Nº 022 - Dispõe sobre a criação do doutorado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais junto ao PPGBAC.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

DELIBERAÇÃO Nº 022/2014

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 25 DE ABRIL DE 2014

 

 

Dispõe sobre a criação do doutorado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais junto ao PPGBAC.

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 25 de abril de 2014, Ata 054, em conformidade ao constante no Processo nº 23116.001971/2013-06,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art.1º          Aprovar a criação do doutorado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais junto ao PPGBAC, conforme anexo.

 

Art. 2º                   A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

 

Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias

PRESIDENTA DO COEPEA

 


Anexo à Deliberação nº 022/2014 do COEPEA

 

Estrutura do curso de Doutorado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais

 

Total de Créditos para Titulação: 86 créditos

Disciplinas: 46 créditos (sendo 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 30 créditos em disciplinas optativas)

Tese/Dissertação: 40 créditos

Tempo máximo de integralização: 54 meses

 

 

1) Disciplinas a serem criadas e incluídas no QSL do curso

 

Nome: Delineamento amostral e análise de dados

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Créditos: 2

CH: 30 h

Lotação: ICB

Ementa: Planejamento de estudos em ecologia aquática (observacionais/experimentais). Amostragem (replicação e pseudoreplicação). Análises exploratórias. Testes de hipóteses. Análises uni e multivariadas aplicadas à ecologia aquática.

 

Nome: Limnologia de Campo

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Créditos: 4

CH: 60 h

Lotação: ICB

Ementa: Formulação de projetos relacionados à limnologia, biologia animal, vegetal e microorganismos e interações ecossistêmicas, incluindo dados abióticos. Uso de equipamentos, planejamento e execução de coleta, determinação de parâmetros bióticos e abióticos em campo e laboratório, análise e interpretação de dados. Redação e apresentação dos resultados. Interpretação dos dados e elaboração de textos científicos.

 

Nome: Estágio de Docência

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Créditos: 4

CH: 60 h

Lotação: ICB

Ementa: Preparação e apresentação de tópicos específicos dos conteúdos teóricos e práticos de uma das disciplinas dos cursos de graduação, sob a orientação do professor responsável.

 

Nome: Trabalho de Tese

Código: a determinar

Caráter: Obrigatória

Créditos: 40

CH: 600 h

Lotação: ICB

Ementa: Ofertada a partir do segundo ano de curso, a partir do momento que o discente tiver cumprido todas as outras exigências de crédito para estar apto à defesa da tese de doutorado. Os créditos são integralizados quando da entrega da dissertação para submissão à banca examinadora.

 

Nome: Biologia da Reprodução dos Vertebrados

Código: a determinar

Caráter: optativa

Créditos: 2

CH: 30

Lotação: ICB

Ementa: Trato reprodutor dos vertebrados: sistema reprodutor de fêmeas e sistema reprodutor de machos; Diferenciação sexual; Formas de reprodução; Estratégias reprodutivas; Influência do ambiente na reprodução: Efeito do fotoperíodo, temperatura, alimentação, interação social, qualidade da água e poluentes; Controle endócrino da reprodução; Comportamentos reprodutivos; Feromônios; Métodos e técnicas no estudo da biologia reprodutiva.

 

Nome: Conservação de Ambientes Aquáticos Continentais

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Créditos: 2

CH: 30 h

Lotação: ICB

Ementa: O Impacto humano no ambiente. Usos múltiplos da água. Introdução à legislação brasileira de proteção ambiental. A política nacional de recursos hídricos. A bacia hidrográfica como unidade de estudos. Poluição aquática: principais tipos e consequências. Princípios de tratamento de esgotos e de águas para abastecimento. Impactos antrópicos e suas respostas nos cursos d'água. Monitoramento da qualidade da água. Conservação e recuperação de ambientes aquáticos continentais

 

Nome: Biologia dos Amphibia

Código: a determinar

Caráter: optativa

Créditos: 2

CH: 30 h

Lotação: ICB

Ementa: A disciplina aborda os diferentes aspectos da biologia dos anfíbios, como história natural, ecologia e distribuição, com especial atenção à biologia comportamental de espécies brasileiras. São tratadas tanto a fase larval como a pós-metamórfica e ênfase especial é dada à questão reprodutiva. Os anuros, grupo preponderante dentre os Amphibia, são tratados com mais detalhes. Adicionalmente, são abordados aspectos dos estudos em bioacústica. Serão também abordados aspectos relacionados à nova taxonomia e sistemática dos principais grupos

 

Nome: Biologia de Aves Aquáticas

Código: a determinar

Caráter: optativa

Créditos: 2

CH: 30 h

Lotação: ICB

Ementa: Origem e evolução das aves. Relações filogenéticas entre as ordens de aves aquáticas. Morfologia e anatomia, com ênfase nas adaptações aos ambientes aquáticos. Diversidade e sistemática dos grupos atuais. Migrações. Extinção, conservação e ameaças. Uso de equipamentos, metodologia de identificação das espécies e amostragem ornitológica

 

Nome: Ecotoxicologia aplicada a ambientes aquáticos continentais

Código: a determinar

Caráter: optativa

Créditos: 2

CH: 30 h

Lotação: ICB

Ementa: Principais grupos de poluentes e alteração biológicas causadas pelos mesmos. Testes ecotoxicológicos. Análises químicas, bioquímicas e de biologia molecular com aplicação em ecotoxicologia. Avaliação da qualidade de ambientes aquáticos continentais.

 

Nome: Seminários

Código: a determinar

Caráter: optativa

Créditos: 2

CH: 30 h

Lotação: ICB

Ementa: Participação na apresentação e arguição de defesas de dissertações de mestrado e tese de doutorado, além de palestras apresentadas pelo examinador externo das bancas ou professores visitantes. Visa dar ao pós-graduando a vivência necessária para a apresentação e discussão em público de estudos científicos.

 

 

2) Disciplinas existentes a serem incluídas no QSL do curso

 

Nome: Metodologia Científica e Elaboração de Projetos

Código: 15021P

Caráter: obrigatória

Créditos: 2

CH: 30 h

Lotação: ICB

Ementa: Histórico do pensamento científico. Ciência e metodologia científica. Aspectos gerais sobre formulação de hipóteses, delineamento amostral e interpretação de pesquisas em biologia. O projeto de pesquisa: montagem, execução e análise. Divulgação e comunicação científica. Exercício prático. Disciplina ofertada no primeiro semestre do curso visando o auxílio na preparação e apresentação do projeto.

 

Nome: Ecossistemas Aquáticos Continentais

Código: 15020P

Caráter: obrigatória

Créditos: 2

CH: 30h

Lotação: ICB

Ementa: Os sistemas hídricos continentais: classificação, caracterização, estrutura e funcionamento. Propriedades físicas e químicas da água. Introdução a limnologia física e química. Principais comunidades. Princípios básicos de ecologia aquática: estrutura trófica, metabolismo, fluxo de energia, ciclos de nutrientes. Caracterização dos principais sistemas hídricos regionais.

 

Nome: Biologia de Populações

Código: 15027P

Caráter: optativa

Créditos: 3

CH: 45 h

Lotação: ICB

Ementa: Genética das populações: variação genética; forças evolutivas; subestrutura das populações e características quantitativas. Ecologia das populações: fatores que afetam a distribuição e a abundância das populações; densidade populacional e dispersão; crescimento populacional; demografia; competição interespecífica e interações presa-predador. Ecologia evolutiva e genética ecológica: adaptação e especiação; evolução do comportamento social; genética demográfica e evolução da história de vida; coevolução e interações interespecíficas.

 

Nome: Relações Ecológicas entre Plantas e Animais em Ambientes Aquáticos

Código: 15025P

Caráter: optativa

Créditos: 2

CH: 30 h

Lotação: ICB

Ementa: Conceitos básicos de herbivoria. Metabolismo vegetal secundário, com ênfase em macrófitas aquáticas. Toxinas vegetais e seus efeitos sobre os animais. Interações hormonais entre plantas e animais. Interações entre plantas: alelopatias e competição. Preferências alimentares. Problemas físicos e nutricionais de se alimentar de macrófitas aquáticas.

 

Nome: Cadeias Alimentares Microbianas em Ambientes Aquáticos

Código: OC062

Caráter: optativa

Créditos: 3

CH: 45 h

Lotação: IO

Ementa: Esta disciplina visa apresentar maiores informações sobre as características, distribuição, abundância e atividade dos microorganismos em ambientes aquáticos, e sua importância nas cadeias alimentares e ciclos biogeoquímicos dos ecossistemas marinhos.

 

Nome: Biologia de Microalgas Continentais

Código: 15026P

Caráter: optativa

Créditos: 3

CH: 45 h

Lotação: ICB

Ementa: Origem e evolução das microalgas. Definição e caracterização dos principais grupos de microalgas continentais. Aspectos ecológicos das comunidades fitoplanctônicas continentais: fatores limitantes, adaptações morfo-fisiológicas, sucessão e distúrbio intermediário. Coleta, preservação e identificação de microalgas continentais.

 

Nome: Biologia de Diatomáceas

Código: 15073P

Caráter: optativa

Créditos: 4

CH: 60

Lotação: ICB

Ementa: Classificação e taxonomia de diatomáceas. Características morfológicas em microscopia óptica e eletrônica de varredura e transmissão. Principais gêneros de diatomáceas marinhas e dulciaquícolas plantônicas, epitíficas, epipélicas e epipsâmicas. Adaptações morfológicas para conquista e sobrevivência em distintos habitats. Reprodução sexuada e assexuada. Distribuição e biogeografia de diatomáceas. Métodos de coleta e fixação de diatomáceas. Métodos de limpeza das frústulas para microscopia óptica e eletrônica.

 

Nome: Biologia de Macrófitas Aquáticas

Código: 15024P

Caráter: optativa

Créditos: 3

CH: 45 h

Lotação: ICB

Ementa: Principais tipos de Macrófitas aquáticas em ambientes aquáticos continentais. Aspectos anatômicos e morfológicos; adaptações fisiológicas. Caracterização de estrutura de Populações e Comunidades de plantas aquáticas. Produção primária e decomposição. Importância da comunidade de macrófitas nos ecossistemas aquáticos.

 

Nome: Bio-ecologia de Macroinvertebrados Bentônicos e Fitofauna

Código: 15028P

Caráter: optativa

Créditos: 3

CH: 45 h

Lotação: ICB

Ementa: Introdução aos principais aspectos da morfologia e adaptações de macroinvertebrados de água doce. Principais grupos taxonômicos presentes em água doce. Ecologia de macroinvertebrados em ecossistemas aquáticos lóticos e lênticos, com ênfase no papel funcional e distribuição espaço-temporal. Organismos bentônicos bio-indicadores de qualidade de água e grau de trofia, e sua utilização na conservação e manejo de sistemas aquáticos continentais.

 

Nome: Biologia de Mamíferos de Água Doce

Código: 16061P

Caráter: optativa

Créditos: 3

CH: 45 h

Lotação: ICB

Ementa: Espécies no Brasil e no mundo, taxonomia, status e distribuição das populações, características gerais, habitat, hábitos, alimentação, reprodução, saúde, estratégias de conservação e manejo.

 

Nome: Tópicos Especiais I

Código: 15031P

Caráter: optativa

Créditos: 2

CH: 30 h

Lotação: ICB

Ementa: Disciplinas de caráter eventual, oferecidas por professores do curso, visitantes ou colaboradores, que abordem ou detalhem temas relacionados a área de abrangência do programa e com a recomendação da Comissão de Curso.

 

Nome: Tópicos Especiais II

Código: 15032P

Caráter: optativa

Créditos: 3

CH: 45 h

Lotação: ICB

Ementa: Disciplinas de caráter eventual, oferecidas por professores do curso, visitantes ou colaboradores, que abordem ou detalhem temas relacionados a área de abrangência do programa e com a recomendação da Comissão de Curso.

 

Nome: Ecologia de Peixes de Água Doce

Código: 11078P

Caráter: optativa

Créditos: 3

CH: 45 h

Lotação: IO

Ementa: Esta disciplina visa fornecer subsídios para o estudo da ictiofauna de ambientes aquáticos continentais. São apresentados conceitos sobre coleta e processamento de dados; biologia populacional, ecologia de comunidades, zoogeografia e conservação de estoques pesqueiros.

 

Nome: Uso de Isótopos estáveis em Ecologia

Código: 11113P

Caráter: optativa

Créditos: 2

CH: 30

Lotação: IO

Ementa: Conceitos e notações básicas sobre isótopos estáveis. Aplicações e limitações metodológicas. A coleta e pré-processamento das amostras. Aspectos básicos da análise de dados isotópicos. O uso de isótopos de carbono e nitrogênio em estudos de teias alimentares. Integração com métodos tradicionais de conteúdo estomacal. Composição isotópica da biota na avaliação da eutrofização e seus impactos.

 

Nome: Estatística Experimental

Código: 01055P

Caráter: optativa

Créditos: 2

CH: 30 h

Lotação: IMEF

Ementa: Noções básicas de experimentação. Os delineamentos experimentais. Verificação dos requisitos para a Análise da Variância. Experimentos inteiramente ao acaso. Experimentos em blocos ao acaso.  A comparação de médias. O estudo das interações. Experimentos fatoriais (2k e 3k). Efeitos fixos e aleatórios. Experimentos hierárquicos. Experimentos em parcelas subdivididas. Análise de covariância. Experimentos com medidas repetidas. Análise de Regressão Múltipla.

 

Nome: Estatística Multivariada

Código: 01056P

Caráter: optativa

Créditos: 2

CH: 30

Lotação: IMEF

Ementa: Conceitos básicos de Álgebra Linear; Análise de Correlação Canônica; Análise de Componentes Principais; Análise Fatorial; Análise de Correspondências; Análise de Agrupamentos; Análise Discriminante; Análise de Escalonamento Multidimensional; Combinação de técnicas

Multivariadas.