DAS DISCIPLINAS
PRIMEIRO SEMESTRE |
MÓDULO I INTRODUÇÃO AS GEOTECNOLOGIAS (IGEO) |
DISCIPLINA (1) ‐ ALFABETIZAÇÃO DIGITAL |
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Código 23016P |
Lotação C3 Centro de Ciências Computacionais |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
45 horas‐aula 03 Alexandre Machado Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Conceitos básicos de microinformática e prática na utilização do ambiente de educação a distância Moodle 1. Perspectiva histórica da informática; 2. Configuração e Formatação; 3. Fundamentos da Internet e seus serviços; 4. Ambientes Virtuais de Aprendizagem; 5. Apropriação do uso do console, de sistemas de arquivos e de elementos de ambientes gráficos. BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 01. Alfabetização Digital |
DISCIPLINA (2) INTRODUÇÃO E APLICAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
15 horas‐aula 01 José Luiz Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES O que são geotecnologias; Onde aplicamos (educação, ecosistemas costeiros e oceânicos); Softwares livres; O Google Earth Material a ser organizado por todos os professores que terão cada um uma hora para apresentação de sua disciplina e a aplicação das geotecnologias na mesma. BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 02. Introdução e Aplicação das Geotecnologias |
MÓDULO II CONCEITOS BÁSICOS PARA GEOPROCESSAMENTO (GEO) |
DISCIPLINA (3) ‐ GEOLOGIA BÁSICA PARA GEOPROCESSAMENTO |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
30 horas‐aula 02 Paula Dias / Adriana Leonhardt Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES 1.Introdução a Geologia 2. Origem da Terra; 3. Tectônica de Placas 4. Mineralogia e Rochas; 5. Dinâmica interna e externa da Terra. 6. Geologia Marinha; 7. Geomorfologia e dinâmica sedimentar Costeira e Estuarina BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 03. Geologia Básica para Geoprocessamento |
DISCIPLINA (4) - CARTOGRAFIA BÁSICA PARA GEOPROCESSAMENTO |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
30 horas‐aula 02 Carlos Tagliani Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Princípios de Cartografia Conceitos aplicados ao Ecossistema Costeiro e Oceânico (ECO) Noções de geotecnologias aplicados a área ambiental e oceanográfica 1. Introdução a Cartografia 2. Sistemas de Coordenadas 3. Projeções Cartográficas BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 04. Cartografia básica para geoprocessamento |
DISCIPLINA (5) ‐ USO RACIONAL DA TERRA E DO OCEANO |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
15 horas‐aula 01 Lauro Calliari Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Conceitos de Morfodinâmica costeira com ênfase em praias e zonas de arrebentação e os perigos associados. 1. O Ambiente Costeiro 2. Introdução a Geologia e Geomorfologia costeira 3. Fatores Oceanográficos físicos e modos de movimento na zona costeira 4. Princípios básicos do movimento de ondas 5. Modificação das ondas na zona costeira 6. Introdução aos processos de zona de arrebentação 7. Morfodinâmica de praias arenosas BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 05. Uso Racional da terra e do oceano |
DISCIPLINA (6) ‐ PRÁTICA I EM LABORATÓRIO E SAIDA DE CAMPO - EXPLORANDO O ENSINO ATRAVÉS DO USO RACIONAL DA TERRA COMO CONTINENTE |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
15 horas‐aula 01 Carolina Larrosa Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Introdução aos softwares utilizados em Geoprocessamento. Apresentação das potencialidades didáticas das Geotecnologias aplicadas aos conteúdos curriculares do ensino básico.Utilização do Google Earth como ferramenta para o ensino em disciplinas diversas. Introdução ao software livre gvSIG. 1. Noções Básicas de Cartografia digital 2. Apresentação do software gvsig 3. Exercícios práticos BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 06. Pratica I |
SEGUNDO SEMESTRE |
MÓDULO III SENSORIAMENTO REMOTO (SR) |
DISCIPLINA (7) ‐ O ECOSSISTEMA COSTEIRO E OCEÂNICO VISTO DO ESPAÇO |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
30 horas‐aula 02 Daniel Zanotta Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Principios de SR. Conceitos e Aplicações. Interpretação visual de dados de sensoriamento remoto. 1. Princípios Físicos 2. Comportamento Espectral dos alvos 3. Processo de Imageamento com satélites 4. Sensores 5. Imagem Digital 6. Conceitos de Processamento Digital de Imagens 7. Aplicações BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 07. O Ecossistema costeiro e Oceânico Visto do espaço |
DISCIPLINA (8) ‐ O MAR NO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
30 horas‐aula 02 Jean Espinoza Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES A Amazônia azul, riquezas do mar, Fenômenos oceanográficos, o futuro do oceano e a Antártica. 1. A Amazônia Azul 2. O mar visto pelo brasileiro 3. Portos 4. Construção Naval 5. Ilhas oceânicas 6. Riquezas do mar 7. Unidades de conservação costeira e marinha 8. Fenômenos oceanográficos e climatológicos 9. O futuro dos oceanos 10. O mar, nossa última fronteira BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 08. O Mar no espaço geográfico brasileiro |
DISCIPLINA (9) ‐ APLICAÇÕES DO SR AO ECOSSISTEMA COSTEIRO E OCEÂNICO |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
15 horas‐aula 01 Juliano Marangoni Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Aplicação do SR no ecossistema costeiro, com ênfase em marismas suas vantagens e problemas ( respostas espectrais RGB para separar a vegetação de marismas das demais áreas, e áreas de marismas aterradas) 1. Análise temporal das Marismas integrando imagens P&B e RGB 2. Anállise Espectral RGB da cobertura vegetal das marismas 3. Análises estatísticas aplicadas ao SR BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 09. Aplicações do SR ao ECO |
DISCIPLINA (10) ‐ PRÁTICA II EM LABORATÓRIO E SAIDA DE CAMPO - EXPLORANDO O ENSINO ATRAVÉS DO USO RACIONAL DO MAR |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
15horas‐aula 01 Franciane Coimbra Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Exercícios práticos para serem utilizados em sala de aula em disciplinas diversas. Utilização do Google Earth em sala de aula. Aplicação do gvSIG em SR. 1. Noções Básicas de SIG e SR 2. Utilização prática de softwares SIG 3. Apresentação de exemplos práticos de utilização do SIG e SR aplicados aos conteúdos curriculares do ensino básico 4. Elaboração de um projeto didático fazendo uso das geotecnologias
BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 10. Prática II |
MÓDULO IV SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS) |
DISCIPLINA (11) ‐ GPS |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
15 horas‐aula 01 CarlosTagliani Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Introdução aos Sistemas de posicionamento por satélite. Conceitos básicos. 1. Introdução 2. Sinal do GPS 3. Posicionamento Global 4. Equipamentos 5. Aplicações
BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 11. GPS
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DISCIPLINA (12) ‐ PRÁTICA III SAÍDA DE CAMPO E LABORATÓRIO UTILIZAÇÃO DE GPS |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
15 horas‐aula 01 Carolina Larrosa Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Aula prática com saída de campo para utilização de equipamentos de GPS de navegação e outros equipamentos como celulares ( Latitude ) e microcomputadores (Google maps) para acesso a localização e mapas. Aula em laboratório para inserção no gvSIG dos dados coletados. 1. Noções Básicas de utilização de aparelhos receptores do sinal GPS 2. Saidas de campos para manuseio de equipamentos e coleta de dados 3. Integração dos dados coletados com os softwares de SIG 4. Elaboração de um projeto didático fazendo uso dos conceitos de GPS e das geotecnologias BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 12. Prática III |
TERCEIRO SEMESTRE |
MÓDULO V INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) |
DISCIPLINA (13) ‐ INTRODUÇÃO AO SIG |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
15horas‐aula 01 Franciane Coimbra Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica e processamento digital de imagens. 1. Dados Georreferenciados 2. Operações sobre Dados Geográficos 3. Interpretação Visual de Alvos 4. Introdução a Estatística Espacial 5. Aplicações de SIG BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 13. Introdução ao SIG |
DISCIPLINA (14) ‐ PRÁTICA IV - CONCEITOS DE SIG APLICADOS A EDUCAÇÃO E AO ECO |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
30horas‐aula 02 Jean Espinoza Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Exercícios práticos para sala de aula me disciplinas diversas; Utilização do Google Earth em sala de aula; Práticas em laboratório utilizando os tutores presenciais: SIG utilizando o software livre gvSIG em continente, região costeira e oceano ** durante o desenvolvimento deste conteúdo terão em paralelo atividades no gvSIG orientadas pelos tutores presenciais nos laboratório dos polos. 1. Utilização do Google Earth para identificação de regiões diversas 2. Interpretação de imagens de regiões costeiras utilizando o software livre Multispec 3. Processamento de imagens de regiões costeiras utilizando o software livre gvSIG 4. Implementação de um SIG conforme a área de atuação do aluno BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 14. Prática IV |
DISCIPLINA (15) ‐ METODOLOGIA CIENTÍFICA |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
15horas‐aula 01 Jose Luiz Azevedo Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Estrutura da Monografia. Texto Científico (princípios básicos, normas de formato e estilo, redação técnica, elementos de apoio ao texto, elementos da monografia). Exemplo de Aplicação. 1. Estrutura da Monografia 2. O Texto Científico 3. Redação 4. Elementos de Apoio 5. Elementos da Monografia 6. Exemplo de Aplicação BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 15. Metodologia Científica |
DISCIPLINA (16) ‐ PRÁTICA V: PROJETO EM SIG |
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor ⋅ Cronograma ⋅ Entrega do Trabalho |
30horas‐aula 02 Todos os professores orientadores Responsável: José Luiz Azevedo Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
UNIDADES Projeto de um SIG aplicado a área de atuação do aluno. Construção de um SIG para região costeira ou oceânica, utilizando o gvSIG. ** durante o desenvolvimento deste conteúdo os alunos terão em paralelo atividades no gvSIG orientadas pelos professores e supervisionados pelos tutores presenciais nos laboratórios dos polos.
Os professores irão preparar um vídeo onde mostrarão sua área de atuação e a disponibilização para ajudar na montagem do projeto.
BIBLIOGRAFIA: Anexo Arquivo: 16. Prática V - Projeto em SIG |
QUARTO SEMESTRE |
MÓDULO VI TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) |
DISCIPLINA (17) ‐ PROJETO EM GEOTECNOLOGIAS MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DO CURSO |
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Projeto de SIG aplicado a área de atuação do aluno. Construção de um SIG utilizando o gvSIG. A região poderá ser o Continente, região costeira ou oceano. O aluno irá identificar sua área de atuação e será supervisionado por um professor.
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Código - a ser definido |
Lotação IO Instituto de Oceanografia |
⋅ Carga horária ⋅ Créditos ⋅ Professor
⋅ Cronograma 1. Entrega da 1ª versão do projeto de TCC 2. Entrega da tarefa final do Módulo VI 3. Entrega da tarefa de recuperação do 1º semestre 4. Entrega da tarefa de recuperação do 2º semestre 5. Entrega do Projeto de TCC definitivo 6. Férias 7. Início do período de orientação dos TCCs 8. Término do período de orientação dos TCCs 9. Entrega da 1ª versão dos TCCs 10. Entrega da versão definitiva do TCC 11. Publicação final das notas e encerramento das atividades do curso ‐ Defesas Defesas pólo 1 Defesas pólo 2 Defesas pólo 3 Defesas pólo 4 Defesas pólo 5 |
60 horas‐aula 04 Todos os professores Responsável: Rosa Piccoli da Cunha Data inicial , Data final e prazo final A ser definido |
CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 horas