Nº 032

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

DELIBERAÇÃO Nº 032/2020

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 10 DE JULHO DE 2020

 

 

 

Dispõe sobre a criação do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais – nível mestrado.

 

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 28 de agosto de 2020, Ata 109, em conformidade ao constante no processo nº 23116.002611/2020-42,

 

 

 

D E L I B E R A:

 

 

 

Art. 1º           Aprovar a criação do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais – nível mestrado, conforme anexo.

 

Art. 2º           A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

 

Profa. Dra. Cleuza Maria Sobral Dias

PRESIDENTA DO COEPEA

 

 

 

 

 

Anexo à Deliberação 032/2020 do Pleno do COEPEA

 

Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais

Nível Mestrado

 

 

  • Histórico

 

A presente proposta é uma evolução de duas propostas submetidas anteriormente à CAPES, nos anos de 2014 e 2015. Consideramos como uma proposta nova na medida em que o escopo (e o nome do programa) foi alterado e, por conseguinte, o corpo docente envolvido.

Uma das críticas apontadas pelos consultores da CAPES na proposta de 2014 referia-se à existência de uma única disciplina na área de modelagem de processos industriais. Na proposta atual, os conceitos básicos de processos agroindustriais são apresentados na disciplina “Análise de Sistemas e Processos Agroindustriais”, que atua como uma disciplina niveladora e integradora (considerando que estudantes oriundos de diversas áreas do conhecimento devem fazer parte do corpo discente). Para o estudante que optar pela linha de Pesquisa “Desenvolvimento de Processos Agroindustriais” (com conteúdo mais forte na área de engenharia de processos), há ainda duas disciplinas que embasam fortemente o desenvolvimento de pesquisas de cunho teórico-computacional na área de processos, quais sejam: “Modelagem e Simulação de Processos Agroindustriais” e “Otimização de Processos Agroindustriais”. Acessoriamente, há ainda a disciplina “Separações Não-Convencionais em Processos Agroindustriais”, também ligada à engenharia de processos (que trata especificamente de separações não convencionais comumente encontradas em sistemas agroindustriais).

As outras críticas apresentadas em 2014 cobravam uma melhor descrição das linhas de pesquisa (e da coesão entre elas) e dos objetivos específicos do curso.

Tais descrições foram apresentadas em forma mais detalhada na atual proposta.

Em relação à submissão do ano de 2015, as críticas enfocaram mais fortemente a questão da infraestrutura laboratorial para a linha de pesquisa “Inovação e Produtos Agroindustriais” e a caracterização da área de concentração “Sistemas Agroindustriais”.

Na atual proposta, a linha de pesquisa tem foco nos Processos Agroindustriais, com maior ênfase no desenvolvimento de processos através do uso de ferramentas teórico-experimental-computacionais da engenharia e tecnologia de processos. A área de concentração da presente proposta abrange os sistemas e processos agroindustriais. Os pareceres anteriores da CAPES foram consultados para caracteriazação adequada da área de concentração, a qual está mais bem caracterizada na presente proposta e possui duas linhas de pesquisa vinculadas: (1) Desenvolvimento de Processos Agroindustriais; e (2) Dinâmica dos Sistemas Agroindustriais.

 

  • Cooperação e Intercâmbio

 

Para realizar essas ações de caráter interdisciplinar, desde o início da implantação do campus FURG-SAP, em 2009, são desenvolvidos projetos para os cursos de graduação e com escolas do município, usando temas que abordam a realidade da região. Dentre os quais podem-se destacar estudos nas áreas de logística, estruturas de mercados, inovação, boas práticas de fabricação, agroindústria familiar, rastreabilidade, custos, produtos naturais, integração e intensificação de processos, biocombustíveis, aproveitamento de resíduos agroindustriais, processamento de alimentos e processos biotecnológicos.

Projetos de inserção local também são desenvolvidos em parceria com instituições locais. Entidades como EMATER/RS-ASCAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha, Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA), Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio Patrulha (ACISAP) e Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, além de apoiarem as iniciativas de projetos de pesquisa e em particular de atividades integradas com a comunidade, também contribuem para a integração e diálogo de conhecimentos no setor agroindustrial. Essas cooperações entre entidades do setor público e privado visam suprir a demanda dos sistemas agroindustriais por melhorias em todas as etapas do processo produtivo. Essas parcerias também possibilitarão a inserção do grupo de pesquisa deste programa de pós-graduação em ações de pesquisa, ensino e integração com a sociedade, garantindo a interdisciplinaridade no meio acadêmico e a transposição do conhecimento no setor agroindustrial.

O grupo proponente possui diversas parcerias em projetos de pesquisa e extensão entre docentes de diferentes áreas do conhecimento atuando no campus FURG-SAP e interagindo com grupos de pesquisa da Escola de Química e Alimentos (EQA) localizados no campus Carreiros. A formação acadêmica desses profissionais é diversificada, sendo que o grupo é composto por engenheiros, químicos, físicos, administradores e economistas, o que garante a integração do conhecimento entre as áreas correlatas.

Existem parcerias consolidadas do corpo docente do PPGSPA com outras instituições brasileiras de ensino superior, como UFRGS, UFPR, UFSM, UFPel, UERJ, UFF, UFU, UERGS, UFMG, UPF, UNIPAMPA, UFCSPA, UNB que garantem a capacitação técnico-científica de profissionais em nível acadêmico nas diferentes linhas de pesquisa do programa. O corpo docente do PPGSPA mantém também parcerias internacionais com as seguintes instituições: Carnegie Mellon University, University of Wisconsin, University of Minnesota, United States Department of Agriculture - Agricultural Research Service, Technical University of Dortmund, University of Ljubljana, Universidad de Murcia, Middlesex University London, Universitat Hohenheim, Instituto Superior Técnico (IST-Lisboa). Essas interações são necessárias para atender à demanda de profissionais aptos a enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável na agroindústria, além de proporcionar intercâmbios entre diferentes universidades e seus grupos de pesquisa, integrando os métodos e conhecimentos entre as linhas de estudo propostas.

 

  • Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

 

O PPGSPA conta com uma única área de concentração - Sistemas e Processos Agroindustriais - e duas linhas de pesquisa:

(1) Desenvolvimento de Processos Agroindustriais, e,

(2) Dinâmica de Sistemas Agroindustriais.

 

 

  • Créditos Disciplinas - 24

 

  • Créditos Dissertação - 24

 

  • Vagas - 15 vagas por seleção

 

 

  • Objetivos do curso

 

Objetivos Gerais

 

O PPGSPA tem como objetivos gerais:

Desenvolver pesquisas através de um olhar interdisciplinar nos sistemas e processos agroindustriais, de caráter inovador, com capacidade de inserção social e impacto no desenvolvimento econômico;

Formar profissionais capazes de abordar e resolver problemas relacionados aos sistemas e processos agroindustriais, através de uma visão interdisciplinar e que possibilite sua atuação em nível regional e nacional, em diversos segmentos da sociedade, sejam entidades públicas, privadas ou sem fins lucrativos.

 

Objetivos Específicos

 

Dentre os objetivos específicos do PPGSPA, destacam-se:

Desenvolver processos agroindustriais inovadores.

Aprimorar processos relacionados às cadeias agroindustriais, visando a competitividade, reduzindo o impacto ambiental e promovendo o desenvolvimento socioeconômico.

Desenvolver e aplicar ferramentas e métodos interdisciplinares para o estudo e o aprimoramento de sistemas e processos agroindustriais ambiental.

Aplicar e avaliar continuamente métodos de ensino e pesquisa interdisciplinares visando a formação de um profissional diferenciado.

Capacitar o aluno para a avaliação, otimização, integração e desenvolvimento de processos agroindustriais, a partir do conhecimento interdisciplinar.

Capacitar o aluno a compreender e analisar a dinâmica dos Sistemas Agroindustriais sob a ótica interdisciplinar.

 

  • Público-Alvo

 

Formação preferencialmente nas seguintes áreas (de acordo com a Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq): Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Administração, Economia.

 

  • Perfil do Egresso

 

Pretende-se dar ao egresso o seguinte conjunto de habilidades: (i) capacidade interdisciplinar de analisar as dinâmicas dos sistemas agroindustriais, compreendendo o cenário econômico, a configuração das cadeias produtivas e as estruturas competitivas dos mercados nos quais as empresas estão inseridas; (ii) capacidade de propor melhorias nos processos, sugerindo soluções inovadoras tanto em termos de eficiência energética, aproveitamento de recursos, integração e intensificação de processos, bem como em termos de gestão e coordenação das cadeias produtivas; (iii) fluência na utilização das mais modernas ferramentas para gestão, simulação e otimização de processos agroindustriais.

 

O egresso do programa poderá atuar como pesquisador nos centros de pesquisa do Estado e do Brasil, assim como em instituições de ensino, contribuindo para a formação de recursos humanos nessa área. Destaca-se ainda a possibilidade de atuação em empresas privadas, cuja prática de contratação de profissionais com titulação acadêmica está em crescimento. Do ponto de vista regional, outra demanda a ser atendida é a de fomento às pesquisas e inovação tecnológica que venham contribuir com a competitividade e desenvolvimento da região de Santo Antônio da Patrulha/RS.

 

  • Esquema de Oferta do curso

 

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA), possui estrutura curricular semestral, contando com 9 créditos em disciplinas obrigatórias (11 créditos para bolsistas de órgãos de fomento) e 15 créditos em disciplinas optativas (13 créditos para bolsistas de órgãos de fomento), em um total 24 créditos.

As disciplinas obrigatórias possuem caráter nivelador, visto que o público alvo do programa possui formação em diversas áreas do saber, sendo necessário estabelecer as bases do conhecimento interdisciplinar nas áreas de engenharia, tecnologia e gestão.

As disciplinas niveladoras serão ministradas em colegiado por professores pertencentes às duas linhas de pesquisa do programa, de modo à garantir a construção do conhecimento interdisciplinar necessário à formação dos egressos do curso de mestrado.

Através da disciplina integradora de “Análise de Sistemas e Processos Agroindustriais”, pretende-se fundamentar as bases do conhecimento em Sistemas Agroindustriais e Processos Agroindustriais, através de uma abordagem interdisciplinar com contribuição do olhar da engenharia sobre os processos de transformação das matérias-primas em produtos e uma olhar sistêmico das cadeias produtivas e seus mercados. A disciplina de “Tecnologia e Inovação na Agroindústria” coloca em pauta o tema da inovação na agroindústria através de uma abordagem de gestão como processo de inovação e da capacidade tecnológica de inovação. Esta disciplina aborda aspectos relacionados a modernização da cadeia produtiva e dos processos na agroindústria. A disciplina “Construção do Conhecimento Interdisciplinar” coloca em pauta ensino e a pesquisa em uma perspectiva da interdisciplinar. Essa disciplina conta com a realização de seminários com temas relevantes à dinâmica dos sistemas agroindustriais e aos processos e tecnologias emergentes na agroindústria.

As disciplinas optativas estão divididas conforme sua afinidade com a área de concentração da proposta ou linhas de pesquisa do programa. As disciplinas foram pensadas de modo a permitir ao aluno flexibilidade curricular e aderência ao tema e projeto de pesquisa escolhido para desenvolvimento da monografia de conclusão do curso.

As disciplinas da linha de pesquisa em Desenvolvimento de Processos Agroindustriais visam fornecer ao aluno suporte teórico básico para desenvolvimento de pesquisa nas áreas de projeto, modelagem, simulação e otimização de processos agroindustriais (Disciplinas: Processos Tecnológicos da Agroindústria, Modelagem e Simulação de Processos Agroindustriais, e Otimização de Processos Agroindustriais). Tecnologias emergentes relevantes ao desenvolvimento de processos agroindustriais, dentro dos novos paradigmas da produção mais limpa e gestão de recursos estão também presentes (Disciplinas: Separações não-convencionais em Processos Agroindustriais; e Biocombustíveis e Plataformas de Biorrefinarias).

As disciplinas da linha de pesquisa em Dinâmica de Sistemas Agroindustriais visam fornecer referencial teórico básico para desenvolvimento de pesquisa nas áreas de gestão e inovação nas cadeias produtivas da agroindústria, envolvendo aspectos de custo, logística e mercado, bom como gestão da qualidade em agroindústrias (Disciplinas: Administração Estratégica em Agroindústria; Gestão de Custos; Logística; e Ferramentas e Sistemas da Qualidade). Abordagens inovadoras no setor de agregação de valor aos produtos agroindustriais são também abordadas (Disciplinas: Compostos Naturais para a Agroindústria e Traceabilidade e Procedência).

Existe ainda um conjunto de disciplinas optativas de caráter mais abrangente que atende ambas as linhas de pesquisa abordando assuntos de relevância aos sistemas e processos agroindustriais (Disciplinas: Processos Tecnológicos da Agroindústria; Resíduos da Agroindústria; e Mercados Agroindustriais), bem como ferramentas para gestão e projetos (Disciplinas: Pesquisa Operacional; Ferramentas e Sistemas da Qualidade)

 

 

  • Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais

 

Disciplina: Tecnologia e Inovação na Agroindústria

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Obrigatória

Carga Horária: 45

Créditos: 3 

Ementa

Inovação: definição, tipos e difusão. Inovação em agroindústrias. A firma e a inovação. Inovação tecnológica e não-tecnológica. Capacidade tecnológica na agroindústria. Capacidade de inovação na agroindústria. Inovação como um processo de gestão. O processo de desenvolvimento de produtos. Indicadores de inovação e a inovação em serviços. Paradigmas tecnológicos e trajetórias tecnológicas. Redes de inovação, arranjos produtivos locais (APLs) e a interação Universidade-Empresa. Sistemas de inovação, parques tecnológicos e incubadoras de empresas.

 

Disciplina: Elaboração de Dissertação I

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter:  Obrigatória

Carga Horária: 15

Créditos: 1

Ementa

Elaboração da dissertação de mestrado.

 

Disciplina: Construção do Conhecimento Interdisciplinar

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter:  Obrigatória

Carga Horária: 30

Créditos:  2

Ementa

Epistemologia do conhecimento científico. Questões conceituais e metodológicas ligadas à interdisciplinaridade. O diálogo entre as ciências em uma perspectiva interdisciplinar. O ensino e a pesquisa na agroindústria na perspectiva da interdisciplinaridade. A multi, pluri e transdisciplinaridade como ferramentas de construção e produção do conhecimento agroindustrial - impactos e aproximações teórico-metodológicas.

 

Disciplina: Análise de Sistemas e Processos Agroindustriais

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Obrigatória

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa

Estudo de cadeias produtivas. Abordagens teóricas sobre Sistemas Agroindustriais. Caracterização e produção da matéria-prima. Processos para transformação da matéria-prima em produtos de interesse agroindustrial. Fluxogramas de Processos. Principais equipamentos de processo nas indústrias agroquímicas e de alimentos. Estimativas de custos.

 

Disciplina: Tópicos em Dinâmica de Sistemas Agroindustriais

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Ementa

Temas emergentes do estado da arte na dinâmica de sistemas agroindustriais.

 

Disciplina: Tópicos em Desenvolvimento de Processos Agroindustriais

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Ementa

Temas emergentes do estado da arte no desenvolvimento de processos agroindustriais.

 

Disciplina: Traceabilidade e procedência

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativo

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa

Agregação de valor a partir da indicação de Procedência e Denominação de Origem. Traceabilidade e procedência. Métodos de análise aplicados à cadeia produtiva agroindustrial e à detecção de adulterações e fraudes. Utilização de técnicas analíticas para caracterização de resíduos e coprodutos agroindustriais.

 

Disciplina: Separações Não-Convencionais em Processos Agroindustriais

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Ementa

Revisão sobre equilíbrio termodinâmico. Modelos de coeficientes de atividade e modelos de coeficientes de fugacidade. Equilíbrio líquido-vapor. Equilíbrio líquido-líquido. Azeotropia homogênea e heterogênea. Criticalidade. Projeto conceitual de separações. Análise de mapas de composições residuais. Refluxo mínimo. Métodos de valores de contorno. Separações em processos agroindustriais. Métodos de separação não convencionais: destilação azeotrópica, destilação extrativa, destilação reativa. Projeto ótimo de separadores. Projeto viável versus projeto ótimo. Metodologias numéricas aplicadas ao projeto ótimo.

 

Disciplina: Resíduos da Agroindústria

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa

Importância econômica do aproveitamento de resíduos agroindustriais. Legislação e classificações dos Resíduos. Técnicas de tratamento, recuperação e valoração de resíduos do processamento da agroindústria. Ressignificação de resíduos.

 

Disciplina: Processos Tecnológicos da Agroindústria

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa

Processos físicos, químicos e bioquímicos nas indústrias agroquímicas e de alimentos. Alterações em matérias-primas, processos e produtos. Noções de controle de processos e de qualidade.

 

Disciplina: Pesquisa Operacional

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa

Método de pesquisa operacional. Modelagem e exemplos de aplicação na agroindústria. Programação Linear: Método Simplex e de Ponto Interior. Programação Inteira: proposições lógicas, disjunções. Método Branch&Bound e Método de Planos de Corte. Modelos de Otimização em Redes.

 

Disciplina: Otimização de Processos Agroindustriais

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa

Conceitos básicos em otimização de processos. Otimização irrestrita: métodos determinísticos e estocásticos. Programação matemática linear e não linear. Programação inteira mista. Introdução à otimização dinâmica. Aplicações na engenharia de processos. Otimização em sistemas reativos e de separação. Integraçãomássica e energética.

 

Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados aos Sistemas Agroindustriais

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Ementa

Conceitos de estatística: probabilidade, distribuições. Condicionamento estatístico de dados experimentais. Princípios para o planejamento experimental. Planejamentos experimentais: completo, fracionário, estrela, metodologia MSR e ANOVA.

 

Disciplina: Modelagem e Simulação de Processos Agroindustriais

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa

Variáveis de Processos. Conceitos básicos em modelagem de processos. Análise de consistência. Princípios elementares: Balanços materiais e de energia. Equações de estado. Cálculo de propriedades termodinâmicas. Equações constitutivas: equilíbrio de fases e equilíbrio químico, equações de transporte e cinética de reações químicas. Modelos fenomenológicos (estacionários e dinâmicos) e empíricos (estacionários). Técnicas numéricas para simulação: soluções de sistemas de equações algébricas e diferenciais. Simuladores de processos. Modelos termodinâmicos. Introdução à otimização de processos usando simuladores.

 

Disciplina: Mercados Agroindustriais

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa

Os mercados e suas diversas dimensões e características. Estruturas de Mercado. Formação de preços dos produtos da agroindústria. Comercialização e marketing de produtos agroindustriais. Instrumentos de apoio à comercialização de produtos agroindustriais.

 

Disciplina: Logística

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Ementa

Gestão de operações e logística. Estratégias logísticas. Gestão de fluxos logísticos. Localização industrial de centros de distribuição. Roteirização.

 

Disciplina: Gestão de Custos

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa

Princípios e Conceitos da Contabilidade de Custos; A diferenças entre Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial; Terminologia Contábil em Custos Industriais, Princípios Contábeis Aplicados a Custos, Sistemas de Custeio, Custeio por Absorção, Custeio Direto, Custeio Padrão, Custeio Baseado em Atividades ABC, Demonstração de Resultados da Indústria, Tratamentos dos Custos Indiretos de Produção, Cadeia de Valor e de Custos de Produtos Agroindustriais e Custos para tomada de decisão.

 

Disciplina: Ferramentas e Sistemas da Qualidade

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa

Perigos nos alimentos. Boas Práticas de Fabricação. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Sistemas de gestão e controle da qualidade.

 

Disciplina: Estágio de Docência

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Ementa

Estágio de docência (obrigatória somente para alunos bolsistas de agências de fomento).

 

Disciplina: Elaboração de Dissertação II

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 15

Créditos: 1

Ementa

Elaboração de dissertação de mestrado.

 

Disciplina: Compostos Naturais para a Agroindústria

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa

Introdução aos compostos bioativos na inovação de produtos alimentícios. Classificação dos compostos bioativos. Presença no alimento e agregação de valor ao produto.

 

Disciplina: Biocombustíveis e Plataformas de Biorrefinarias

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Ementa

Conceito de plataformas de biorrefinarias. Panoramas mundiais e perspectivas: biomassa agroenergética, biorrefinaria, bioprodutos e biomateriais. Estudo dos principais tipos de biorrefinaria e rotas tecnológicas de biorrefino. Caracterização e pré-tratamentos da biomassa. Principais fontes de matérias-primas e produtos da biorrefinaria: blocos de construção da síntese industrial química e alimentícia. Alternativas para o aproveitamento de resíduos e efluentes gerados nos processos produtivos. Aplicações.

 

Disciplina: Administração Estratégica em Agroindústria

Grau Acadêmico: Mestrado

Caráter: Optativa

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa

Conceitos fundamentais de estratégia. Economia das organizações. As teorias da firma. A Teoria do crescimento da firma. A Nova Economia Institucional. As competências da firma.